Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana

Os membros mais ativos do mês

Últimos assuntos
» Bomba da'água do JAC 6
Sex Set 21, 2018 5:00 pm por ALEX PAZ

» Peças intercambiáveis com a JAC e outros fabricantes
Sex Set 21, 2018 9:41 am por Auglau

» Compressor Ar Condicionado
Qui Set 13, 2018 10:37 am por Monmartin

» Oficina no Rio de Janeiro
Ter Set 11, 2018 9:25 am por LUQUECI

» Oficina Mecânica em Porto Alegre
Seg Set 10, 2018 2:31 pm por aragon

» GRUPO - J3 no WHATSAPP
Qui Ago 30, 2018 11:38 am por Jonny Paulino

» Compressor de ar e condensador J5
Qua Ago 22, 2018 8:41 am por Marco Monteiro

» J5 - Suposto problema no compressor de ar condicionado
Qua Ago 22, 2018 8:34 am por Marco Monteiro

» Onde Vende a Borracha do Pedal de Freio?
Qua Ago 22, 2018 8:07 am por Luiz Azevedo

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Consumo J3 Turin

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir em baixo

Re: Consumo J3 Turin

Mensagem por Tiago.Walker em Sex Out 18, 2013 9:35 am

Aos fatos: desengatado ele vai ganhar velocidade e o você não terá total controle do carro.
Engatado ele vai diminuindo os giros do motor e a velocidade aos poucos, em graaandes descidas a velocidade faz é subir, mais devagar do que com o carro desengatado, mas faz.

Na primeira situação há consumo de combustível como se o carro estivesse parado sem acelerar. Na segunda não há consumo, a injeção eletrônica simplesmente para de mandar combustível.

Ai você pergunta: Mas oras bolas, com 800 giros o carro consome e com 3 mil não?

Pelo seguinte: na segunda situação (carro engatado, 3 mil giros, sem aceleração) é como se você girasse o ventilador com a sua mão. Você fez a força uma vez e ele vai diminuindo os giros aos poucos, igual o motor (você já o acelerou, injetou combustível, agora deixa ele ir parando de girar sozinho). 

Explicações mais técnicas perguntar aos colegas mais entendidos, meus conhecimentos de mecânica são bem básicos. Mas sei que quanto menos frear e acelerar o carro, quanto mais você trocar as marchas entre 2 e 3 mil giros e usar do freio motor, melhor o consumo. Faço 14 km/l com o j3 sem muitos esforços Very Happy Very Happy Very Happy

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Sex Out 18, 2013 9:48 am

Na verdade o que acontece é que com o carro descendo e se movimentando as rodas fazem automaticamente o virabrequin girar. Este girando fazem o movimento dos pitoes de sobe e desce automaticamente. Como voce nao esta acelerando, nao existe entrada de combustivel = bicos fechados (caso o cutoff ocorra realmente). Isto é o freio motor. Os pistoes estao fazendo o sobe e desce normal mas como nao tem explosao na camara o motor fica mais pesado com isso segurando o carro. Dependendo da marcha em que voce esta vai ajudar a segurar mais ou menos.

No caso do consumo a 3000rpm sera menor caso o CUTOFF aconteça, caso voce nao entre em corte de combustivel gastara mais obviamente.

Para o CUTOFF acontecer, voce tem que estar engrenado, acima de 1800RPM (no meu siena era esse valor, pode variar de carro para carro) e sem acelerar. O carro tem que passar alguns segundo sem aceleracao. O corte ocorre por conta do carro, voce nao consegue forcar isso.

Por isso para ser economico, voce tem que entender mais ou menos quando o carro entraria em corte e quando nao entraria. Como voce falou existem descidas que o carro nao consegue manter a rotacao portanto pode ser que o carro nao entre em corte. Mais ou menos em ordem de mais economico para menos economico:

1 - Descida engrenado e cutoff acontecendo
2 - Descida desengrenado sem corte (banguela)
3 - Descida engrenado e cutoff NAO acontecendo.
4 - Descida acelerando.

