Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana

Os membros mais ativos do mês
duheso
Motores 16V - JAC I_vote_lcapMotores 16V - JAC I_voting_barMotores 16V - JAC I_vote_rcap 
jeferraz
Motores 16V - JAC I_vote_lcapMotores 16V - JAC I_voting_barMotores 16V - JAC I_vote_rcap 

Últimos assuntos
» problemas eletricos jac tire suas duvidas
Motores 16V - JAC EmptyDom Jun 02, 2019 9:08 am por jeferraz

» Nível combustível baixando drasticamente
Motores 16V - JAC EmptySex Maio 17, 2019 10:46 pm por Viviane Duarte

» J3 TURIN S - Carro 0KM
Motores 16V - JAC EmptyQui Maio 16, 2019 10:15 am por San

» lentes das lanternas
Motores 16V - JAC EmptyDom Abr 21, 2019 12:03 pm por Auglau

» Peças, modelos e opções pra compra fora das CSS
Motores 16V - JAC EmptySab Mar 09, 2019 4:16 pm por wanderley liporati

» Lanterna R$ 510,00
Motores 16V - JAC EmptyDom Jan 27, 2019 11:06 am por alksinacio

» LOJA PEÇAS DA JAC NO RJ
Motores 16V - JAC EmptySeg Dez 03, 2018 6:07 am por Isaias Gonçalves

» GRUPO - J3 no WHATSAPP
Motores 16V - JAC EmptySex Nov 23, 2018 4:40 pm por rafaelmp

» Coxin de motor JAC J2
Motores 16V - JAC EmptySeg Nov 05, 2018 6:03 am por Luiz Azevedo

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Motores 16V - JAC

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Motores 16V - JAC Empty Motores 16V - JAC

Mensagem por Marcos em Seg Jun 04, 2012 2:02 pm

Conforme disse o aschwamborn, esse motor 16V foi projetado para rotação mais alta, entre 3 e 4k giros roda muito bem. Numa rotação muito baixa pode até forçar mais e consumir mais que na rotação mais alta, e o carro fica sem força numa emergência. Depois que me acostumei com o câmbio, muito macio e justo quando trocado na rotação certa, descobri um carro muito agradável de dirigir, pois no início parecia que arranhava as marchas. Pode tentar: ao invés de segurar a bola do câmbio, somente empurre, que a marcha encaixa sem barulhos. Para reduzir, a mesma coisa, puxe com a ponta dos dedos. A única marcha que precisa segurar é a ré.

Marcos
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Motores 16V - JAC Empty Re: Motores 16V - JAC

Mensagem por Convidado em Seg Jun 04, 2012 2:15 pm

Pelo que li, os motores de ciclo otto tem sua maior economia quando se pisa mais no acelerador em marchas mais altas, tipo forçando mesmo... no caso por exemplo, em 5a marcha mesmo que precise acelerar mais.

Convidado
Convidado

Mensagem por Marcos em Seg Jun 04, 2012 2:33 pm

Neste caso não é por ser ciclo otto, que equipa quase todos os automóveis no Brasil, mas por ser 16V e não 8V. Os 16V foram feitos para se obter o maior torque numa rotação mais elevada.

Marcos
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Seg Jun 04, 2012 2:49 pm

Mas em teoria, qto maior a rotacao e maior a potencia consequentemente maior o consumo. Nao seria isso?

Eu ando em 2000 e 2500. As vezes eu dou umas esticadas para amaciar o motor. E olhe, que qdo faco isso ate eu me espanto dai com os 136 cavalos.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
pangadaywalker
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Seg Jun 04, 2012 3:03 pm

Os motores 16V tem um sistema que em alta rotação (Mecanicamente) abrem-se as 16Vs e assim há uma economia de combustível e ganho de torque-velocidade. No youtube tem alguns exemplos de motores com essa tecnologia. Vale a pena ver os videos.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Seg Jun 04, 2012 3:06 pm

Na verdade se voce esta comentando sobre o VVT, com a abertura do "segundo estagio" voce abre mais espaco para o ar entra mas tb para o combustivel. Entao ainda assim voce estaria usando mais combustivel em alta rotacao para ter mais potencia.

A muito tempo atras eu postei um video sobre todos os "VVT's" que tem no mercado.

Abs

pangadaywalker
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos em Seg Jun 04, 2012 5:06 pm

Não comentei o fato de ser VVT ou não. Ocorre que o motor 16V do J3 obtém torque máximo a 4500RPM, bem diferente da Meriva 1.4 8V que tenho, onde esse torque máximo está em 2.800RPM. Ou seja, o binômio torque/economia no J3 calculo que esteja próximo ao torque máximo, cerca de 4 mil rpm, e na meriva por volta das 2,5 mil rpm. Andar em rotação muito baixa nem sempre é sinônimo de economia. O Boris da Vrum comentou "Disse e continuo dizendo, embora possa parecer estranho: a melhor
faixa de rotação para se economizar combustível é a de torque máximo,
mesmo quando ele se dá em faixas mais elevadas."
Além disso o brasileiro tem por hábito rodar em baixas rotações, talvez um vício dos motores VW a ar.

Marcos
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Seg Jun 04, 2012 7:26 pm

Marcos-o comentário do Boris da Vrum vem bem a completar o que postei acima. E como sabemos que o J3 tem motor com VVT e torque a 4500rpm , ai está o pulo do gato. É por essas pequenas diferenças que esse Autriaco (Motor) é bom de briga e econômico. E pra quem não está acostumado com 16 Válvulas acha ele muito apático em baixa rotação. No youtube tem o video dele em funcionamento e no instante da abertura das 16 válvulas . É uma animação da HORA. Pra leigo fica bem claro de como funciona.
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por borges007 em Dom Ago 26, 2012 11:53 pm

COMPARTILHANDO.
Pessoal, sou Engenheiro Mecânico e não vou me desfazer de tudo o que foi dito aqui sobre motores com 4 válvulas por cilindro e comandos variáveis. Concordo que em altas rotações o desempenho atinge seu máximo por se trabalhar no pico da curva de torque.

Ao testar o desempenho do meu JAC em subidas razoavelmente íngremes, bastou esticar bem a primeira e a segunda que a subida é vencida. Agora, ao testar o carro em uma 'ladeira' realmente inclinada ( onde meu celtinha 1.0 consegue subir de 2a) o J3 vazio suportou apenas subir de 1a marcha. Estiquei até 4500rpm(um barulho ensurdecedor, diga-se) e assim ao trocar para 2a, a rotação caia em poucos segundos para uns 1500rpm, pedindo 1a marcha(sendo que de 1a marcha a resposta foi eficiente).

O PIOR: Estive em Diamantina, cidade histórica de minas, com muitas ladeiras. E ao tentar subir uma ladeira com o carro cheio (4 pessoas, sendo duas com peso acima da média) passei vergonha tentando subir de 1a marcha. Tive que parar 2 vezes, usar o freio de mão, aumentar bastante a rotação e tentar de novo. O pé colado no assoalho não resolvia e o carro engasgava.

borges007
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por TrindadeR em Seg Ago 27, 2012 12:50 am

Então Marcos, em conversa com o "Café" quando o mesmo esteve aqui em Santos por conta da pré revisão do meu J3, ele disse que o VVT só é ativado mesmo acima de 3500 e isso é perceptível na estrada, quanto a economia os computadores de bordo comprovam que o ideal é andar em media a 3000rpm.

borges007, não conheço Diamantina e não estou duvidando dos seus relatos, mas os amigos-jac de BH que são muitos aqui do fórum falam o contrário sobre ladeira, só para esclarecer o seu J3 ja tinha ultrapassado os 1000km quando vc passou esse sufoco em Diamantina?
TrindadeR
TrindadeR
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário http://meujacj3turin.blogspot.com.br/

Mensagem por borges007 em Seg Ago 27, 2012 5:04 pm

Trindade,

As ladeiras que peguei em BH foram saindo do cidade jardim em direção à Raja Gabaglia. De fato não sei se sou um caso isolado. Coincidentemente, vi um teste desses sites automobilisticos no youtube onde o motorista passou por situação idêntica à minha.

Em diamantina, o carro de fato não havia ultrapassado os 1000km, estava próximo disso contudo (910 aproximadamente). Tomara que melhore(e muito) quando terminar o amaciamento.

Enfim, é provável que eu tenha 'tirado a sorte', já que parece que todos não tem do que reclamar do j3 em ladeiras. Acho que tem sempre um usuário de J3 que dá azar em algum quesito(som, bateria, ferrugem, alarme). No meu caso meu receio maior é o motor. O resto (vidro, esguicho, som e bateria) eu espero resolver com mais umas 2 ou 3 idas na CSS.

borges007
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ricardo groetaers em Dom Set 23, 2012 5:18 pm

...Pode tentar: ao invés de segurar a bola do câmbio, somente empurre, que a marcha encaixa sem barulhos. Para reduzir, a mesma coisa, puxe com a ponta dos dedos. A única marcha que precisa segurar é a ré....

Observei isso nas primeiras impressões ao dirigir, parece que não fui o único. A grosso modo podemos dividir a troca de marcha dos J3s em 3 passos:

1- Empurre (ou puxe) a alavanca da marcha atual para a posição ponto morto, deixando livre o topo da alavanca

2- Na posição ponto morto observe que a alavanca dará um pequeno salto para cima sozinha

3- Empurre (ou puxe) a alavanca para a marcha desejada

Depois de algum tempo esses procedimentos tornam-se instintivos e rápidos.
ricardo groetaers
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ricardo groetaers em Dom Set 23, 2012 7:09 pm

Apenas complementando o que já foi dito pelos Jac Amigos:

1- Duplo comando de válvulas

São dois eixos de comando, normalmente um aciona a(s) válvula(s) de admissão e o outro a(s) de escape. É usado,normalmente, em motores com mais de 2 válvulas por cilindro. Até o momento desconheço algum motor de 2 válvulas por cilindro que use duplo comando, não sei se algum maluco já o fez.

Como existe 2 eixos de comando, logo mais atrito para consumir potência do motor, seus benefícios normalmente só são sentidos a partir de uma certa rotação do motor.

2- Comando variavel de válvulas

Num eixo de comando comum há uma came para cada vávula, no comando variavel há um par de came para cada válvula, ou seja, é como se fosse 2 comandos em 1.

Um sistema (mecânico,hidráulico, ou eletrônico) determina qual came acionará a válvula de acordo com as condições de trabalho do motor.

Uma das cames tem caracteristicas de economia e a outra é mais braba.

No Jac parece que o comando variavel atua somente nas válvulas de admissão (não tenho certeza). Ou seja, há um par de cames somente para a vávula de admissão.
ricardo groetaers
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por borges007 em Dom Set 23, 2012 8:26 pm

Ótima descrição do funcionamento dos comandos de válvulas Ricardo. Para um engenheiro mecânico, nada melhor do que ouvir uma explicação no idioma da engenharia...rs

borges007
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Cruz em Seg Set 24, 2012 9:35 am

Agradeço a dica de engates de marcha.
Vou testar para ver se funciona comigo, pois eu achava que era defeito da máquina, mas pelo jeito é do "motorista".

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Seg Set 24, 2012 2:12 pm

No meu J6 uso este engate. Apenas dou um leve "forcada" e deixo a marcha engatar sozinha.

Nao quero nunca mais voltar a carros nacionais.

pangadaywalker
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Seg Set 24, 2012 2:19 pm

Sugestão para quem tem curiosidade de ver como funcionam os motores de 16 Válvulas, assim como é o nosso J3. [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Cruz em Seg Set 24, 2012 3:25 pm

Testei no horário do almoço, melhorou, mas ainda vou ter que desaprender o modo errado.

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por borges007 em Ter Set 25, 2012 10:53 pm

Em tempo, já tentei de várias formas o encaixe das marchas, uns são melhores outros nem tanto. Mas o fato é que nem de longe é possível dizer que os encaixes são realmente precisos.
Acreditei que com o amaciamento melhorasse, mas o fato é que aos 2500km ainda não vi nenhuma melhora. Especialmente a 4a marcha é bem mal encaixada. Melhora um pouco se empurro a alavanca, mas ainda sim o engate é grosseiro.
Engraçado é que no exemplar do test-drive, os engates funcionavam bem melhor(quase precisos eu diria).

borges007
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por josuejrc em Qua Set 26, 2012 6:03 am

Bem, no J5 não vejo problemas nenhum de encaixe das marchas, no início foi só uma questão de adatação com o câmbio mais longo, depois de 3 dias já entrou no sangue e tudo trank até o momento.
josuejrc
josuejrc
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Marcos em Qua Set 26, 2012 8:54 am

borges, se o teu engate está pior que o do test-drive deve precisar de ajuste. Vá na css e ande novamente no test-drive com o mecânico, depois faça o mesmo com o seu. Eles tem que ter um padrão e geralmente o encaixe é bom, leve e preciso.

Marcos
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Motores 16V - JAC Empty Eu ando com baixo giro na maioria das vezes.

Mensagem por gpl em Ter Out 09, 2012 8:28 am

Parece que o baixo consumo, não é o ponto predominante desse modelo.

Tanto faz, andar com médio giro ou alto giro na cidade que ele continua fazendo 9 km/l.

Ultimamente resolví só andar de 5 marcha para ver o que acontece e me surpreendí com o prazer que isso me proporcionou.

Por outro lado em estrada já coloquei 6200 rpm de 3 marcha ...

O motor é bom se vc souber conduzi-lo, nos morros e ladeiras, não tem jeito mesmo, é giro no topo, mas nas retas o emba-lo é adequado ao meu ver.

Em estrada, andando entre 100 à 130 km/h com o carro pesado, consegui 13,22 km/l.

Abraços.

gpl
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Ter Out 09, 2012 8:40 am

Esse motor que equipa o Jotinha tem folego pra estradas e na cidade requer um certo cuidado pois trabalha com um pouco de apatia em baixa rotação. Tendencia que a maioria dos carros hoje em dia tem, é esse sistema de abertura das válvulas em diferentes estágios, para que tenha economia de combustível e torque. Vale a pena ver o vídeo que postei a cima para conhecer mais um pouquinho da alma de seu Jotinha.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Endil Melo
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Cruz em Sex Nov 02, 2012 7:43 am

Sou leigo quanto a funcionamento de motores, mas pelo que entendi para conseguir o melhor rendimento e economia, em estrada deve-se trabalhar com giros acima de 3000.
É isto mesmo?
Esta semana subi a Imigrantes em 4ª marcha, mas não verifiquei a rotação, (tem motorista que faz questão de subir em 5ª) e deixei muita gente pra trás. Prá tornar a subida mais agradável faço de conta que é corrida (sem loucuras).

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por jroberto em Sab Mar 02, 2013 10:40 pm

Caroricardo groetaers, eu sei de 2 carros que tinham 2 válvulas por cilindro e duplo comando: o Tempra 8 válvulas e o Alfa Romeo 2300 (nacional).
Edson Cruz em altas rotações você obtém melhor rendimento, mas não necessariamente mais economia. Se você está a 50 km/h, no plano, e não pretende acelerar mais, o carro fica muito mais econômico em 4ª marcha do que em 3ª. Mas se você estiver acelerando, ou se estiver em uma subida leve, é melhor manter em 3ª, pois em 4ª, além do carro estar anêmico, você irá forçar o motor e não economizará combustível.
Se a subida for forte, mantenha a 2ª.
jroberto
jroberto
Matriculado na Auto-Escola...
Matriculado na Auto-Escola...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: