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Temperatura do motor

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MOTOR - Temperatura do motor Empty Temperatura do motor

Mensagem por Maykon Turatti em Seg Ago 05, 2013 10:17 pm

Galera, estou meio sumido, mas aqui venho por uma dúvida.

Desde que comprei meu J3 percebo que o ponteiro de temperatura não passa da metade do que seria correto (o meio do medidor), ou seja, não passa de 1/4.

Ele só fica estabilizado quando é verão e estou no para arranca da cidade. Mas só neste caso.

Estou preocupado. Pois pelo que eu conheço o motor tem uma temperatura de funcionamento ideal que seria na "metade" do ponteiro. Então. Isso é normal ou é problema na válvula hidroestática?

Abraços
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por pangadaywalker em Ter Ago 06, 2013 5:48 am

Depende da temperatura da sua cidade. Aqui em Curitiba não seria difícil ele ficar em 1/4 assim no inverno e pouco abaixo da metade no verão.

Mas pode ser problema. Mande darem uma olhada.

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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Edson Cruz em Ter Ago 06, 2013 7:11 am

Não vejo problemas nisto, mas como recomendado pelo Panga, leva na CSS para que seja verificado se há alguma anormalidade.
Talvez um simples telefonema já possa tranquilizá-lo, assim evita uma visita que talvez seja desnecessária.
Fora isto tem observado algum outro problema relacionado?

Edson Cruz
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Maykon Turatti em Ter Ago 06, 2013 9:53 pm

O que me estranha e que até no verão ele não consegue chegar exatamente ao meio. Não sei se este medidor da temperatura é que nem o do combustível (sem mais), ou se está com problema.

O que me preocupa é quanto a temperatura do óleo que talvez não atinja a temperatura ideal.

Edson.

Sim, ele tem um sintoma de "motor frio" sempre, que em ponto morto fica sempre com uma rotação mais elevada (>1000), e o motor vibra mais. Vezes que consegui "aquecer" ele parece que para com isto.
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Edson Cruz em Qua Ago 07, 2013 6:36 am

Maykon, realmente está estranho e só levando na CSS.
Não me parece que seja algo que vá prejudicar o motor, mas o funcionamento está alterado.
Leve na CSS para que façam um scaneamento do sistema.
Depois nos conte o resultado.

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Mensagem por Endil Melo em Qua Ago 07, 2013 12:56 pm

Leve seu Jotinha para a css e comente com o mecânico. pelo que você está relatando, não parece ser algo preocupante, pois a temperatura de trabalho é controlada pela central e sempre mantem um equilíbrio com o acionamento da ventoinha de resfriamento dos fluidos de arrefecimento. Esse negócio de afirmar que o ponteiro deve chegar a 1/4 não tem muito embasamento técnico. Todo carro que se submete a um regime de esforço, deve ter o óleo trocado a cada 5.000 , pois trabalha em condições severas. Está previsto no manual do proprietário. Se for este o seu caso, cobre que se enquadre o seu Jotinha no plano de revisões de condições severas.
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Monmartin em Qua Ago 07, 2013 4:12 pm

A temperatura de funcionamento do motor, pelo menos em tese, em condições normais de operação, deveria ser pouco influenciada pela temperatura ambiente externa, considerando-se que o motor já aqueceu.

O motor tem um sistema de arrefecimento que procura manter a temperatura domesticada dentro de uma determinada faixa de operação. Esta faixa tem que ser igual para todos os carros de mesmo modelo.

Um motor operando fora da faixa de temperatura estabelecida (limites que fazem a ventoinha ligar e desligar), seja para cima ou para baixo, sofrerá maior desgaste, consumirá mais, perderá potência, podendo bater pinos ou até mesmo quebrar em caso de superaquecimento.

Pelo relatado, acredito que o problema seja no sensoreamento de temperatura para efeito de exibição no painel, ou mesmo defeito no próprio painel. Não faz sentido o motor funcionar por um tempo na rotação correta e a temperatura não atingir a faixa de operação.

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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por eduardo lucio em Qua Ago 07, 2013 6:26 pm

Oi pessoal! Maykon concordo com galera, o meu em dias frios sobe mais devagar mas sobe e durante funcionamento fica ao menos próximo (abaixo) do que seria normal; dias quentes no meio mesmo.
Precisa checar porque motor tem mesmo sua faixa ideal de temperatura de trabalho e o Jac em minha observação esquenta rapidinho. abrços.
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Endil Melo em Qui Ago 08, 2013 7:22 am

Uma coisa é certa; os motores Jac se aquecem rapidinho mesmo. 

Isso eu notei logo que peguei meu primeiro Jotinha em 2011.

Nos dias frios, ele demora só um pouquinho a mais, porém, é pouca coisa. 

Trabalho a menos de três quilômetros de casa e sempre o carro atinge acima de 1/4 da temperatura, embora não chegue a ligar a ventoinha do arrefecimento. POR ISSO solicitei que enquadrassem meu carro por uso em condições severas. 

Faço as trocas do óleo a cada 5.000 para garantir uma lubrificação ideal de trabalho, pois o óleo não chega a aquecer e resfriar no ponto ideal e com isso vai perdendo a viscosidade. 

Mesmo sabendo que o óleo aguentaria até os 10.000 se o regime de trabalho ficasse dentro do estabelecido pelo fabricante, fato que não ocorre, e para garantir a vida útil do motor, sigo a orientação do fabricante. 

Pego muito trafego também de anda e para, sempre que vou a Sampa. E não é fácil aturar o horário de pico da metrópole paulistana. Vou lá pelo menos duas vezes por semana. E atravesso a cidade todo, pois meu compromisso é em Guarulhos.
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Mensagem por Edson Cruz em Qui Ago 08, 2013 7:55 am

Devido a este tópico, ontem à noite observei com maior atenção o ponteiro do meu Turin/12 e ele chega normalmente a 1/2 e com o acionamento da ventoinha (não escuto) o ponteiro desce um pouco. Distância percorrida de 5 km.

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Mensagem por Endil Melo em Qui Ago 08, 2013 8:47 am

É quase imperceptível a ação da ventoinha do Jotinha, seu barulho pra quem dirige o carro, nem nota seu funcionamento, a menos que fique sempre de olho no medidor de temperatura e verifique que em certo estágio, ele vai caindo um pouquinho e depois retoma o caminho para o meio(Ponto Vermelho do marcador) 

Mas o funcionamento da ventoinha, nem se ouve. 

E tem também aquele detalhe que se coincidir de estar em funcionamento e você desligar o carro, a ventoinha também se desliga. Diferente do Sandero da patroa que mesmo desligando as chaves, continua em funcionamento até que a água se resfrie totalmente. 

Será que esse particular dos modelos Jac, faz alguma diferença!! Conversando com um mecânico amigo, disse que não tem importância não, tendo em vistas que não há mais aquecimento, ao desligar e assim a água se resfria por conta própria.
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Mensagem por Marcos em Qui Ago 08, 2013 11:08 am

Tenho o carro desde o lançamento e a temperatura fica um pouco abaixo do meio, no inverno um pouco menos. É assim desde o início e me parece que esse carro administra bem essa situação de temperatura, pois seja inverno ou verão a partida é imediata e assume rápido a temperatura normal. Vale lembrar que o bloco de alumínio conduz melhor o calor que os de ferro fundido, maioria nos nacionais. Pode ser que o amigo que estranhou a temperatura teve carros com bloco de ferro.

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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Endil Melo em Qui Ago 08, 2013 1:02 pm

Bem lembrado Marcos - Os blocos em alumínio tendem mesmo a se aquecerem mais rapidamente que de ferro fundido. 

O Jotinha, os dois que já tive, ambos apresentam a mesma particularidade; a aproximam do centro do medidor, mas logo recua ao entrar a ventoinha e fica sempre oscilando neste campo.
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Mensagem por Maykon Turatti em Sex Ago 09, 2013 6:02 pm

Valeu pela ajuda de todos. O problema foi resolvido na CSS com a simples troca da valvula hidroestatica. Segundo o consultor ela estava enferrujada e por isso, "emperrada". Ele me disse que o normal do carro é no meio, no máximo um pouco antes, NUNCA depois. Depois da troca o carro só mantém no meio.

Só comentando. Realmente. O carro como tem bloco de aluminio aquece em no máximo uns 5min. Tenho um gol G4 também que demora uns 15min pra mais para aquecer.

E a ventoinha eu não sei se é tão silenciosa ou não liga, mas nunca ouvi barulho dela. Deve ser muito silenciosa rsrs. VAleuu!
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Mensagem por pangadaywalker em Sex Ago 09, 2013 6:51 pm

Quando a CSS acerta assim da ate orgulho de ter o carro!!

Que bom que resolveu. 

Abs

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Mensagem por ricardo groetaers em Dom Ago 11, 2013 9:05 pm

Uma válvula termostática emperrando tão cedo por ferrugem pode significar falta de aditivo no líquido de arrefecimento ou péssima qualidade do material da válvula.

Verifique a cor do líquido no reservatório de expansão, se estiver "enferrujado" recomendo troca-lo.

Não se deve ficar completando o nível do liquido de arrefecimento com água pura (prática comum em postos) pois isso dilui o aditivo.
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Mensagem por Maykon Turatti em Ter Ago 13, 2013 10:03 pm

Olá Ricardo.

Pois então. Meu carro tem 6k km rodados, e o fluido é original e nunca foi "completado" porque nunca baixou. No reservatório não aparece ferrugem nem cor estranha da agua.

O que o consultor me disse e que os carros vem de fábrica sem nada de fluidos. E que no transporte pode ter entrado "sereno" e acontecido isso. O que eu acho muito dificil. Mas, como está resolvido não vou me preocupar muito. Se ocorrer algum problema por ferrugem no motor a garantia há de cobrir isso.

Valeu
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Endil Melo em Qua Ago 14, 2013 8:21 am

Que bom que seu caso foi logo diagnosticado e trocado a peça em garantia. 

E bom saber que neste seu caso, a Jac foi diretamente no ponto e fez a devida correção. Importante saber o que de fato levou a ocorrência. 

Todos os carros zero vem com seus fluidos e líquidos e lubrificantes em perfeitas condições de uso, pois são necessários para que o carro se movimente ao subir e descer da cegonha. O que fazem na css é um chek list de diversos itens para a entrega técnica do carro, testando todos seus componentes e funcionamento geral. 

Manual, extintor, ferramentas, triangulo, tapetes e outras bobagens são acrecidos ao carro.
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Mensagem por Monmartin em Qua Ago 14, 2013 9:07 am

Como é que é?

"Os carros vêm de fábrica sem nada de fluidos?"
"No transporte pode ter entrado sereno?"

Este "consultor" só pode estar de s@c@n@gem... Não acredito que seja tão ignorante assim.

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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

Mensagem por Endil Melo em Qua Ago 14, 2013 12:42 pm

É lendo que se ri muito com algumas coisas inimagináveis. 

Por isso que detalhei acima como os carros são embarcados e chegam as nossas mãos, entende!!
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MOTOR - Temperatura do motor Empty Re: Temperatura do motor

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