Lembrando que a descida aqui nao é uma serra ou algo assim e sim dentro da cidade, sendo um leve declive onde manter o carro desengrenado ele rapidamente irá perder velocidade.

Abs

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Sex Out 18, 2013 10:13 am

Mais informação, vou parar de tentar entender carros kkkkkkkkkk

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Sex Out 18, 2013 11:36 am

Complementando o que já foi dito, a principal finalidade de usar o freio-motor não é a economia de combustível, mas ajudar na frenagem, sacrificando menos os freios do carro. 

Olhando por este prisma, o uso de freio-motor é importante em declives acentuados, por razões de segurança. Quem já não sentiu, ao passar por algum caminhão na banguela, o cheiro de lonas de freio "queimando" em uma descida de serra?

A desaceleração provocada pelo freio-motor será tão maior quando maior for a reduzida de marcha. Um carro em segunda "segura" muito mais do que se estivesse em terceira. É mais ou menos óbvio então que se reduzirmos demais, o carro tenderá a parar mais rápido.

Eu tenho hábito (me condicionei a isto) de usar freio motor também no plano, quando me vejo em situações nas quais o espaço para frenagem será curto e o carro está correndo. Uma ou duas reduzidas sucessivas de marcha, combinadas com o uso do freio, fazem o carro parar mais rapidamente, de forma mais segura. Pilotos de corrida (não é o meu caso) fazem muito isto nas entradas de curva e o barulho é perceptível.

A questão do cut-off, no meu entender, só vem ajudar a frear o motor, uma vez que cortando a injeção as explosões nos cilindros cessam. O efeito sobre a economia de combustível é apenas um fator secundário, não sendo o mais importante.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Sex Out 18, 2013 12:50 pm

Monmartin na verdade nao. O freio motor existe meamo em carburados mas o cutoff existe para fazer o carro ser mais econômico.  Foi para atender a uma questão ambiental e governamental a alguns anos.

Tb sou condicionado a parar o carro no freio motor e por isso minhas pastilhas e discos duram mais que o normal.

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Sex Out 18, 2013 2:53 pm

Sim, Panga, você está certo. Freio-motor existe desde que inventaram o motor. O cut-off é que é novo. Realmente, não me toquei com a questão ambiental que certamente precede a da eficiência do freio-motor, como você bem lembrou.

Uma coisa interessante que li em um artigo da wikipedia foi que "O primeiro veículo no Brasil a adotar o sistema foi o Fiat Oggi em 1983". Embora o artigo não deixe claro, imagino que ainda se tratava de uma versão carburada com cut-off eletromecânico.. 

Eu tive uma FIAT Oggi movida a álcool  e gostava muito deste carrinho, mesmo sem dar bola para este tal de "cut-off" à época.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Sex Out 18, 2013 6:12 pm

:S engatem o carro a ladeira a baixo!

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por willobao em Sex Nov 08, 2013 2:51 pm

Meu J3 está consumindo muito! Eu rodo em média 10 km/l na cidade e em média 12 km/l na estrada! Ambos com ar condicionado ligado 100% do tempo.
O que pode estar acontecendo?
O posso fazer para melhorar!
Obrigado

willobao
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Sex Nov 08, 2013 3:05 pm

Atualizando:

12.3

13.4

14.2 (esse último foi do tanque cheio até a luz da reserva)

todos em ciclo urbano e com 10 minutos de trânsito parado no início do dia, acredito que sem esse trânsito eu chegaria nos 15. To doido pra pegar uma estrada e chegar perto dos 16 Smile .

Willibao, tente trocar as marchas em giro baixo (2.5 mil) não acelerar de uma vez, deixar o carro desenvolver aos poucos. Pensar duas vezes antes de frear, o freia/acelera faz consumir mais do que parece. Vá desacelerando o carro quando ver um sinal vermelho tentando calcular o tempo até ele abrir, etc... se usando essas dicas mesmo assim você faz 12 na estrada, tem algo errado!

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por acesso.inf em Sex Nov 08, 2013 4:12 pm

O meu continua fazendo 8.5km/l aqui onde moro e 18.5km/l na rodovia(Airton Senna e Marginal tiete),medição sempre a noite e pista livre.

8.5km/l->Cidade

18.5km/l->Rodovia

13km/l->Misto
acesso.inf
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por willobao em Qui Nov 14, 2013 10:17 am

Tiago, vou testar suas orientações. Contudo assistir um vídeo que orientava esticar um poucos mais pois o VVT rende melhor a partir de 3000 rpm
Abraços

willobao
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Qui Nov 14, 2013 12:32 pm

Para aproveitar o torque do carro sim, ele rende acima dos 3.5 mil. Para economizar, pode trocar nos 2.5, prometo!

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por jroberto em Seg Nov 18, 2013 9:07 pm

Tem razão, Tiago. Para economizar, quanto mais baixa a rotação, melhor. Só não pode ser tão baixa que o carro não consiga sustentar. Por exemplo, em subidas mais fortes de serra, às vezes ele tem dificuldade para manter-se a 80 km/h e em 4ª marcha (carregado, ar ligado). Aí não tem jeito, é colocar uma terceira e botar o motorzinho para gritar.
Entretanto, em vias planas e onde não dá para andar mais rápido, muitas vezes ando a 60 km/h e em 5ª.
jroberto
Matriculado na Auto-Escola...
Matriculado na Auto-Escola...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Qua Nov 20, 2013 11:06 am

Mas a economia de combustível está justamente em manter o giro do motor entre 2.000 e 3.000 giros INDEPENDENTE da marcha do carro. Pode fazer o experimento que vai notar bem a diferença. 

Atingir a 5ª marcha rapidamente e estar a 60 kms por hora não significa estar economizando nada, e sim forçando o carro.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcos silva2 em Qua Nov 20, 2013 3:25 pm

Galera,

quem andar em carro com computador de bordo e prestar atenção nele vai perceber que o consumo depende na verdade de quanto você precisa pisar no acelerador para manter uma determinada velocidade. Ou seja:

Se pra manter 60 Km/h numa marcha X você está tendo que pisar mais no acelerador do que numa marcha Y, a marcha mais econômica é a Y.

Essa do giro é furada.
Imagine subir uma ladeira íngreme na 3ª, você terá que pisar muito mais do que se estivesse na segunda, para manter a mesma velocidade. Logo estará gastando muito mais apesar do giro estar muito mais baixo.

Agora imagine você numa reta plana mantendo 60 Km/h na terceira, terá que pisar muito mais do que se estivesse na 4ª ou 5ª marchas. Nesse caso sua economia estaria melhor nos giros mais baixos.

Sendo assim, o ideal é utilizarmos as marchas que permitam a velocidade que eu quero com o mínimo de pressão possível no pedal do acelerador.Idea
marcos silva2
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Qua Nov 20, 2013 6:20 pm

Sim. Considerando que voce esteja pisando igual no acelerador em todas as marchas, a 5 vai ser sempre mais economica, agora se voce tiver que afundar o pé para andar dai a 5 vai gastar mais. 

Eu ando em 5 ate a 40 por hora. Mas praticamente sem acelerar. Apenas mantendo a velocidade atual. Dai o carro fica mais economico, agora se preciso apurar para pegar o sinaleiro aberto, reduzo para 3 e acelero. Nunca faco isso em 5.

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Qui Nov 21, 2013 8:02 am

Não sei carimbar com certeza qual é a forma mais econômica de se guiar, mas no 207 eu fazia 16 km l (já cheguei nos 17.5) e no turin 14 (cheguei nos 15) sempre guiando assim, deu 2.5 mil giros troca. Só estico um pouco mais em uma grande e longa subida (cerca de 500 metros) chegando em casa, vou acelerando desde longe de quarta até chegar uns 3.5 mil, meto a quinta e afundo o pé. Chego no final da subida a uns 90 kmh de quinta e mantenho. Mas com certeza 90% das minhas trocas são entre 2 e 3 mil giros e desenvolvendo gradativamente, não metendo o pé de uma vez mas também não dirigindo como um velinho (sou sempre o primeiro a sair dos sinais).

