Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Piloto automatico
Hoje à(s) 9:13 am por Silvanez Aparecido da Gua

» [VENDO] Peças para J3 (Mecânica, chaparia, acabamento e afins)
Seg Jul 17, 2017 10:09 pm por rafaelcortes

» TROCA LAMPADA NEBLINA
Seg Jul 17, 2017 7:36 am por Isaias Gonçalves

» LAMPADA NEBLINA J6
Seg Jul 10, 2017 8:26 am por Isaias Gonçalves

» Alarme não funciona.
Sab Jul 08, 2017 1:05 am por pangadaywalker

» Peças para Jac J3
Qui Jul 06, 2017 6:33 pm por rafaelcortes

» Revisão 50.000 e 100.000 km grátis
Qua Jul 05, 2017 1:21 pm por pangadaywalker

» Desmontar painel para trocar o rádio
Seg Jun 26, 2017 11:39 pm por equake

» PANE ELETRICA J6
Sex Jun 23, 2017 8:10 am por pangadaywalker

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Problema com rodas de liga leve e de ferro (step)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema com rodas de liga leve e de ferro (step)

Mensagem por mizoton em Seg Fev 17, 2014 2:07 pm

Pessoal,

Acho interessante passar essa experiência.

Tive um pneu (aro 17) furado e troquei pelo step, emergencialmente.
A surpresa foi quando cheguei a uma loja de rodas (excelente loja, diga-se de passagem) e descobri que as porcas feitas para a roda de liga leve não servem para a roda de ferro (step).
A explicação que tive foi a seguinte:  a roda de ferro (step) deixa os parafusos mais "pra fora" (como se eles ficassem mais compridos) e as porcas originais (feitas pras rodas de liga leve) acabam não travando porque os parafusos encostam no final delas e não porque fizeram pressão contra a roda de ferro.
Em outras palavras, lá dentro da porca original o parafuso encosta no final e pode "travar" ou danificar a rosca.
Como resultado, quando o mecânico tentou tirar as porcas originais pra retirar a roda de ferro e colocar a roda de liga, 3 dos 5 parafusos se quebraram.
A indicação da loja foi que eu tenho que ter 5 porcas VAZADAS (os parafusos não batem no final da porta porque elas não são "fechadas") para uso exclusivo com o step.
Outra coisa importante:  os parafusos de roda do J6 são muito difíceis de serem encontrados.  Procurei (emergencialmente) em várias autopeças na área onde eu estava e só encontrei um modelo "similar" (não exatamente igual), mas que encaixou perfeitamente na estrutura do eixo sem apresentar risco algum.
Lembro que tentei contato com a JAC mas as oficinas (peças) só funcionam nos dias úteis mas como era num sábado...

Resumindo:  sugiro que tomem cuidado comprando 5 porcas vazadas para o step (e as mantenham junto com a roda reserva) pra que não tenham os parafusos quebrados pela porca original da roda de liga leve.

Outro detalhe é que a roda de liga leve não cabe na pequena mala que o J6 de 7 lugares, mas se os últimos 2 bancos ficarem menos inclinados (e ficarem na posição de 90 graus) ela até cabe, sob "pressão".

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Re: Problema com rodas de liga leve e de ferro (step)

Mensagem por pangadaywalker em Seg Fev 17, 2014 2:41 pm

Muito boa essa. Voce podia complementar a informação postando fotos da porca original e da porca reserva para a gente poder procurar.

Gostaria que voce postasse as fotos para eu colocar no blog. Ate hoje só passei por 1 pneu furado e foi quando descobri que havia comprado meu Siena com pneu aro 13 ao inves de 14 e nao servia. O carro era usado e acho que a CSS mudou o pneu e roda de ferro sem testar e colocou a roda errada. Tive que chamar uma pessoa para levar o pneu no borracheiro e voltar com ele arrumado ja que o step nao servia. Imagine depois a briga que foi com a CSS em Curitiba para provar que eles que tinham feito cagada e nao eu que tinha trocado por algum motivo roda e pneu.

Mas muito boa e espero fotos e mais informações, por que realmente não entendi muito bem o esquema que aconteceu para quebrar o parafuso. Smile

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por mizoton em Seg Fev 17, 2014 3:45 pm

Oi Panga!

Eu não tenho fotos reais mas procurei na net outras, só pra ter todos terem uma idéia:
Os tais parafusos difíceis de achar:  http://www.aliexpress.com/item/With-rs-parmenus-jac-heyue-arts-friendly-rs-tyre-screw-binyue-screw-nut/878262944.html
E o disco do freio é assim: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
A porca fechada em um dos lados:  http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/ford/405731d1365900238-nova-ford-ranger-2012-dsc_1332.jpg
A porca vazada (aberta nos dois lados):  http://www.trigueirorodas.com/imagem/index/56706/G/thumb_11937_219522_0_5b80170da5b921fb62bbca6bb62c6a45.jpg

Esses parafusos se encaixam sob pressão no eixo/disco de freio de dentro (mais próximo do motor) pra fora.  As pontas dos parafusos são o q vemos quando vamos trocar os pneus.  Se um parafuso desse quebra, temos que bater nele (mesmo quebrado), empurrando o parafuso na direção do motor, pra que ele desencaixe do eixo, fique um buraco e recoloquemos um parafuso novo (do tamanho certo).

Acho q enrolei um pouco na explicação sobre o problema da porca fechada (original) nos parafusos.

Vou tentar novamente:  pensa num parafuso muito comprido e uma porca com um dos lados "fechado" (como são as porcas originais da JAC).  Você vai apertando, apertando.. até que a porca "trava" e não gira mais... mas ainda tem um bocado de parafuso com a rosca amostra.  Se a porca for vazada (com os dois lados abertos) ela vai girando até que o parafuso "acabe".

A porca não pode "travar"... ela tem que pressionar a roda contra o eixo antes que o parafuso BATA no final dela.  Deu pra entender melhor agora?

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por jose felisberto filho em Ter Fev 18, 2014 2:46 pm

E estranho pois no meu j3 ja usei o step e nao tive problema com as porcas. elas apertaram a roda de aço narmalmente
jose felisberto filho
Possui permissão para dirigir...

Ver perfil do usuário

Mensagem por mizoton em Ter Fev 18, 2014 2:52 pm

Oi José, o J3 também tem aquele pneu mais estreito (quase um pneu d moto) como step?
Acho que pode ser um problema só no J6, talvez pelo formato/desenho da roda.

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por jose felisberto filho em Ter Fev 18, 2014 9:17 pm

oi mizaton.
O j3 assim como outros, tambem tem o step bem estreito e com roda de aço. Acho ate melhor pois ocupa menos espaço, e devemos lembrar que e um pneu para uso emergencial.
jose felisberto filho

Ver perfil do usuário

Mensagem por carlos henrique m robini em Qua Fev 19, 2014 6:28 am

Falando no estepe fininho do J3, uma dúvida: procurei e não achei no manual a informação de quantas libras de pressão vão nele. Algum colega aí sabe ?

carlos henrique m robini

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Qua Fev 19, 2014 7:48 am

No do J6 por conta do peso eles pedem para manter com 60 libras. Achei coisa pra caramba mas mantenho assim.

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por mizoton em Qua Fev 19, 2014 10:08 am

É isso aí, Panga:  60 libras.  Vem escrito no próprio pneu.
Outra informação importante é q não é recomendado passar de 80km/h ao usar esses pneus fininhos.  Também vem escrito no próprio pneu!
E por experiência própria, fazer curvas com ele como se faz com os pneus normais do J6 pode ser muito perigoso. rs

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Qua Fev 19, 2014 2:02 pm

Desconheço mesmo essa particularidade no J6 , meu cunhado tem , mas por coincidência não tenho lembranças dele usar o step . No meu J3 eu utilizei por algumas vezes e só fiquei bolado porque o espaço onde fica o step, na verdade cabe o original, mas fica bem apertado. Atrapalha um pouco. AGORA , essa de as porcas não apertarem a roda. Confesso que desconheço mesmo. Vou ver na J6 de meu cunhado como é que fica.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcelo.nascimento.9210 em Sex Fev 21, 2014 8:47 pm

Deve-se levar em consideração que os parafusos também quebram por excesso de torque ou aperto!!
marcelo.nascimento.9210
Realizando aulas de carro...

Ver perfil do usuário http://marcelo.tecmec@hotmail.com

Mensagem por ricardo groetaers em Seg Fev 24, 2014 3:53 pm

Entendi claramente o que o  jac amigo Mizoton narrou, mas tem algo estranho aí.

Ora, se as rodas de liga leve e a reserva (de aço) são originais obviamente elas devem ser compatíveis com o local onde vão ser colocadas para rodar, e com as porcas para fixá-las.

Se assim não fosse isso teria que estar no manual e o veículo vir com as tais porcas compatíveis com a roda reserva.

Obs: Os "parafusos" referenciados chamam-se estojos e provavelmente são fixados nos cubos de roda não nos discos de freio, a não ser que cubo e disco formem uma única peça (não sei como é nos Jac).

Pela narrativa do Jac amigo, presumo que possa ter ocorrido:

1- As rodas de liga leve (e/ou os estojos) que estavam no carro não eram originais do veículo, mesmo que tenham sido colocadas na css.

2- Devido ao item 1 (ou o Jac Amigo vacilou ao fixar a roda, não viu que havia folga) a roda reserva se apoiou nos estojos (parafusos) e não no cubo o que causou a quebra dos estojos.

3- Torque excessivo ou o estojo ter entrado um pouco durante a colocação da roda reserva pode ter danificado as estrias do estojo fazendo-o rodar livre durante o aperto da porca (que por isso não foi apertada direito).

De qualquer forma é uma boa checarmos nossos Jacs, (mesmo que não sejam J6) quanto a compatibilidade da roda reserva com as porcas originais das rodas de liga leve para não ficarmos no sufoco na hora mais imprópria.

Se for constatado, o problema deve ser levado a Css e a Jac Brasil, preferencialmente por escrito.
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por pangadaywalker em Seg Fev 24, 2014 4:25 pm

Tb achei bem estranho pois até mesmo a JAC saberia que colocar em risco a vida de ocupantes e por isso leia-se uma roda se desprender na estrada geraria um processo absurdamente enorme. Estou achando que tem dedo de funcionario tosco na jogada. 

Porque nosso amigo nao leva as rodas e parafusos e compara com outros carros da CSS? Isso seria uma boa. Eu realmente até pensei em colocar o pneu reserva do carro, mas me deu taaaaaanta preguica que estou me segurando um pouco!! hahahaha

Outra coisa que achei estranho, acho que já teve 2 casos de J6 que usaram step aqui no forum (e reclamaram e muito da roda nao caber no lugar do step) e nada foi comentado de problemas do parafuso nao ir ate o final. Sustentando minha ideia que tem dedo sujo ai no meio da CSS.

pangadaywalker
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por mizoton em Qui Fev 27, 2014 8:47 pm

Oi, Ricardo.  Se bem me lembro, o cubo da roda e os discos são uma única peça.  Não tenho certeza mais.
Mas concordo plenamente q há algo d estranho aí.  Pq não faz sentido a JAC dar um vacilo desses realmente.  Mas... rs  alguém pode conferir em casa no seu J6 também...

1) As rodas d liga leve são aro 17 (que aliás, não recomendo... mas isso é outro tópico! rs), oferecidas em TODAS as CSS como um opcional às de aro 16.  Os estojos eu realmente não faço idéia.

2) Não procede.  Os estojos estavam intactos quando cheguei na loja pra trocar o pneu step pelo original consertado.  Eles quebraram quando o mecânico tentou tirar as porcas pra soltar o step.  E quebraram 3, não foi apenas 1... rs

3) Não acredito q os estojos tenham se movimentado no momento da fixação da roda step.  Esses estojos entram sob uma pressão absurda (vi os caras colocando os estojos novos no cubo/disco.  Várias "porradas d marreta"... rs

Então, o dono da loja disse q existem outros carros q isso acontece, como alguns honda fit... de alguns modelos/ano...

Sugiro q cada um dê uma verificada nos seus JACs, porque deu trabalho, acabei gastando muito mais q um simples reparo de pneu e quase fiquei sem carro (se não encontrasse os estojos nas autopeças por perto - q quase aconteceu!).

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por mizoton em Qui Fev 27, 2014 8:49 pm

pangadaywalker, faz sentido.
Por conta da desvalorização enorme acabei comprando o J6 semiusado.  E a CSS pode mesmo ter aprontado com minhas rodas/sistema completo...

mizoton
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ricardo groetaers em Sex Fev 28, 2014 10:15 pm

Apenas complementando:

A furação da roda (onde entram os parafusos) podem ser iguais em varios carros mas o furo central (onde a roda se apoia no cubo) geralmente é diferente de carro para carro.

O correto é usar uma roda específica para aquele carro (que já vem com tudo na medida certa) mas geralmente as rodas esportivas (de liga leve não originais) são genéricas. Neste caso é necessário usar o anel centralizador correto para que a roda se apoie no cubo e não nos parafusos/estojos.

Para uma pequena visão peço ver os links:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

O amigo pode procurar por "anel centralizador de roda" na internet para dados complementares.

Repare que muitas vezes a folga entre o furo central e o cubo de roda é muito pequena e imperceptível (décimos de milimetro) mas o estrago pode ser grande.

Se a referida roda de liga leve (aro 17) não foi feita sob medida para o J6 ela deve vir com o anel cemtralizador certo para J6. O problema é: Existe anel centralizador para J6 no mercado? Existe a possibilidade da propria roda de liga leve ter causado os danos nos estojos, mas é só uma hipótese.
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por marcelo.nascimento.9210 em Dom Mar 02, 2014 8:05 pm

sei do seguinte:não se dá porrada em nenhum parafuso para entrar ou no caso específico estojos ou prisioneiros se está entrando na porrada é porque a rosca está danificada (do cubo de roda) ou senao os fios de rosca não sao compatíveis(cubo e prisioneiros) no caso teriam que usar um macho para tirar sujeira ou alguma imperfeição da rosca ,pois para retirá-los acredito que teria que dar porrada ,mas para instalá-los teriam que entrar somente com a mão!
marcelo.nascimento.9210

Ver perfil do usuário http://marcelo.tecmec@hotmail.com

Mensagem por ricardo groetaers em Ter Mar 04, 2014 10:02 pm

Não conheço como é no J6 mas pela fig. do link postado na 1ª msg do tópico depreende-se que o estojo é fixado no cubo por estrias e não por rosca.
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: