Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
pangadaywalker
 
agm2112
 
EFMARTONI
 
Monmartin
 
Chacon
 
carlos otavio
 

Últimos assuntos
» Luz do airbag
Qui Ago 17, 2017 12:22 pm por pangadaywalker

» Sonda Lambda (sensor O2)
Qua Ago 16, 2017 11:23 pm por carlos otavio

» Problema Ar Condicionado
Qua Ago 16, 2017 10:14 am por agm2112

» ROLAMENTO COMPRESSOR AR CONDICIONADO CANTANDO
Qua Ago 16, 2017 9:44 am por Monmartin

» ALTERNADOR FRITOU
Qua Ago 16, 2017 9:34 am por Monmartin

» coxim do motor do J3 turin
Qua Ago 09, 2017 11:54 am por Pbo

» coxim do motor do J3 turin
Qua Ago 09, 2017 11:02 am por Pbo

» Revisão em Fortaleza
Ter Ago 08, 2017 2:33 am por Pbo

» Peças para Jac J3
Dom Ago 06, 2017 9:51 am por Auglau

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Freios ABS. É assim mesmo?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Sab Nov 24, 2012 5:02 pm

Amigos,


Nunca dirigi um carro com freio ABS, com isso estou com algumas dúvidas relacionadas ao meu J3. Bem, em um carro "normal", se eu passo em um buraco ou em um desnível qualquer, o tempinho que as rodas perdem a aderência, faz com que ao aterrizarem, o carro cante pneu. No caso do J3, eu sinto como se a roda se soltasse, como se o freio se "perdesse" e depois ele retoma, milissegundos depois. Sei que o ABS é justamente para a roda não travar, que io sistema dá vários "soquinhos" que dá para sentir no pedal de freio. Mas isto, nesta situação descrita acima, me dá um susto toda hora que acontece. Parece que em frações de segundos o carro fica instável. Acontece algo parecido com o de vocês (independente de ser J3, J5, J¨, etc?). É apenas uma falta de costume de minha parte ou tenho que levar para a minha CSS ver?
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por emanwen em Sab Nov 24, 2012 6:19 pm

Não sei se entendi o que tentou perguntar.. mas nunca senti nada diferente quando passo em buracos/desniveis! Mas sempre tive carro com ABS, então posso estar acostumado!
avatar
emanwen
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 820
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Casemiro em Sab Nov 24, 2012 6:48 pm

Perfeitamente normal o comportamento do ABS.
As versões anteriores davam estes "soquinhos". No caso do JAC a versão do ABS é 8.0 a qual alivia e aplica novamente a força de frenagem (pedal) através de uma bomba hidraulica.
O "susto" é a sensação de 'controle' do carro em situação de frenagem...
É falta de costume... qualquer falha no ABS é identificado por uma luz amarela no painel (a mesma que acende no momento da partida do veiculo

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Casemiro
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 437
Data de inscrição : 06/04/2011

Ver perfil do usuário http://jacclub.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Sab Nov 24, 2012 8:52 pm

Fala emanwen. Saca quando o asfalto tem irregularidades, muitas vezes até profundas que são o suficiente para o carro sacudir? Pois é. Em um carro normal, se pressionarmos o freio durante a passagem destes obstáculos, há uma cantada de pneu. A mesma catada que acontece ao "aterrisar" quando passamos voado por um quebra mola, o carro pula e a roda trava mais facilmente (pois está solta).
No ABS já senti duas vezes, a roda "soltar" e depois segurar. Mas por um breve momento achei que estava sem freio, entende?
@Casemiro, obrigado pelas explicações, mas como eu disse, deu uma sensação de perda de freio neste tipo de situação que descrevi. Se isso for normal, então tá "sussa". Vou me acostumar. E eu sinto os soquinhos no carro da JAC. Depois de passar por dois "sufocos", resolvi fazer alguns testes com frenagem forte e percebi os soquinhos. Vou fazer mais alguns testes em terrenos acidentados e ver como se comporta.
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por clauberto em Dom Nov 25, 2012 6:19 am

SIm, é normal no sistema de ABS ao pisar no freio, vc sentir uma vibração no pedal.
Isso significa que seu sistema ABS tá funcionando, rs. Sö precisa se acostumar!
avatar
clauberto
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 465
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : São Bernardo do Campo SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por emanwen em Dom Nov 25, 2012 6:44 am

cara, vou tentar explicar algo que eu passei!
Eu tambem estava brincando com os freios, peguei uma rua vazia, acelerei até 100 e enfiei o pé no freio. Ele freiou bem ai afrouxei o pe, mas quando apertei de novo tive a sensação de estar sem freio, mas alguns milisegundos depois ele voltou a freiar normal.
Acho que sua situação pode ser parecida.. vc estava vindo "rapido", coloca o pe no freio pra passar no buraco e em algum momento tem essa sensação que eu tive!
meus outros carros não faziam isso não, mas tbm nao acho que é defeito
avatar
emanwen
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 820
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Marcos em Dom Nov 25, 2012 10:02 am

vbcrayon, com abs não precisa ter medo de freiar. Numa emergência meta o pé no freio com força que ele não trava. Essa sensação de falta de freio é passageira. Uma coisa eu digo: é um recurso fantástico e quem aprende a usar nunca mais quer casso sem abs. A segurança aumenta muito.

Marcos
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 534
Data de inscrição : 26/04/2011
Idade : 58
Localização : Rio Grande do Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Sergio eltron em Dom Nov 25, 2012 1:05 pm

O freio (para não dizer que não falei de flores !!) do meu é muito bom e já me tirou de pelo menos 3 frias, uma delas estava olhando uma gata na calçada e quase entrei embaixo de um caminhão de dinheiro (transporte de valores) se não fosse o ABS ser bom tinha ganhado uma perda total do J e talvez uma minha !!

Só um conselho, se voce está acostumado com freio comum, se amanse primeiro com o ABS, caso contrário vai fazer besteira ! vá a uma rua DESERTA de preferência molhada e dê umas freiadas e tente desviar de obstáculos imaginários, mas nos desvios não vá a mais de 40 km/h e se se matar, não diga que eu recomendei, vá por conta e risco, já tive outro carro com ABS e o do J achei melhor, alguém sabe se é da BOSCH e qual versão ??

Sergio eltron
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Casemiro em Dom Nov 25, 2012 1:15 pm

versão 8.0
Até onde sei apens a Bosh fabrica o modulo ABS (patente)










[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
ABS: bom amigo, mas
nem sempre


Um dos maiores avanços
tecnológicos do automóvel
pode pregar peças ao motorista se não for bem entendido









por Bob Sharp





[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]O
ABS, sigla de sistema de freio antitravamento (de rodas) em inglês (Antilock
Braking System) e em alemão (Antiblockiertsystem), surgiu pela primeira
vez nos automóveis Mercedes-Benz em 1978, fornecido pela Bosch. De lá
para cá a sua aplicação expandiu-se consideravelmente e hoje é
equipamento de todo carro comercializado na Comunidade Européia,
resultado de acordo entre fabricantes. Nada de lei, portanto. Aqui, já
está presente em 11% da produção.

O porquê da utilidade do ABS é um tanto difícil de compreender, pois
envolve um conceito de Física, o atrito. Não é tão fácil, mas vamos
tentar entender.

Há dois tipos de atrito: de rolamento e de deslizamento. O primeiro é
mais elevado sempre. No de rolamento (esqueça a peça de mesmo nome ou
que alguma coisa esteja girando, pois não é nada disso), entre duas
peças, há um atrito entre elas mesmo que uma não esteja se movimentando
em relação à outra. Já no de deslizamento, esse movimento relativo
existe.

Um demonstração prática dos dois tipos de atrito é quando se tenta
empurrar um móvel. Para começar a empurrá-lo, temos de fazer uma força
considerável. Depois que ele anda a força necessária para manter o
movimento é menor. Ao começar a empurrar nos deparamos com atrito de
rolamento; depois, o atrito passa a ser de deslizamento.

Transpondo esse conceito para o automóvel, especificamente para os
pneus, enquanto a roda freada estiver girando, o atrito é de rolamento.
A partir do momento em que ela pára de girar por ter-se travado, o
atrito passa a ser de deslizamento. Sendo este atrito menor que o outro,
a aderência resultante também é.

Portanto, o ABS objetiva manter os pneus em atrito de rolamento durante
as freadas, por mais enérgicas que sejam. Ou seja, manter o maior atrito
possível. Quando isso é obtido, há duas conseqüências benéficas para a
segurança veicular, que certamente são de grande valia para o motorista.
Uma, as distâncias para parar diminuem — em torno de 10% no piso seco e
25% no molhado. Numa freada de emergência a 100 km/h em piso seco, em
que um carro com rodas travadas percorre em média 40 metros, a
“economia” de espaço será de quatro metros. É bater ou atropelar ou não.

Outra, igualmente importante, é que sob atrito de rolamento o pneu
consegue produzir força de curva, ao passo que em atrito de
deslizamento, não. Isso quer dizer que o motorista dispõe de controle
direcional mesmo sob aplicação máxima dos freios, controle esse que é
nulo quando o atrito é de deslizamento. Estando as rodas diretrizes
travadas, não adianta virar o volante, pois a trajetória do veículo não
se altera.

Como funciona
Há dois elementos básicos no ABS: o sensor de rotação (um por roda)
e o módulo de comando. O sensor de rotação “lê” por meio magnético o
giro da roda — há uma roda dentada para esse fim — e fica em permanente
“diálogo” com o módulo de comando. Quando o sensor nota um decréscimo
abrupto de rotação (carro freando), na iminência de travar, o módulo
toma a providência de reduzir a pressão hidráulica no freio da roda, por
meio de uma válvula existente em seu interior (são quatro válvulas). Em
seguida a válvula é liberada e a roda pode seguir girando, mas se voltar
a querer travar o processo se reinicia. Isso se dá de 12 a 20 vezes por
segundo. Desse modo, por mais que o motorista exerça força no pedal de
freio, a roda nunca trava.

Numa emergência a única maneira de aproveitar as características do ABS
é premir o pedal de freio com a maior força possível e mantê-lo assim.
Durante a frenagem haverá uma vibração no pedal de freio, resultado do
processo descrito de atua/não atua.

Até aqui, tudo de bom, rodas que permanecem sempre girando e os efeitos
já comentados, o ABS constituindo um verdadeiro amigo do motorista. Mas
chega o momento em que ele vira amigo da onça: quando o carro está
trafegando sobre piso ondulado. Nessa condição é normal que as rodas não
mantenham pleno contato com o solo. Isso acontecendo, e o motorista
precisando diminuir a velocidade ou parar, elas podem querer travar. Mas
nosso ABS não quer saber: determina redução da atuação dos freios para
evitar o travamento. Isso pode levar à desconcertante constatação de que
não se conta com os freios quando mais se precisa deles.

Os fabricantes de sistemas ABS têm como atenuar o efeito, calibrando-os
de acordo com o piso onde o veículo vai trafegar. Isso é feito
sistematicamente na produção nacional, mas não há certeza se os carros
importados receberam mais essa “tropicalização”. Há cerca de dez anos o
autor da coluna, dirigindo um BMW 325i de teste, por muito pouco não
invadiu um cruzamento onde devia parar. O ABS agiu e o veículo não
parou, pois o asfalto era bem ondulado. Hoje todos os manuais de
proprietário alertam para o fato de, em algumas condições, o ABS poder
atrapalhar em vez de ajudar. Portanto, ao dirigir em piso de má
qualidade, o motorista de carro com o sistema deve antecipar mais as
freadas.

Outra “armadilha” do ABS é quando há uma falha (indicada por luz
no
painel) e o sistema deixa de agir. O freio passa a funcionar
como se o
equipamento não existisse no veículo e, embora inexista
possibilidade de falta de freio,
há um risco a considerar. É que na quase totalidade dos carros
com ABS o corretor de frenagem das rodas traseiras não é mecânico, mas
eletrônico, a chamada distribuição eletrônica das forças de
frenagem (sigla em inglês EBD),
sendo feita pelo ABS. Assim, se ele estiver fora de ação (luz
no painel acesa), a possibilidade de travamento das rodas
traseiras bem
antes das dianteiras é enorme. Esta é uma situação das mais
perigosas,
pois o veículo pode rodopiar até na reta se o caimento da rua
for
acentuado.

Uma solução simples é a possibilidade do motorista desligar o ABS, como
já é feito com o controle de tração, sempre que o piso apresentar
ondulações. Alguns carros trazem isso, como o Ferrari F355 que o autor
testou anos antes para uma publicação impressa. Ao desligar e ligar o
motor de novo, o ABS volta a ficar ativo.

No geral, o ABS tem mais vantagem do que desvantagem. Apesar de ser
amigo da onça em alguns casos, ele ajuda o motorista de habilidade
mediana para baixa. No Brasil sua aplicação ainda é pequena, como foi
dito, mas bem que poderia aumentar e dessa maneira contribuir para a
redução de acidentes. Basta o Conselho Nacional de Trânsito determinar
que seja obrigatório.






Nota
Após a publicação da coluna, a Bosch, que fabrica e fornece
conjuntos ABS à indústria automobilística, escreveu ao BCWS para
explicar que “o EDB não é desligado quando o ABS apresenta falha, pois o
EBD opera segundo um conceito que é chamado de Keep Alive [manter-se
vivo em inglês], onde ele 'sobrevive' mesmo que a lâmpada indique falha
no sistema ABS. A elevada confiabilidade do EBD só é possível porque,
embora esteja dentro do módulo ABS, o EBD utiliza pouquíssimos de seus
componentes, reduzindo sua vulnerabilidade à falha de algum deles. Esta
conduta é, inclusive, o que permite sua aceitação dentro das exigências
da regulamentação internacional de freios. (...) O EDB só deixa de
funcionar quando o módulo ABS é totalmente desligado. Este fato acontece
em situações estatisticamente improváveis, como a queima total do módulo
ABS, danos simultâneos em mais de um sensor de rodas etc; ou, ainda,
quando o proprietário do veículo tem dificuldades em adquirir o módulo
ABS nas raras situações em que ele precisa ser substituído e recebe más
orientações, optando, inclusive, por eliminar a lâmpada do painel para
que esta não fique permanentemente acesa”.

Comentário do autor
A opinião de uma empresa secular e séria como a Bosch tem de ser
considerada. Todavia, mesmo com a pequena probabilidade de se ficar sem
o EBD, conforme explicado pela empresa, ela existe e o motorista tem o
direito de saber que poderá, eventualmente, não contar com a importante
função de controle de travamento das rodas traseiras. Por isso, ao se
acender a luz do ABS no painel, é preciso mandar reparar o sistema o
quanto antes e, enquanto isso não acontece, redobrar a atenção nas
situações que exigem uso médio para enérgico dos freios. Como essa
recomendação não consta de nenhum manual de veículo, este colunista e o
BCWS acreditam ter fornecido uma informação da maior relevância a
seus leitores.











Coluna
anterior
Colunas
-
Página
principal

-

Escreva-nos
-

Envie por e-mail



Data de publicação: 30/4/05


© Copyright - Best
Cars Web Site - Todos os direitos reservados








_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] - [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
avatar
Casemiro
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 437
Data de inscrição : 06/04/2011

Ver perfil do usuário http://jacclub.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por emanwen em Dom Nov 25, 2012 1:54 pm

só o que falta! descobrir que o ABS dos J3s não foram devidamente tropicalizados! hahaha
avatar
emanwen
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 820
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Dom Nov 25, 2012 6:06 pm

@clauberto
Eu sei que é normal a trepidação, o problema é outro. Tentei ser o mais lúdico possível. Imagine freiando um carro normal EM CIMA de uma lombada. Por menor que seja a freiada, o carro vai pular. Neste momento as rodas irão travar e ao aterrisar, vai cantar pneus, nunca sentiu isso? Pois bem, na mesma situação em um ABS eu sinto a roda "SOLTAR", mas de uma maneira estranha, tipo como se eu não tivesse freiando.
@Marcos e Sérgio, então vocês sentiam esta "falta de freios " e se acostumaram a isso?
@emanwen, é exatamente isso. Tipo, o fiofó veio na garganta, saca? Very Happy

@Casemiro
ISSO MESMO! ESCREVI EM LETRAS MAIÚSCULAS PARA DEMONSTRAR O QUE ESTOU DIZENDO EFUSIVAMENTE, NÃO POR EDUCAÇÃO.
"Nessa condição é normal que as rodas não
mantenham pleno contato com o solo. Isso acontecendo, e o motorista
precisando diminuir a velocidade ou parar, elas podem querer travar. Mas
nosso ABS não quer saber: determina redução da atuação dos freios para
evitar o travamento. Isso pode levar à desconcertante constatação de que
não se conta com os freios quando mais se precisa deles"


"Os fabricantes de sistemas ABS têm como atenuar o efeito, calibrando-os
de acordo com o piso onde o veículo vai trafegar. Isso é feito
sistematicamente na produção nacional, mas não há certeza se os carros
importados receberam mais essa “tropicalização”. Há cerca de dez anos o
autor da coluna, dirigindo um BMW 325i de teste, por muito pouco não
invadiu um cruzamento onde devia parar. O ABS agiu e o veículo não
parou, pois o asfalto era bem ondulado
"

NA BOA, ESTOU MUITO INCLINADO EM ENTREGAR MEU CARRO SEMANA QUE VÉM. JÁ SENTI ESTE EFEITO DIVERSAS VEZES EM SOLO IRREGULAR, COISA QUE MEU PALIO CONSEGUE SEGURAR DE BOA. E NOSSO SOLO É IRREGULAR. O NOSSO ABS NÃO FOI CALIBRADO E ESTAMOS FUDIDOS COM RELAÇÃO A SEGURANÇA. UM AIRBAG QUE NÃO SERVE PARA NADA, E UM ABS ... CONCLUSÃO FINAL! (DESABAFO)
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por marco_rio5 em Dom Nov 25, 2012 6:38 pm

Já me acostumei com os freios do meu J5. Viajo sempre, e gosto da performance dos Freios. Moro no Rio de Janeiro como o amigo acima que reclamou do comportamento do freio em certos asfaltos. Geralmente em asfaltos ondulados diminuo a velocidade, mas já precisei de recorrer a freada brusca nesse terreno e os freios se comportaram bem.

Como o amigo acima disse, quando você não confia no carro e não gosta do carro só tem uma saída. Trocar o carro. Ele prefere curtir o Pálio dele, que é mais seguro mesmo sem ABS e sem Airbag. Questão de opinião.
Eu prefiro curtir meu J5 com todos os problemas que afetam ao amigo acima.

marco_rio5
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 446
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 37
Localização : RIO DE JANEIRO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Convidado em Dom Nov 25, 2012 7:07 pm

O freio do J3 vibra mesmo, até achei estranho em falarem que é o Bosch 8.1 (que dizem não ter esse tipo de problema), mas basta se acostumar... inclusive o freio do carro é realmente bom, mesmo usando tambores atrás, meu ex 206 tinha disco nas 4 e o freio é muito parecido, sempre elogiei o do J3 mas realmente tem que tomar cuidado ao passar por "costelas" por exemplo, mas cumpre bem o seu papel e já me salvou de umas boas, rs...

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Sergio eltron em Dom Nov 25, 2012 7:18 pm

Vbcrayon, nunca testei a ABS em ondulações, mas fiquei preocupado e vou testar essa bagaça. Li aqui em outro tópico que brasileiro trata carro com idolatria e põe ele no pedestal e fica endeusando (se existe a palavra ...), seguindo o preceito se eu comprei vou dizer que é bom até o fim!! Confesso que senti MUITO isso aqui no fórum e cheguei a ficar irritado com esse negócio de puxar saco de carro e marca, a ponto de dizer que crash test e frescura, se dá problema arruma na garantia e por aí vai para não me delongar e encher mais o saco de todos. Cara ! quando existem fatos científicos (crash test é feito sobre normas internacionais) não adianta por penira para tapar o sol...

Se o carro tem problemas, quem fabricou tem que ficar sabendo que os manés do Brasilis estão acordando ! Já vi estampado na cara dos mecânicos que eles sabiam muito bem de todos problemas (que não foram muitos) que tive com o carro, meu amigo lá de Brasilia que tem um "peixe" dentro da oficina, disse que todos os problemas são conhecidos das concessionárias.

Isso de ficar falando, - Se não gosta vende ! é fácil, vende por quanto ? pagou 40 pau e vende por 17 ? Baita negócio, pra quem ?

Gosto muito da "PROPOSTA" do carro, acho ele bom de dirigir e na chuva é muito melhor do que o meu Pallio (Véio), mas já ando "mordido" com o J, todo mês aparece um estalo novo, e pifa uma coisa, agora acho ridículo (não lembro quem falou) dizer que no caso do crash test " é só mandar reforçar o carro" por favor...

Para desabafar .... kkkkkk

Sergio eltron
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Mensagens : 27
Data de inscrição : 04/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Dom Nov 25, 2012 11:30 pm

É eu desabafei. Meio "Maria das Candongas", mas desabafei. O fato é que o descrito no texto, é EXATAMENTE o que eu sinto quando freio em pisos irregulares. O ABS funciona? Sim, funciona. Porém a realidade do mesmo é em pistas regulares. Se tiver um buraquinho ou um desnível (realidade das nossas pistas), acontece o que aconteceu com a BMW (que não foi adaptada para solo tupiniquim) "por muito pouco não invadiu um cruzamento onde devia parar. O ABS agiu e o veículo não parou, pois o asfalto era bem ondulado." Ou seja, de NADA adianta um ABS, muito pelo contrário, caso se depare com alguma imperfeição asfáltica (o que não é difícil por aqui). Juro, amigos, eu pensei que não tinha freio e que iria bater, só não bati pois treinei a minha frieza anos a finco. Mas se fosse um marinheiro de primeira viagem, lá ia eu com a cara no muro fácil por desespero.
Sérgio, eu sei o que você está falando. É o que eu chamo de "síndrome-de-meu-fusca-é-o-melhor-carro-do-mundo", mas este não é o meu caso e acredito que não seja de muitos aqui. O problema é o que você declarou: sempre pinta problemas, realmente estou cansado de ir à CSS, apesar do tratamento ímpar que ela me fornece ao qual sei, que de outras montadoras não terei. E quanto a frenagem, teste sim. Escolha uma rua um pouco ondulada, em uma velocidade considerável e freie com tudo. Se não sentir, repita a operação de outra forma: durante a frenagem pare de freiar e freie novamente. Mas se morrer, apagarei o tópico. Very Happy
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por clauberto em Seg Nov 26, 2012 4:21 am

Ah VBCAYRON, entendi agora sobre a sensação de ficar sem freios por alguns instantes...

Vou ficar atento e prestar atenção se meu carro tem esse comportamento também. pq até o momento mesmo andando em cidade, não percebi se isso aconteceu...

Putz, agora sobre os ajustes do ABS para o solo brasileiro, será que durante os testes de adaptação do carro, quando mudaram os mais de 200 itens, isso tbm foi visto?
avatar
clauberto
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 465
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : São Bernardo do Campo SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Endil Melo em Seg Nov 26, 2012 6:16 am

O Jotinha está equipado (Acreditamos) com freios ABS da Bosch de 8ª geração com controle eletrônico de frenagem EBD . Para quem NUNCA etilizou um carro com freios ABS , vai mesmo sentir um pouquinho de dificuldade no começo, mas nada como fazer alguns testes em locais seguros, onde você pode esticar e frear e sentir o carro. Alguns encontraram no Jotinha a chamada sensação de esponja ao frear o carro. É um termo muito usado pelos pilotos de testes. manter distancia segura e direção defensiva fazem parte do conjunto motorista do Jotinha e seus freios ABS. Só treinar um pouco que adquire confiança no conjunto.
avatar
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 2802
Data de inscrição : 16/12/2011
Localização : Sorocaba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por wilianss em Seg Nov 26, 2012 7:03 am

vbcrayon, no meu eu nunca notei isso, mas meu irmão que tb tem um turim, sempre reclama disso.
Ele diz que em um piso irregular tem a impressão de que o carro fica sem freio e sem controle por um pequeno instante. O pneu perde o contato e o freio "não funciona" como deveria.
Ele tem vários cursos de direção defensiva ( não é bração...rs).
Ele já levou na css e informaram que está tudo normal, apesar de não parecer.

wilianss
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Mensagens : 51
Data de inscrição : 06/03/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Endil Melo em Seg Nov 26, 2012 9:27 am

Uma coisa eu notei e acredito que alguns devem ter notado também; Se estou um pouco mais ligeiro e percebo uma lombada a frente sem a pintura característica e mesmo sem sinalização de sua existência e piso nos freios; o Jotinha reduz com precisão e as vezes o camarada que vem atras (SEM ABS) chega a quase atingir meu traseiro e nesta fração de segundo tenho de aliviar o pé do freio para que o camarada atras não encha a minha traseira. Já passei por diversas vezes essa situação. Onde os meus freios são muito mas eficazes do que quem vem atras de mim.
avatar
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 2802
Data de inscrição : 16/12/2011
Localização : Sorocaba

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por clauberto em Seg Nov 26, 2012 9:49 am

Por essa situação eu já passei, de precisar reduzir, usando freio e o carro de trás quase acertar a traseira, pq ele precisou de mais espaço pra freiar...


tenso
avatar
clauberto
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 465
Data de inscrição : 21/10/2012
Localização : São Bernardo do Campo SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Cabanãs de Las Lilas em Seg Nov 26, 2012 9:58 am

Nunca precisei usar o ABS do meu em pistas onduladas, realmente é bem preocupante essa possível não tropicalização dos freios.

Cabanãs de Las Lilas
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Mensagens : 43
Data de inscrição : 23/11/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Seg Nov 26, 2012 3:22 pm

@willianss
Exato. Por que você não ajuda a gente e troca de carro um tempinho com seu irmão para que ele possa sentir o seu e ver se dá no mesmo que o dele? Assim teríamos certeza que é normal (o motorista tem que se acostumar) ou se nossos carros vieram regulados de maneira diferente, tipo, esqueceram de regular o meu e o do seu irmão.
@Cabanãs
Sério Cabanãs? Onde você mora. Pois nem precisa de pista esburacada e sim ondulada o suficiente para que com um carro que não seja ABS, cante pneu em momento de frenagem leve. Entende?
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por emanwen em Seg Nov 26, 2012 3:36 pm

@Endil
Acho que ninguem está discutindo a qualidade dos freios! O j3 freia muito bem sim! O discutido é se houve ou não a tal tropicalização!
avatar
emanwen
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 820
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 26

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por vbcrayon em Seg Nov 26, 2012 3:43 pm

Exatamente. Os freios freiam. O problema é se precisarmos dele em uma estrada ondulada e se comportarem como a BMW de 2010 mencionada no artigo.

Off Topic: Cadê o Edson, será que ele está tendo problemas com o seu J5 novo?
avatar
vbcrayon
Possui CNH...
Possui CNH...

Mensagens : 919
Data de inscrição : 10/10/2012
Idade : 43
Localização : Rio de Janeiro

Ver perfil do usuário http://j3compreirj.blogspot.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Convidado em Seg Nov 26, 2012 3:46 pm

Emanwen, eu acho que pode não ter havido mesmo, pois realmente em pistas onduladas vc o sente trepidar bastante e ficar meio "bobo"... não percebi isso em outros carros com abs, meu pai tem um corolla 2007 e mesmo o sistema sendo teoricamente inferior (pq não seria o 8.1) ele não tem este comportamento.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Freios ABS. É assim mesmo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum