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Opinião de quem tem – Motor e Caixa

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Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Crovax em Qui Abr 03, 2014 7:30 pm

Pessoal, como todo empolgado com o carro e alguém que torce pelas chinesas para combater os abusos dos preços dos carros vendidos aqui (se bem que a JAC já está aprendendo como as coisas funcionam por aqui...), tenho um blog em que relato todas as minhas opiniões sobre o carro.

Ainda está bem novinho, 1200 Km rodados...então, tenho mais elogios que reclamações. Sei que muita coisa ainda pode melhorar e que as revisões são um verdadeiro assalto! (Estou cogitando andar de ônibus para não ter que fazer 2 revisões por ano)...

Mas sem muita delongas, queria saber a opinião sobre os itens que dão nome ao tópico...a minha, disponível no blog, está abaixo:

Sobre o motor e caixa...

O motor do J2 é o mesmo já testado do J3. Uma manobra interessante para não dificultar a quantidade de peças do mercado, se deu certo ainda não sei, pois nunca precisei trocar nada.

O motor do J2 é o 1.4 - 16 válvulas, mas que na verdade é um 1.3, pois tem 1332 cc. A JAC, lógico, arredondou a conta pra cima.

Alguns detalhes sobre o motor são (tirados do site da própria JAC Motors):

Motor de 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico de 1332cc
Diâmetro 75mm
Curso 75.4mm
Comando de válvulas DOHC 16V VVT
Potência Máxima de 108cv e 6000rpm
Torque Máximo de 138Nm e 4500rpm
Taxa de compressão 10.5:1
Transmissão manual de cinco velocidades
 
Como o carro pesa pouco mais de 900 Kg, é motor de sobra.

Mas, deixando de lado as características técnicas, vamos relatar o que eu senti do carro.

Nesses pouco mais de 1200 Km, já rodei na cidade com trânsito bom, intenso e engarrafado...rodei bastante na estrada, com chuva e sem chuva...então dá pra fazer um bom relato.

Primeiro, vou começar pelos elogios ao motor:

O motor é forte, consegue empurrar o Jotinha facilmente...muitos carros ficam pra trás nas arrancadas e na estrada. Segunda a JAC o torque máximo ocorre em 4500rpm, raramente cheguei nessa rotação, mas o pessoal da Full Power (tem um vídeo deles em posts passados) garantiu que essa faixa de torque começa bem com 2500rpm...eu sempre passo as marchas em 3500rpm, 4000rpm quando muito...e não tenho perdido muito.

O consumo está bacana (farei um post mais detalhado sobre isso), mas por enquanto a média total está em 13,5 Km/litro...como ainda nem passou de 3000 Km estou considerando a marca excelente!

O barulho não invade tanto a cabine como algumas matérias tem divulgado. Essas matérias dizem que é um barulho enorme que ninguém consegue conviver, mas não é nada disso. Você só ira escutar mesmo o motor se tiver que arrancar em uma ladeira, ou subi-la com cinco pessoas a bordo...nessa condições, eleve as rotações...ai você escuta bem o motor...fora isso, nada de anormal, nas primeiras vezes que parei no sinal até achei que o carro tinha morrido, tamanho o silêncio.

Com as janelas abertas para escutar o som do motor, você escuta um som rouco, bem grave, que me agrada bastante...

A aceleração é um ponto forte, você chega a 80 Km/h rapidamente. Se esticar, faz de 0-100 nos 9,8s divulgados. Mas as retomadas em 5ª marcha são terríveis, nunca recomendáveis. Pelo que senti a 5ª marcha é só pra economizar combustível...eu coloco a 5ª até em velocidades de 60 Km/h, mas só quando não vou passar disso (estão enchendo BH de radar).
Ou seja, a 5ª marcha é apenas para deixar o carro ir...se precisar de uma retomada é perigoso ter que reduzir direto para uma 3ª. A retomada de 80-100 Km/h em uma leve subida, mesmo em 4ª marcha, costuma demorar mais que os 9,8s dos 0-100 Km/h...

Quanto aos pontos negativos (além das retomadas 80-100):

As marchas teoricamente “fortes” são excessivamente fracas...todas as vezes que o carro morreu eu estava em marcha ré...quando se deseja manobrar, deve-se acelerar bem o carro, e ai escuta-se o motor e tem a impressão de estar “esgoelando” o coitado. O mesmo acontece com a primeira marcha. Então vão duas dicas:


Se você pega muito engarrafamento, não compre...é um saco ficar de anda e para, anda e para com essa primeira marcha fraca. O fato de ter que ficar acelerando enquanto solta a embreagem, deve elevar bastante o consumo.


Agora, se você mora nos arredores da capital, ou em cidades vizinhas e não pega engarrafamentos pesados, é um carro a se levar em conta. A propaganda é que o J2 é um carro urbano, mas na estrada ele vai a 110 – 120 Km/h tranqüilamente. Cheguei a colocar 160 Km/h algumas vezes para testar a estabilidade, e fiquei muito feliz com o resultado.
Essa questão da estabilidade, falarei no próximo post...”Direção e Suspensão”...

Obs: Robei a idéia do blog do pangadaywalker...
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por pangadaywalker em Qui Abr 03, 2014 7:53 pm

Legal seu depoimento. Parabens e vamos acompanhando o que voce tem a dizer do carro.

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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por araut em Qui Abr 17, 2014 1:25 am

Valeu pelo post, obrigado pelas dicas. Estou tentado a ir atrás de um J2, mas a idéia de entrar em um financiamento me tira um pouco o sono...mas é um pocket rocket a ser considerado, com toda certeza.

araut
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Edson Cruz em Dom Abr 20, 2014 12:10 pm

Araut, se a idéia de entrar num financiamento lhe tira um pouco o sono, é bem provável que depois que estiver no financiamento o sono lhe será tirado.

Não basta ver se a prestação cabe no salário, é necessário saber se em caso desemprego ou outro fato indesejado você terá condições de honrar todos os seus compromissos, atentando para o fato que caso pense em vender o carro para suprir as necessidades básicas, é bem provável que o valor de quitação do financiamento seja bem maior do que o valor de venda do carro.

Financiamento feitos no impulso e feitos sem planejamento via de regra é ANTECIPAÇÃO de um SONHO e intermináveis PESADELOS.

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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Endil Melo em Ter Abr 22, 2014 10:47 am

Afirmar que o J2 se esgoela (Ronco do motor) durante as manobras, o fato é outro. O acelerador do Jotinha é eletrônico e tem NATURALMENTE um efeito um pouco retardado, que requer condições próprias e diferentes de pilotar dos carros nacionais. Daí vem a afirmação dos especialistas de  plantão que dizem que o carro morre com facilidade. 

Quem dirige um nacional, não pode aplicar os mesmos conceitos ao guiar um chines que foi "adaptado" ao nosso mercado. 

E esse negócio de andar a 60 kms por hora em 5ª marcha, o motor (Se tivesse um cérebro) estaria lhe excomungando até a quarta geração. 

Os motores VVT Austríacos da Jac tem seu melhor desempenho entre 2.000 e 3.000 rotações - Cambiar o veículo em qualquer marcha, estando estre esses valores de rotação, faz com que o motor não só esteja dentro de seus paramentos melhores de trabalho, como também economiza combustível. Manual do proprietário, tem essas dicas. Abraços.
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Ronaldo Brecha em Qui Maio 08, 2014 9:50 am

Concordo com o Endil e ainda faço mais uma observação.. além do problema do acelerador eletrônico, esse motor acorda as 2000 rpm, mas antes disso é muuuuuuuito morto.. então é mais uma questão de costume, tentar se antecipar as situações do trânsito e em caso de manobras, tem que compensar com um bom controle de embreagem para não precisar subir o giro mais que necessário..

Outra dica, pisar fundo no acelerador ajuda.. não pra esticar as marchas e sim pra ter uma melhor subida de giro nas saídas..

Outro carro que sofre deste problema é o Bravo T-Jet.. apesar de potente, ele sofre nas saídas em subidas por causa do peso e em rotação antes dos 1500rpm.. porque aí o peso está todo no motor pequeno, depois que entra a turbina ele empurra tranquilo.. é o conceito do downsizing..

Abraços!
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Leandro J3 RS em Qui Maio 08, 2014 2:59 pm

Pareço estar olhando para meu J3 lendo este post, é bem assim mesmo, mas é uma questão de costume arrancar com ele.

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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por dn_rodrigues em Sex Maio 09, 2014 2:01 pm

O J2 tem motor de sobra, e arrancada de deixar todo mundo comendo poeira. O problema é que o povo não sabe dirigir ele... Comigo, nem moto me pega nas arrancadas se eu quiser. É só saber usar o acelerador e aproveitar melhor as faixas de torque dele...
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Ronaldo Brecha em Sex Maio 09, 2014 3:20 pm

Dn Rodrigues, acredito que não foi isso que o autor do tópico se referiu e sim aquele breve momento da saída, onde há sim lapso de potência, parte por causa do acelerador eletronico lento e parte pelo motor girador, mas uma vez fora da imobilidade, inconstestável que anda muito bem, tanto o J2 quanto o J3.

Abraços!
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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por carlos henrique m robini em Sab Maio 10, 2014 11:03 am

Questão de hábito, mesmo. Desmentindo totalmente aquele vídeo do NA de 2011, que pareceu feito sob medida para tentar matar a imagem do carro no primeiro contato com o mercado nacional. É natural que quem tem um 1.0 8V, que entrega uns 80% do torque logo na arrancada, vai execrar o carro se não tiver mais contato com ele.

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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por bfuzetti em Seg Out 27, 2014 3:57 pm

A relação motor x peso do carro é fantástica. O carro é muito ágil. Não precisamos nem falar sobre isso. Para acabar com esse incomodo da saída lenta, como vcs estão dizendo, tem que "aprender" a guiar o carro. Não sei se vcs já tiveram a oportunidade de guiar aqueles primeiros GOLs 1.0 16v. Eles tinham uma saída bastante lenta comparada aos 1.0 8v mas após determinado torque o carro andava muito melhor que os 1.0 8v. Enfim, tem que aprender a dirigir o carro para tirar o que tem de melhor nele.

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Re: Opinião de quem tem – Motor e Caixa

Mensagem por Carlos Augusto E. Allão em Sab Nov 01, 2014 1:45 am

Saudações a todos, sou proprietário de um JAC J2 ano 2013 comprado zero na concessionária de Niterói e hoje com 8.000 km, aos 3.000 km tive defeito na caixa de marcha e não conseguia trocar as marchas, levei na css de Niterói e me foi dito que o defeito foi causado por um parafuso, feito o reparo o carro passou a apresentar um barulho horrível na suspensão como se tudo estivesse solto e agora quando viro o volante ouço o som de crack crack vindo do lado esquerdo dianteiro.
Consultando outros sites pude verificar que outros proprietários já tiveram o mesmo defeito na caixa de marchas e ao que parece muitos ainda passaram por esta desagradável sensação.
Não recomendo o carro e muito menos a css da JAC em Niterói.
Abraços a todos, Carlos.

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