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Qui Nov 21, 2013 8:03 am

A sim, esse sempre não vale quando do lado é um camaro, ferrari, bmw, volvo... brasília é foda kkkkkkk

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por PedreirodoHawaii em Qui Nov 21, 2013 8:11 am

O que ajuda a ter um bom rendimento no combustível é manter o carro fora de inércia e usar as marchas no tempo certo.

Vejo todo dia algo que não consigo entender; o cidadão(ã) à minha frente ou do lado (principalmente os que ficam do lado) que estão parados no farol ... quando libera o sinal verde eles saem feito loucos para em seguida estarem atrás dos carros que conseguiram passar o farol antes de nós ou pior, param em outro farol. Mal sabem eles que esse comportamento é o que mais prejudica a economia de combustível.
PedreirodoHawaii
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcos silva2 em Qui Nov 21, 2013 12:39 pm

Gostei do desenvolvimento do tópico, acho que juntando tudo que foi dito aqui teremos bons resultados com consumo e desempenho.Very Happy
marcos silva2
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ronaldo Perdigão em Sex Nov 22, 2013 9:55 pm

Realmente ... estou no terceiro tanque!  Mas já estou dirigindo com troca de marchas entre 2000 e 3000 rpm e parece que o consumo está melhorando!  O carro ainda está com uns 800km.  Ainda não tem um mês! Média do primeiro tanque: 7,5km e do segundo: 7,03km.   O terceiro já peguei o macete do carro!!! Já rodei 80km e agora que o ponteiro do combustível começou a descer!!! (Turin 2014)
Ronaldo Perdigão
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por PedreirodoHawaii em Sab Nov 23, 2013 8:53 am

7,5KM POR LITRO?  Tem algo errado aí... mesmo o motor não estando amaciado.

Esse carro com certeza faz 10km litro na city!
PedreirodoHawaii
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ronaldo Perdigão em Sab Nov 23, 2013 5:42 pm

Com certeza.  Com a troca de marcha com giros entre 2000 e 3000 e mantendo a velocidade, seja qual for, com giros entre 2000 e 3000, o carro está mais econômico!  Já senti a diferença nesse terceiro tanque, apesar de estar com 800 Km rodados.  Vamos ver a média no final e então posto aqui.  Aprendi que devo guiar como guiava um Civic 2004 automático que eu tinha (1.7 16v) ... fazia 8,5 km/l com ele!
Ronaldo Perdigão
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ronaldo Perdigão em Sex Dez 06, 2013 8:11 pm

Quarta medição (1000 km rodados) - média de 8,0km/l.  Já está melhorando...
Ronaldo Perdigão
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por alex_cmb em Ter Jan 07, 2014 12:29 pm

Peguei o meu turin 2014 dia 03 de janeiro.

Coloquei gasolina hoje pela segunda vez até o automático (pegou 11 litros) a média desde que saí do último posto foi de 9,52km/l.

Está bom pra primeira semana?

- Sempre no ar-condicionado.
- Subindo ladeira (Salvador !!!).
- Pegando engarrafamento (poucos minutos mas várias vezes).

Estou tentando manter o giro entre 2000 e 3000 rpm mas nem sempre é possível, costumo trocar a marcha mal chegou no 2000. Vocês deixam a primeira até o motor roncar nos 3000 rpm? A segunda também?

Da terceira em diante fica mais fácil administrar os giros mas em primeira e segunda eu ainda vou no susto do ronco do motor.

Notei que o marcador de combustível que estava um pouquinho abaixo do cheio (F) não mudou muito de posição quando completei o tanque. É assim mesmo?
alex_cmb
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Permissão deste fórum: