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Trizeta ~~> ALERTA

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Trizeta ~~> ALERTA

Mensagem por Cariocafx em Qui Jan 07, 2016 7:47 am

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Acredito que a maioria já saiba, mas fica a DICA para a minoria desavisada...

A trizeta trabalha dentro da TULIPA e as duas juntas com o semi-eixo, são responsáveis por levar a tração da caixa até a homocinética do lado direito.
Com o passar do tempo (principalmente quando o material não é de excelente qualidade) cria um desgaste "normal" de uso causando uma "folga" que provoca ruido, em alguns casos desequilíbrio do semi-eixo causando vibração, outros casos a quebra da trizeta e a pior delas, a quebra da tulipa e assim abrindo um "rombo"na lateral da caixa de marchas.
   Como podem ver na foto e como o próprio nome diz, ela tem 3 pontas com rolamentos que tmbm podem sofrer desgaste causando quebra. Bom isso foi uma breve explicação para entender o PORQUÊ de NÃO trocar somente a trizeta quando constatar o desgaste...

Em dezembro eu já estava de saco cheio de ouvir o tal "tek ou tak" quando soltava a embreagem devido ao desgaste da trizeta, então decidi troca-la... MAGNÍFICO acabou a folga e o tek,tak... Antes do Natal fui pra SC, 600km (ida) e na volta adivinha...? estourou a trizeta..!! vim com muito cuidado e "rezando" pra não desmontar o conjunto já que em partes da estrada não tem sinal de cel e evidentemente NÃO existem peças do jac em qualquer cidade..

CONCLUSÃO:  A trizeta quando está com desgaste causa danos a tulipa (mesmo que não esteja visível). Quando foi instalada a nova, com certeza trabalhou "sem casar" corretamente causando o desgaste prematuro das "rodinhas" que encostam na tulipa... Agora paciência.. É trocar todo o conjunto já que a tulipa vem junto com o semi-eixo..!


Então fica a dica de alguém que teve uma péssima "experiência" NÃO pense em economizar trocando apenas a trizeta " TEM " que trocar todo o conjunto como na foto!

OBS: após o episódio pesquisei muito e vi que até para a troca da coifa da tulipa " TEM " que marcar a posição da trizeta com a tulipa, para que volte EXATAMENTE na mesma posição, já que cada "rodinha" criou seu próprio vício/desgaste junto com a tulipa e se voltarem em lugares diferentes provocará desgaste prematuro ou a quebra.
Essa dica serve tmbm para caso de troca da homocinética direita, pois pode acontecer de sair a trizeta de dentro da tulipa durante o processo. 

AMANHÃ quando fizer a troca vou fazer umas fotos da trizeta gasta/quebrada.


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Re: Trizeta ~~> ALERTA

Mensagem por RicardoOliveira em Qui Fev 04, 2016 8:21 am

Muito bom a dica!

Realizei o serviço de troca da homocinetica. Vivenciei tudo que falou no post!
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RicardoOliveira
Só lendo...

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Re: Trizeta ~~> ALERTA

Mensagem por José Tobias de Aguiar em Qui Fev 04, 2016 5:12 pm

Cariocafx, muito válida a sua explicação já que agora a maior parte dos carros já estão com quilometragem alta, podendo ter esse tipo de problema.
Parabéns !
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Re: Trizeta ~~> ALERTA

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