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Tentando resolver a frente baixa do J6

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Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Sab Jul 07, 2012 1:01 pm

Como todos os proprietários do J6 sabem, este problema da frente baixa do J6 faz parte do projeto do carro e traz algumas dores de cabeça principalmente nos quebra-molas e rampas de garagem... Aliado a este problema, temos tambem o problema com o pneu aro 17 de perfil muito baixo para um carro de 1500 kg + 7 pessoas. É difícil fugir dos buracos pela eternidade... Então, vou tentar resolver estes dois problemas, neste tópico.

Quando fiz o teste drive (alias fiz duas vezes, uma no J6 aro 16 e uma no J6 aro 17), verifiquei que se não tomasse muito cuidado com desniveis, raspavam os engates de reboque dianteiros. Até pensei em cortá-los mas aí seria o parachoque que rasparia nas rampas ou quebra molas.

Os pneus 17 perfil 45 tambem transmitem mais as irregularidades do piso que o 16 perfil 55. Mas o mais preocupante é o risco de danificar o talão num buraco é grande. Aqui em minas, dá pra saber porque a linha Adventure faz tanto sucesso...

Pelo espaço do vão da caixa de roda, no aro 17 caberia um perfil 55 sem pegar na aba do paralama. Mas tenho que avaliar o espaço entre o pneu e a coluna do amortecedor.

Minha ideia é por pneus 215/55 R17 ou, pelo menos, 205/55 R17.

No caso do 215, ganho 2,15 cm a mais de altura do solo. E no 205 ganho 1,6 cm.

O 215 é mais largo e tem mais opções de marca e preço, mas provavelmente terei que adicionar um disco espaçador entre a roda e o disco de freio e talvez mexer no comprimento dos parafusos originais.

O 205 é tem menos risco de raspar a lateral, mas só tem Continental e Nankang, Só o ultimo tem um preço aceitável e não acho pra comprar.

Assim que pagar o carro, vou fazer o teste e tirar os perfis 45 para vender. Vou anuncia-los por uns 320 reais.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Sab Jul 07, 2012 6:26 pm

Vou fazer a mesma coisa, mas vou esperar o 45 zerar. E depois eu troco por 215 x 55. Mas nao vou gastar agora.

Abs

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Dom Jul 08, 2012 12:58 pm

Pangadaywalker, voce já verificou se os 215/55 pegam no telescopio do amortecedor ou na base que apoia a mola? Se não pegar vai ser otimo, senão teremos que adicionar um disco espaçador.

Outra coisa, no caso do J6 os parafusos estão no disco de freio e as rodas são presas com porcas, certo? Tem jeito de substituir estes parafusos por outros mais longos para compensar o espaçador entre roda e freio?
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Dom Jul 08, 2012 4:05 pm

Nao sei dizer se da ou nao. A ideia é essa mas como falei vou esperar e muito ainda para mexer no pneu.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Dom Jul 08, 2012 8:26 pm

Pangadaywalker

O blog diario de um J6 é seu?
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Dom Jul 08, 2012 9:19 pm

Isso.... é sim.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Dom Jul 15, 2012 9:58 pm

Peguei o carro na quinta feira 12/07, show de bola! Tudo funcionando, gloria a Deus!

No sabado 14/07, fui a loja de pneus para testar como ficaria o 215/55 R17 (Nexen 6000 - R$ 415,00) mas tecnicamente não é possivel:

1) Apesar do vão de roda ser grande, o pneu fica preso na base da mola da suspensão dianteira.

2) O disco espaçador tambem não resolve a questão, mesmo distanciado o pneu continua pegando e segundo o mecanico o disco atrapalharia o ABS

A medida 205/55 R17 tambem não cabe.

A unica medida testada que não causaria grandes problemas na suspensão ou no esterçamento do volante é a 215/55 R17. Nesta medida podemos ganhar 1,07 cm na altura do solo e não é necessário o disco espaçador. O pneu testado foi o Pirelli P6000, R$ 549,00. Mas para ganhar 1 cm, não vale a pena este investimento agora. Quando os Maxxis 215/45 desgastarem ou danificarem nos buracos, farei a mudança.

Conclusão: a maior medida de altura possivel no J6 é 215/50 R17.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Marcos em Dom Jul 15, 2012 10:39 pm

Repito o que já comentei em outro post: nossas ruas e estradas não permitem ousar nos pneus. Se comprasse o J6 eu não colocaria aro 17, apesar de gostar muito e ficar bem mais bonito.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Seg Jul 16, 2012 9:12 am

Olhe acho que como vc falou, agora nem vale o investimento.

Depois mais para frente eu tento colocar um mais alto e posto aqui.

Mas talvez 215/50 já vai melhorar um pouco.

Smile

Mas obrigado pela info. Imaginei que o 215/55 nao ia caber mesmo. Infelizmente vc me confirmou algo que já temia.

Vi que a base era muito proxima do pneu e ate tinha comentado com vc.

Abs

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Endil Melo em Seg Jul 16, 2012 9:14 am

Os caminhos das cidades e das estradas são indócil. Trocar pneus por medidas fora do padrão é mesmo complicado. Eu não faria porque compromete muito a estabilidade e a segurança. Abraços.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Seg Jul 16, 2012 10:53 pm

As rodas 17 da J6 são muito bacanas, não ia me perdoar se não tivesse optado por elas. Estou tranquilo quanto a segurança e estabilidade, pois o diametro externo com o perfil 215/50R17 fica praticamente igual ao da roda 16 com perfil 205/55 e o pneu 215 um pouco mais largo tambem melhora a estabilidade em curvas.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Endil Melo em Ter Jul 17, 2012 1:47 pm

Vivaldy - Que sua escolha te traga prazer em dirigir seu J6 e que não te perturbem na hora das revisões na css porque eles costumam ser chatos com relação a itens de suspensão. Abraços.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Sex Jul 20, 2012 3:12 pm

Tive muito apoio da CSS para a troca dos pneus 215/45. Eles até foram comigo na loja de pneus para tentar ajudar na negociação e meus pneus originais entrarem como parte do pagamento!

A gerente da CSS tem apoiado muito todas as sugestões de alteração que pretendo fazer: montagem da pelicula semi-blindada (que precisa desmontar os vidros de todas as portas para garantir a invulnerabilidade), frisos cromados nas pestanas (que precisam desmontar as pestanas), etc.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por sidney fontes em Sex Jul 20, 2012 5:07 pm

Nossa até os funcionários da css compartilhou esse feito, não entendo mais nada a respeito das css se eles mesmos dizem que se mexerem na estrutura do veiculo sem homologação a garantia estará cancelada.
.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Sex Jul 20, 2012 5:20 pm

Na estrutura sim, mas o pneu nao.. um dia vc vai ter que trocar o pneu. E pneu a nao ser que seja mudar para perfil 30 que daria problema sim mas para aumentar e melhorar o conforto nao vejo problema. Mantendo o diametro da roda total mais ou menos a mesma coisa, nao alterará em nada.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Sab Jul 21, 2012 8:44 pm

Foi exatamente isso que a gerente da CSS disse: "Troca do pneu não é alteração estrutural, é claro que dentro de um limite" (a propria JAC oferece o carro com duas medidas de diametro total).

Difícil é definir este limite... consegui que o consultor que me vendeu o carro fossem comigo na loja para chegar neste consenso: "o pneu 215/50 R17 esta aprovado para o J6". Ao menos pro pessoal da CSS da Barão Homem de Melo em BH-MG.

Abaixo a variação de diamentro total das duas medidas originais R16 x R17:
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Como voces podem verificar o carro fica mais baixo 3,4 mm com o R17 na medida de pneu original

Abaixo a variação do diametro do R16 para o novo diametro R17:
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O carro fica mais alto 7,4 mm com o R17 na nova medida em relação ao R16 e 10 mm em relação ao R17 original.

Nesta medida não afetou o curso da suspensão ou esterçamento do volante, melhorou bem o conforto em piso irregular e a resistencia aos buracos, porem não melhorou quase nada na altura do carro em relação ao solo. Como isso sai caro, vale a pena usar os pneus originais até o fim.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Endil Melo em Seg Jul 23, 2012 10:02 am

E por falar em pneus originais, esses champiro são mesmo bom de briga. Tenho visto nos carros da Jac que são mais velhinhos que o meu e nos de teste driver que eles tem muita carne pra queimar e não estão com problemas de bolhas, muito comum nas melhores marcas dos nacionais. Isso faz a meu ver calar a boca de muita gente que torceu o nariz pra o Jotinha assim que ele desembarcou aqui a um ano e meio atras.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por welerson em Qua Jul 25, 2012 2:07 pm

Dependendo da sua região, não compensa usar aro 17' no J6, comprei um este mês e me ofereceram aro 17', banco de couro e carpete top, e um desconto bacana, deixei a roda de lado, pois a de 16 me atenderia melhor e esta atendendo, tranquilo em lombadas e neste sábado fui pra roça, estrada de chão cheia de buracos, foi tudo tranquilo, então, sendo assim, indico aro 16'. Abç!!
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por godz em Qui Nov 29, 2012 10:34 am

Estava observando esses dias os J6 daqui. Hoje vi um no trânsito e achei a frente realmente baixa.

Tem muito problema ao passar em quebra-molas?
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Qui Nov 29, 2012 11:52 am

Aqui em curitiba nao. problema é sair em lugares onde a guia rebaixada por exemplo baixa mais ainda no meio feio. Dai pode raspar, fora isso nunca tive muito problema.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por godz em Qui Nov 29, 2012 1:25 pm

Tem alguma proteção por baixo, tipo algum gancho ou proteção metálica? Ou será que podemos colocar alguma proteção?

Pergunto essas coisas porque gosto de viajar de carro e se por acaso eu comprar um J6 (como penso em fazer) eu colocaria uma proteção dessas.
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Vivaldy em Qui Nov 29, 2012 7:18 pm

Na minha CSS tem um peito de aço no catalogo de acessorios originais (que não perdem a garantia)
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por pangadaywalker em Sex Nov 30, 2012 4:47 am

Cara protetor de carter voce pode por onde quiser... isso com certeza nao vai anular a garantia. Mesma coisa que dizer que os protetores de porta vao anular a garantia.

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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por godz em Sex Nov 30, 2012 8:29 am

Esse protetor também protege a parte de baixo do pára-choque?
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Re: Tentando resolver a frente baixa do J6

Mensagem por Edson Cruz em Sex Nov 30, 2012 8:45 am

Protetor de carter do J5 na CSS-Santos R$ 89,00.

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