Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana

Os membros mais ativos do mês
Maschimidt

celio.candido

Últimos assuntos
» Acessorios
Dom Maio 20, 2018 8:46 pm por celio.candido

» Compressor Ar Condicionado
Ter Maio 15, 2018 6:53 pm por Maschimidt

» J5 - Lentes dos faróis
Ter Abr 24, 2018 10:26 pm por pedro_bonafe

» PECAS na CSS e seu valor ABUSIVO
Seg Abr 23, 2018 10:23 am por Isaaccastanha

» Central Multimidia J3S
Sab Abr 21, 2018 6:49 pm por Isaaccastanha

» Luz no painel e iluminação do console do ar
Sab Abr 21, 2018 6:42 pm por Isaaccastanha

» Topico fixo do Jac T40
Sab Abr 21, 2018 3:23 pm por cesarac

» JAC T40 CVT tem motor 1.6 de 138 cv e parte de R$ 69.990 – Confira impressões ao dirigir
Seg Abr 16, 2018 11:33 am por Cleber Wa

» Tela mídia congela qdo carro anda
Qui Abr 12, 2018 9:52 pm por cesarac

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Alinhamento dos faróis J3 e J3 Turin

Ir em baixo

Alinhamento dos faróis J3 e J3 Turin

Mensagem por Monmartin em Sex Jun 06, 2014 9:16 am

Olá pessoal,

Que nossos carros têm regulagem eletrônica da altura do facho dos faróis, isto a gente sabe, mas e aquela regulagem tradicional para alinhar os faróis na horizontal e vertical, alguém sabe onde ficam estes "parafusos" de ajuste? Procurei no manual, mas não achei.

A JAC, durante a revisão, conseguiu bater com o meu carro dentro da oficina - coisa leve, mas que danificou o parachoque, o farol, o farol de neblina e o para-lama dianteiro do lado do motorista. Eles trocaram tudo, canibalizando as peças de um carro da mesma cor do meu.

Depois do serviço, observei que o farol trocado estava com o facho de luz bem mais baixo que o outro. Voltei lá e pedi para alinharem, mas parece que ficou pior. Agora, a diferença diminuiu, mas ainda existe, e os dois faróis estão muito baixos, apesar da regulagem automática estar no máximo de altura. 

A fim de não me aporrinhar mais com idas e vindas à CSS, estou pensando em eu mesmo fazer a regulagem, que não pode ser tão complicada assim.

Se alguém já passou por esta experiência de alinhamento e sabe onde ficam os ajustes, por favor, me dê a dica.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Re: Alinhamento dos faróis J3 e J3 Turin

Mensagem por Ronaldo Brecha em Ter Jun 10, 2014 3:27 pm

Cara, não sei como fazer efetivamente.. mas tinha um Uno que instalei xenon e gastei 10 reais pra regular num desses centros automotivos.. acho que nem vale a pena o trabalho..
Ronaldo Brecha
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Tiago.Walker em Qua Jun 11, 2014 8:33 am

Se seguir o padrão dos outros carros, são parafusos que com uma chavinha você regula para cima e para baixo. Nos centros automotivos eles tem uma maquininha que vê se o faixo está bom. Fazer de olho é meio complicado, tem uma técnica usando a parede da garagem que agora não me lembro muito bem. 

Mas enfim, procure perto dos faróis tal parafuso, não deve ser difícil de encontrá-los.

Tiago.Walker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Qua Jun 11, 2014 9:32 am

Na parede o facho da direita tem que estar reto e o da esquerda levemente para cima.

Isso se deve por que na estrada o faixo da direita nao pode atrapalhar os motoristas que vem na mao contraria e o da esquerda fica levemente acima para iluminar um pouco a frente.

Aqui tem uma explicacao mas nao sei se esta clara o suficiente. Mas voce encontra varios videos no youtube tb:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Qua Jun 11, 2014 9:38 am

E aqui uma explicacao super detalhada de como funciona:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Qua Jun 11, 2014 11:14 am

Bom artigo este último, Panga. Gostei do nível de detalhamento. Já tinha uma noção da técnica de regulagem, mas nunca é tarde para aprender mais um pouco, né mesmo? Valeu!

Já consegui achar os tais "parafusos" de regulagem da altura do facho que são, na realidade, polias de nylon branco localizada na parte superior traseira dos faróis. Tanto podem ser movimentadas com os dedos como utilizando uma chave halen.

Descobri que a CSS não acoplou ao farol esquerdo (o que foi trocado) o motorzinho de regulagem automática da altura do facho, deixando o mesmo meio solto. Foi por isto que quando eu havia voltado à CSS e reclamado que o farol esquerdo estava baixo demais eles me devolveram o carro com os dois faróis baixos demais. Óbvio que o espertinho que tentou regular não conseguiu subir o facho do farol esquerdo e aí partiu para abaixar o faixo do farol direito para que os dois ficassem na mesma altura (e nem assim conseguiu... rs rs rs). Como a impressão que tive é a de que o serviço foi feito "nas coxas" e aos 44min do segundo tempo, isto explica porque "não descobriram" que o motor estava fora da posição.

Tem nada não, eu fui à forra na avaliação do serviço de revisão. Me ligou uma garota da JAC (nº de São Paulo) perguntando se eu havia ficado satisfeito com o atendimento e o serviço realizado na JAC Botafogo aqui do Rio. Aí eu aproveitei e "descasquei", contando tudinho, inclusive o "acidente" com o carro dentro da oficina. Espero que sirva para melhorar alguma coisa.

Eu mesmo vou tentar colocar o motorzinho no devido lugar e fazer a regulagem. Só estou protelando porque é um pouco trabalhoso. Não dá para ter acesso ao motor sem sacar fora a bateria.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por rodolfo_duarte em Sex Jun 13, 2014 1:54 pm

Monmartim, posta uma foto de onde estão esses parafusos exatamente.
rodolfo_duarte
Matriculado na Auto-Escola...
Matriculado na Auto-Escola...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Seg Jun 23, 2014 9:08 am

Pessoal, 

Finalmente reuni coragem e resolvi enfrentar o desafio de fazer o alinhamento dos faróis do J3 Turin após a "regulagem nas coxas" que a CSS fez.

A tarefa mais trabalhosa foi reacoplar o motorzinho de regulagem elétrica da altura do facho, que a CSS havia deixado solto após a troca do bloco do farol (eles bateram com o carro na revisão). O mais chato é a retirada da bateria e sua posterior colocação no devido lugar, para ter acesso ao motorzinho do farol.

Na foto abaixo, com a bateria retirada, pode-se observar o conjunto do farol com o motorzinho já no lugar.

OBS: na foto acima, a frente do carro fica na parte superior da mesma.

A polia branca deitada com um furo no meio fica exatamente sobre o motor e pertence a ele para algum ajuste que não precisei fazer. Consegui reencaixar o motor de volta à sua posição, girando-o levemente para prendê-lo novamente ao bloco do farol.

A polia branca mais acima da primeira serve para regular mecanicamente a altura do faixo. A regulagem pode ser feita com uma chave halen ou mesmo uma philips encaixada no furo da polia.

A regulagem do facho no sentido horizontal obedece ao mesmo sistema, sendo que a polia branca correspondente fica um pouco mais escondida. O acesso é feito pelo orifício redondo deitado que aparece mais acima na figura. Tem que olhar meio enviesado pelo mesmo para conseguir enxergar a polia que permite fazer esta regulagem. Como ela fica um pouco distante desta abertura de acesso, optei por utilizar uma chave philips. O sistema de regulagem é o mesmo para os dois faróis.

Obviamente, só pude fazer o alinhamento após a recolocação da bateria que eu havia retirado, porque o carro precisa estar ligado e com os faróis baixos acesos.

O Panga mandou umas dicas boas para este alinhamento (post mais acima), então não vou chover no molhado aqui. Fiz na garagem do meu prédio mesmo, com o carro apontado para a parede, aproveitando o fato que aquela pintura de faixas preta e amarela que tem nas garagens ajuda um pouco.

Procurei deixar uma margem de folga para poder subir (um pouco) ou descer (muito) o facho, fixando o controle do painel um pouco acima do meio (cerca de 3/4) estando o carro vazio. Isto deve ser feito antes de fazer o alinhamento mecânico.

Tive depois que reprogramar os ajustes do rádio e do automático dos vidros, pois esta programação é perdida quando se desliga a bateria.

O resultado ficou bastante satisfatório e estou satisfeito por não ter que perder mais tempo com a incompetência da CSS no tocante a este assunto.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Seg Jun 23, 2014 10:15 am

Muito bom hein.

Podia criar um post DIY por que com certeza vai ajudar muita gente no futuro.

Abs

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Paiacam em Dom Nov 16, 2014 2:15 pm

Cara vc conseguiu! Parabéns! Eu preciso regular a altura dso faróis pois acho que estão muito altos mesmo com a regulagem para baixo. Graças ao seu post vou aventurar a fazer. Abraços.
Paiacam
Só lendo...

Ver perfil do usuário http://www.vsportoes.com.br

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: