Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Jac Motors Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana

Os membros mais ativos do mês

Últimos assuntos
» J3 TURIN S - Carro 0KM
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyQua Jun 17, 2020 9:17 am por San

» tulipa + trizeta J3 Turin
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Abr 21, 2020 11:15 am por Edwaldo

» ROLAMENTO COMPRESSOR AR CONDICIONADO CANTANDO
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Abr 21, 2020 11:11 am por Edwaldo

» RECONFIGURAÇÃO DA CHAVE APÓS TROCA DA BATERIA
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Mar 24, 2020 3:58 pm por Vitor Souza

» Pane e troca bateria - marcador de combustível indicando tanque vazio
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Nov 19, 2019 7:36 pm por Marco Graciano

» Coxin de motor JAC J2
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Nov 12, 2019 8:37 am por Luiz Azevedo

» Retrovisor JAC J2
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Nov 12, 2019 8:30 am por Luiz Azevedo

» Retrovisor JAC J2
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptyTer Nov 12, 2019 8:30 am por Luiz Azevedo

» presilhas do forro tampa porta malas
MOTOR - Motor com óleo baixando EmptySeg Out 14, 2019 1:10 pm por Auglau

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Motor com óleo baixando

Ir em baixo

MOTOR - Motor com óleo baixando Empty Motor com óleo baixando

Mensagem por Douglas Muller em Seg Jul 15, 2013 8:11 am

Bom dia Amigos! Tenho um J3 Turin,11/12 e está baixando o nível do óleo, estou com 26.278 km no qual ainda faltam 3.722 km para a revisão e troca de óleo dos 30.000 km, e o nível está quase no minimo recomendado...alguém já teve ou tem esse mesmo problema? O pessoal da mecânica dizem que é normal nesse motor e que ele esconde 300 ml no motor...acredito que quando baixa o nível é porque está vazando ou queimando óleo...não acham?

Segue abaixo o link com a foto tirada do nível.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Douglas Muller
Douglas Muller
Não tem CNH...
Não tem CNH...

MOTOR - Motor com óleo baixando Empty Re: Motor com óleo baixando

Mensagem por pangadaywalker em Seg Jul 15, 2013 8:17 am

Nao existe esconder coisa alguma. Se esta quase no minimo reclame e mande completar.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
pangadaywalker
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Endil Melo em Seg Jul 15, 2013 1:24 pm

Motor não trabalha com esconderijo, necessita óleo lubrificante; sem ele o motor trava. No painel tem uma luz que indica quando existe um nível muito baixo e que pode comprometer o funcionamento. Se está baixando, reclame que eles tem de reparar pra você. Normalmente o óleo queima junto com o combustível, embora seja algo insignificante, volumétricamente falando, todo carro queima óleo. O que não pode é queimar MUITO.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Edson Cruz em Seg Jul 15, 2013 3:16 pm

É normal o motor baixar o nível de óleo, entretanto, deve ser numa razão entre o maior nível e o menor nível aceito e a km para qual o óleo tem durabilidade.
No caso específico dos motores da JAC.
Considerando que o óleo é para 10000 km, após atingir 5000 km da última troca o nível deve estar "exatamente" no meio entre a marca de maior nível e a marca do menor nível (ranhuras da vareta).
Se estiver abaixo deve-se levar na CSS verificar o que está ocorrendo e no mínimo completar o óleo, para posterior averiguação, caso a ocorrência anômala persista.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Endil Melo em Seg Jul 15, 2013 3:30 pm

E só para completar o que disse o Jac-amigo Edson Cruz, a vareta tem as marcações mínimo e máximo, justamente para servir de parâmetro de controle visual e não permitir que o sistema funcione sem lubrificação suficiente e comprometer o motor do carro. O óleo aplicado é para 10.000 kms e sua especificação (Viscosidade) atende a essa quilometragem, sem oferecer risco. Dever de todo condutor, ao abastecer o carro, verificar o nível do óleo, pelo menos uma vez a cada dois abastecimentos de combustível. E outros fluidos do carro também, como água de arrefecimento e fluido de freio, direção e limpadores.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Edson Cruz em Seg Jul 15, 2013 3:42 pm

Pra ser sincero, não cumpro com esta obrigação.
Desde de que comecei comprar carro zero, deletei esta obrigação. No máximo ví umas duas ou três vezes, e apenas porque estava "alisando" o carro.
Se um dia acender a luz do motor ou da temperatura, chamo o guincho e despejo na CSS.
Mas olhar é uma atitude preventiva e louvável para evitar alguns aborrecimentos.

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Monmartin em Qua Jul 17, 2013 4:02 pm

Engraçado, passei por esta experiência hoje. Fui abastecer meu Turin e pedi para o frentista "verificar a frente" do carro. Não deu outra: nível do óleo próximo ao mínimo, embora com coloração de óleo novo.

Caramba, este meu JAC é muito pouco rodado, mal completou 12500 km, e sempre fiz as revisões por tempo. A última - a de 2 anos - fiz agora em Maio e devo ter rodado uns 1000 e poucos km de lá para cá. Paguei os tubos em uma revisão "top" e o óleo está baixo? o que é isto?

Toquei direto pra concessionária e falei com o consultor técnico que me garantiu que a verificação do nível de óleo em um JAC tem que ser feita com o motor frio, do contrário marcará perto do mínimo. Disse-me que se eu quisesse ele poderia até mandar completar o óleo, mas que havia risco de vazamento. O melhor seria eu fazer a verificação a frio e, caso o nível realmente estivesse baixo, levasse o carro lá de novo para completar.

Eu hein! Há anos tenho carro e nunca vi disto. Sempre desliguei o motor e o óleo escorreu rapidinho de volta para o carter em pouquíssimos minutos. O que tem este JAC de diferente? Será por causa do VVT ou este óleo é ultra-viscoso? Sinceramente não saí de lá convencido.

Cada uma...

Vou investigar esta coisa a fundo. Ao que eu saiba meu carro não tem nenhum vazamento e nem queima óleo. Vou arrumar encrenca na concessionária se ficar comprovado que foi vacilo deles na troca de óleo.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Sidnei em Qua Jul 17, 2013 4:51 pm

Monmartin,
meu antigo Citroen tinha o mesmo comportamento: medir o óleo depois de ter andando uns poucos quilometros com o carro, ele dava baixo. Mas se uma hora depois eu fosse medir novamente, tava lá, bem perto da marca de máximo.

Já o óleo do câmbio, tinha outro macete: carro ligado, em local plano. E o da suspensão, apenas com carro ligado, com a suspensão levantada no máximo.
Acho que nunca chequei o nível de todos eles ao mesmo tempo, dava preguiça... rs

Sidnei
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Mensagem por Edson Cruz em Qua Jul 17, 2013 6:23 pm

Monmartin,

Por mais que possa parecer estranho, para você, a informação dada pelo técnico está correta.
Porque fazer a medição com motor frio, ou depois de algum tempo sem motor funcionando?
Quando o motor é acionado o óleo que está no fundo, começa a circular e lubrifica as suas peças.
Se o nível do óleo é verificado logo após desligar o motor, boa parte deste óleo ainda está junto as peças do motor e por este motivo ao fazer a medição dará a falsa indicação de que está faltando óleo, porém o que está ocorrendo é justamente o contrário. O oléo está cumprindo a sua função que é lubricar as peças do motor evitando assim atrito e danos ao motor.
Existem algumas marcas de óleo com especificação especial, que mesmo com a ação da gravidade, uma leve camada de óleo permanece "grudada" as peças do motor o diminui o atrito das peças quando é feito o acionamento do motor e o óleo ainda não chegou (subiu) até as peças.
Conforme você narra, em situações onde o óleo "desce" rápido é uma indicação que a especificação do óleo é inferior e com certeza as peças do motor estarão sujeita a dano prematuro, se comparadas com outro motor lubrificado com óleo de especificação superior.
Para tranquilizá-lo, a garantia cobre qualquer dano ao motor no prazo de 6 anos, inclusive aqueles causados por falha do sistema de lubrificação.
É claro que se é possível evitar, melhor evitar, mas a responsabilidade é total da JAC Motors.

Este inclusive é um dos motivos que não tenho costume de ver o óleo, se der pau, o prejuízo é da JAC.
Quanto a deixar frentista ver óleo e água, desaconselho totalmente pois a última vez que deixei (faz uns 5 anos) entrou ar no sistema e queimou a junta do motor.
Quando o frentista pergunta se quer que seja visto óleo e água a resposta é uma só: NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOOOOO!!!!

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Endil Melo em Qui Jul 18, 2013 9:16 am

Quando afirmo que devemos verificar o nível do óleo lubrificante, é com base nas rotinas diárias de manutenção preventiva do carro, ciente de que a cebolinha (Sensor) de leitura do mesmo, por ser elétrica, pode apresentar defeito. Sendo assim, no painel do carro não vai acusar nível baixo. 

Embora saiba que não é comum esse tipo de pane, mas como pode acontecer, é melhor prevenir, do que remediar. 

O certo é mesmo verificar o nível com o carro parado e em superfície plana e desligado a algum tempo. 

Quando o motor está aquecido, o óleo se afina e a viscosidade do óleo estará visualmente transparente e pode causar uma leitura equivocada. 

E todo carro, no reservatório de óleo lubrificante sempre tem um percentual (pequeno) a mais no cárter que será consumido pela queima. é padrão de fábrica. 

Se orienta pelo nível da vareta, que deve estar entre mínimo e máximo. Assim também, como a água de arrefecimento, que deve estar entre mínimo e máximo.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por ricardo groetaers em Qui Jul 18, 2013 2:41 pm

Link do post inicial para a imagem não está levando até ela.
ricardo groetaers
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Monmartin em Qui Jul 18, 2013 4:15 pm

Ricardo, 

Já na página onde vc conseguiu chegar tem que clicar em "continue to the media", no alto à direita.

Sidnei, Edson e Endil,

Os colegas têm razão. Realmente dá uma PEQUENA diferença fazendo esta verificação no posto com o carro desligado há pouco tempo. 

Fiz 2 medições adicionais: a primeira, ainda ontem, com o carro estacionado na garagem, há cerca de 1 hora após desligado. A segunda, hoje pela manhã, sem sequer ligar o carro, com o motor completamemte frio.

Posso estar errado, mas eu diria que, com uma margem de erro pequena (cerca de 5%) é suficiente esperar alguns minutos após desligar o carro, para que a maior parte do óleo ainda quente e menos viscoso já tenha escorrido de volta para o carter. É o tempo de abastecer o carro, verificar a água e calibrar pneus (se estiverem relativamente frios). Neste caso, se o óleo estiver em sua quantidade normal, enxergaríamos seu nível em 1/4 abaixo da marca de máximo, faltando ainda 3/4 para alcançar a marca de mínimo.

Com o motor frio, hoje pela manhã, o nível de óleo estava na posição intermediária entre as marcas de mínimo e máximo. A cor, diferente do que eu vi ontem com o motor quente, já está começando a amarronzar, um pouco menos que a da foto do início deste tópico. Isto não é cor de óleo novo, penso.

O que me encuca é que o óleo (4L) e o filtro deveriam ter sido trocados na revisão dos 20000 (2 anos, no meu caso) feita no final de maio, e que de lá para cá eu só rodei uns 1000 e poucos km. Tem algo estranho aí com a coloração e quantidade deste óleo, e é o que eu quero apurar direitinho.

Segunda-feira certamente amanhecerei na concessionária para cobrar isto.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jul 18, 2013 4:36 pm

Monmartin,

Se você está encucado, procure os esclarecimentos devidos, porém, não vejo nenhum motivo para você se preocupar.
A única possibilidade de não terem trocado óleo e o filtro na revisão de 2 anos é se os empregados da CSS estiverem sabotando a JAC e vendendo as peças no mercado paralelo.
Quanto a coloração do óleo, 1000 km já são suficientes para alterá-la.
Mas como dito, não fique encucado, busque esclarecimentos, lembrando que qualquer pane no motor está coberta pela garantia de fábrica.

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Sidnei em Qui Jul 18, 2013 4:56 pm

Olha,
acho bem estranho esse teu relato.

Verifique mesmo com a sua css, mas concordo com o Edson: acho que não iriam arriscar deixar um óleo queimando no motor sabendo que a garantia cobre quaisquer falhas, inclusive de lubrificação.

Fiz a revisão de 3 com 4,5, a de 10 com 9 e o carro hoje está com 13, ou seja, aproximadamente 5 mil quilômetros entre uma revisão e outra, portanto não me preocupei com óleo e, como ele nunca chegou nem na marca da metade da temperatura de água, outro item que ignorei até o momento.
Pra ser sincero, só abri o capô do bichão uma vez, quando ele esteve carente e eu precisei fazer uma chupeta...

Sidnei
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Mensagem por Monmartin em Qui Jul 18, 2013 6:24 pm

É claro que a garantia de 6 anos cobre os problemas gerados por eventuais deslizes dos mecânicos da JAC.

Já passei por isto por causa de uma nefasta instalação do módulo automatizador dos vidros. Sim, a garantia cobriu, mas e a minha aporrinhação estando em outra cidade, em um fim de semana, com o carro negando fogo, não conta?

Não está certo a CSS deixar de fazer algo preventivamente baseada no argumento de que se houver qualquer problema a garantia cobre. Cito outro exemplo: as porcarias das arruelas de plástico nos sensores dos pedais de embreagem e de freio. Por quê não as trocam preventivamente, deixando o cliente passar pela aporrinhação de ter a bateria arriada, ao passo que fazem a troca sem pestanejar quando o cliente reclama do defeito? Não pode ser uma questão de custo porque o serviço é feito em poucos minutos e o preço das peças é irrisório.

A JAC devia estar mais preocupada em surpreender os clientes se antecipando aos problemas já conhecidos do carro. Não basta sorrizinho, cafezinho e atenções, tem que ser mais eficiente.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Sidnei em Qui Jul 18, 2013 7:18 pm

Sim, concordo plenamente contigo.
Não sei se me entendeu mal, não quis dizer "deixa assim mesmo pois a garantia cobre", porque mesmo com garantia e mesmo que corra tudo no tempo certo, qualquer problema significa no mínimo 3 dias sem carro, fora as idas e vindas à concessionária.

Estranha-me, sim, haver indícios de não ter sido feito um serviço que inclusive é cobrado na revisão, e que quando ignorado pode gerar um custo altíssimo para posterior correção. Foi neste sentido que quis dizer.

Quase sempre o preventivo evita o corretivo.
Mas volto a afirmar: "verifique mesmo com a sua concessionária". Melhor resolver isso com o carro andando do que ter dor de cabeça mais para a frente.

Sidnei
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Mensagem por Douglas Muller em Qui Jul 18, 2013 8:06 pm

Monmartin e colegas do fórum, estou achando mto estranho pois o mecanico da concessionaria verificou se não há vazamentos, fez alguns reapertos e mesmo assim continua baixando óleo, já mandei essa foto do primeiro post para a agencia, vou questionar o que está realmente acontecendo na próxima revisão dos 30.000km, pois sempre verifico o nivel na garagem com motor frio em nivel plano...e eu pelo menos acho que esse óleo é mto grosso para o motor, pois eu usava esse mesmo oleo no vectra 2.2 8v ano 98, que por sinal não baixava 0,5ml a cada troca de 5.000km! estranho não? Mas concerteza vou presioná-los na ccs para me dar uma resposta ao menos convincente!
Douglas Muller
Douglas Muller
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Mensagem por Monmartin em Qui Jul 18, 2013 8:47 pm

Sidnei, não, a minha fala não foi direcionada a você. Falei de forma hipotética apenas. Desencana, rapaz.

Sinceramente, não vejo motivo para motor novo comer óleo (de forma que seja perceptível). Em motores bem mais rodados é que começam a surgir vazamentos em retentores, problemas de juntas de vedação, folgas nos pistões, etc. Aí, sim, o óleo vaza aos poucos para fora ou para dentro do motor, e, se alcança a câmara de combustão, ele queima junto com a mistura ar-gasolina e o motor fica fumaçando. Motores velhos consomem óleo a olhos vistos.

Douglas, pressione mesmo na concessionária para que descubram o que está acontecendo.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jul 18, 2013 11:20 pm

Se o carro pegar fogo, e desde que ninguém sai vítima, é tudo de bom, você vai ganhar um novo, porque trata-se de perda total, quer por parte da seguro ou prioritariamente por parte da JAC.

Estando em outra cidade, você vai ter direito ao translado para sua cidade de origem e para todos os passageiros (limitado a cinco) e o carro será enviado para a css mais perto para reparo e terá direito a passagem de volta para buscar seu carro quando estiver pronto, caso não tenha dado perda total.

Ao se antecipar ou não em determinadas situações já foi mencionado anteriormente.

Quanto a garantia ela não é restrita a deslizes dos mecânicos e sim a qualquer problema que venha ocorrer com motor, câmbio, elétrica, etc,...

Resumindo, mande a neura embora!!!

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Monmartin em Ter Jul 23, 2013 12:44 pm

Como ontem não pude fazê-lo, hoje cedo passei na concessionária para resolver a parada do óleo baixo, conforme havia reportado anteriormente aqui neste tópico.

Disse ao consultor que, conforme sua orientação, fiz mais de uma medição com o carro totalmente frio e o nível do óleo estava realmente apenas um pouquinho acima da marca de mínimo. Não consegui observar nenhum vazamento de óleo no carro.

Ele conversou com alguém que parecia ser o chefe da oficina e o carro foi posto no elevador para investigar se havia algum vazamento. Pelo que me foi informado depois, havia um pequeno vazamento de óleo pelo filtro de óleo, provavelmente pela rosca do mesmo.

Bem... o filtro foi substituído, o óleo completado e o carro liberado em menos de 30 min. A exemplo das arruelinhas dos sensores de pedal que outro dia trocaram para mim, também nenhum registro foi feito desta manutenção feita em garantia. O consultor me assegurou que não era necessário. Achei estranho isto porque mascara a estatística dos problemas que surgem e são resolvidos em garantia. E o controle de qualidade?

Pode realmente ter surgido um pequeno vazamento após a revisão, provocado por um defeito no filtro ou aperto insuficiente deste, fazendo o óleo baixar cerca de 1 litro, sem contudo disparar a luz de aviso ou ter maiores consequências nos 1800 km rodados desde então? PODE, mas que é esquisito é. Não é uma coisa comum de acontecer.

Depois vou conferir novamente o nível do óleo com o carro frio. Agora farei regularmente esta verificação.

A garantia é boa e cobre este tipo de coisa assim como uma série de outros problemas que podem vir a acontecer, tenham eles sido provocados por "causa natural" ou não (caso de supostamente terem sido originados de uma manutenção mal-sucedida feita na própria JAC). O atendimento sempre é muito bom. Não tenho do que me queixar.

Mas que eu tenho um pé atrás com a qualidade dos serviços, isto tenho. Sou gato escaldado e já passei perrengue em viagem por causa de instalação mal feita de acessório que afetou o funcionamento do carro. Tudo resolvido na garantia e com muita simpatia, claro, mas isto não me compensou do estresse passado por causa da incompetência do funcionário que executou o serviço.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Endil Melo em Ter Jul 23, 2013 12:58 pm

No reclame aqui tem um cliente Jac que teve um problema parecido e o reparo foi troca do filtro que estava rosqueado meio torcido e vazava óleo do motor. E como sabemos, o serviço foi feito pela Jac. 

Sorte não ter ocorrido nada mais sério. O que sei é que o dono levou o carro e foi feito a troca do filtro e pedido mil desculpas. 

Acho que esse despreparo pode acontecer em qualquer css, e por ter sido na Jac, tomou outras dimensões.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Monmartin em Ter Jul 23, 2013 1:41 pm

Endil, é certo que pode acontecer com qualquer marca, e em qualquer uma delas a indignação seria a mesma. O problema não muda de natureza só porque é JAC e é chinês.

Se fosse uma troca de filtro feita em posto de gasolina, talvez aí a dimensão fosse menor, mas em uma autorizada que te mete a mão no bolso para fazer qualquer serviço... e ainda mais logo após uma "revisão top".

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Endil Melo em Qua Jul 24, 2013 7:29 am

Mas a meu ver é mesmo inadmissível uma tamanha falta de preparo dos colaboradores da jac. 

Nestes quase três anos que estou com a marca, vi mudanças de gerentes por mais de uma vez. 

Mecânicos também trocaram por três vezes. Hoje, graças a Deus na minha css Sorocaba-SP, tem um rapaz que a meu ver é um dos melhores profissionais que já conheci em css. Saiu de lá por algum tempo, mas retornou e hoje é responsável pela oficina. 

E lamentável um serviço tão porco como este de roscar o filtro errado, deixando o carro com perda de óleo lubrificante. 

Coisas assim podem acontecer em qualquer marca de carro, mas quando é na Jac o pessoal faz uma briga bem maior, por ser uma marca nova no mercado. 

No reclame aqui, o cliente Jac estava mesmo disposto a devolver o carro. Será que é pra tanto? acho que cabem as desculpas da Jac. Se tivesse sido comigo, eu teria ficado irado; mas não pensaria em devolver o carro, mas sim cobrar que o responsável tivesse mais preparo, ou que este não colocasse mais as mãos em meu carro.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Edson Cruz em Qua Jul 24, 2013 9:04 am

Chego a pensar que estamos muito mimados e não estamos preparados para conviver com um produto "chines".
É sabido que falhas acontecem mesmo nas mais renomadas empresas certificadas com sistemas de qualidade internacional.
Entendo que uma só falha já é muita falha, mas não devemos querer trazer para a realidade aquilo que acontece somente no mundo utópico.
É necessário haver uma margem para tolerância à falha alheia, pois enquanto humanos estamos suscetíveis a elas.
Deve-se cercar de todas as medidas possíveis para evitá-las, inclusive escolher adequadamente este ou aquele produto, desta ou daquela marca, sabendo entretanto que sempre haverá o risco de sermos "sorteados" com uma unidade não conforme.
Continuemos discorrendo sobre os mais diversos assuntos e problemas que temos enfrentado, porém radicalizar não é a melhor opção.
Muitas vezes chego a pensar que nós, senhores e proprietários de carros JAC, em nossas atividades laborais jamais cometemos algo inadmissível.

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: