Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Os membros mais ativos da semana
pedro_bonafe

cesarrj

Max Welber

Últimos assuntos
» Peças, modelos e opções pra compra fora das CSS
Ter Dez 12, 2017 12:38 pm por Max Welber

» 25.000 km e primeira baixa
Ter Dez 12, 2017 9:11 am por pedro_bonafe

» Rádio e trava
Qui Dez 07, 2017 7:16 am por LEANDRO FAGUNDES

» GRUPO - J3 no WHATSAPP
Qui Dez 07, 2017 7:14 am por LEANDRO FAGUNDES

» Central Multimidia J3S
Sex Dez 01, 2017 8:59 am por alanflanker

» Óleo utilizado nos J3
Ter Nov 28, 2017 7:37 am por Pedro Camboim

» Sonda Lambda (sensor O2)
Seg Nov 13, 2017 7:15 pm por carlos otavio

» Espelhamento da tela do celular no Kit multimedia do Jac T6
Sex Nov 10, 2017 6:57 pm por Sub Abreu

» OFICINA ESPECIALIZADA REGIÃO CAMPINAS (SUMARÉ)
Ter Nov 07, 2017 4:56 am por jrdelgado

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

[DIY] J3 - Resolvendo problema do EPC com acelerações exageradas na troca de marcha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DIY] J3 - Resolvendo problema do EPC com acelerações exageradas na troca de marcha

Mensagem por Convidado em Qua Fev 05, 2014 11:46 am

Bom pessoal, graças ao pessoal aqui do forum eu economizei uma ida na concessionária então resolvi fazer este tutorial para quem tiver problema da luz do EPC acendendo e junto com isso ao pisar na embreagem para trocar a marcha (pois o EPC pode ser por outras causas tb)  o carro aumentar bastante a rotação.

Para resolver o problema basta trocar a borracha de cima da haste do pedal da embreagem (eu troquei as duas pois ambas estavam estragadas), não precisa resetar nada (provavelmente deve ficar o erro lá no ODBII mas ser for só isso basta conectar um leitor e mandar resetar).

Na haste do pedal de embreagem existem duas borrachas, uma para bater embaixo e outra para bater em cima, a de baixo bate em um parafuso e a de cima em uma peça de ferro, o problema acontece por causa da borracha de cima (apesar das minhas duas estarem estragadas), que ao meu ver quando não existe faz o pedal subir mais do que devia mudando os parâmetros de cálculo do sensor.

Foto das borrachas quebradas:

Foto da localização das duas borrachas na haste do pedal da embreagem, para visualizar melhor basta empurrar o pedal para baixo:

Novas borrachas, usei umas borrachas que tinha aqui em casa mesmo, couberam perfeitamente no buraco (entraram bem justas) e são praticamente da mesma espessura, um pouco mais grossas só (e arredondadas, que não teve nenhum problema):

Fotos da borracha de cima já instalada:

Foto da borracha de baixo instalada:

Problema resolvido!

Obs.: existe também uma borracha no batente superior do freio, provavelmente se ela estragar deve dar algum problema no sensor do mesmo e deve a luz do freio.

Convidado
Convidado

Re: [DIY] J3 - Resolvendo problema do EPC com acelerações exageradas na troca de marcha

Mensagem por marcos silva2 em Qua Fev 05, 2014 1:45 pm

Ótima postagem, obrigado!
É por isso que gosto tanto desse fórum!!! Very Happy  Very Happy  Very Happy  Very Happy
marcos silva2
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Re: [DIY] J3 - Resolvendo problema do EPC com acelerações exageradas na troca de marcha

Mensagem por Ronaldo Perdigão em Qua Fev 05, 2014 7:05 pm

Bacana mesmo ... ainda mais que vc já tinha as borrachas!!!
Ronaldo Perdigão
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Qua Fev 05, 2014 7:40 pm

Pois é, meu pai tem um monte de porcarias aqui em casa e tinha 3 borrachas dessas, testei e vi que davam certinho!!! mas se não tivesse eu ia fazer umas com alguma borracha ou algo assim (nem que tivesse que colar ou amarrar a borracha lá)!

Convidado
Convidado

Mensagem por PedreirodoHawaii em Qui Fev 06, 2014 3:29 pm

Será que não dá nenhuma zica na garantia? Do jeito que a JAC é rsrsr mas tá aí uma opção pra não ter que levar o carro na CSS e deixar ele lá um dia inteiro pra fazer um serviço tão simples. Mesmo pq quando levamos nosso carro na CSS não é só o nosso que estará lá. Valeuuuuuuuu!
PedreirodoHawaii
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ricardo groetaers em Qui Fev 06, 2014 3:46 pm

Valeu ragm, muito obrigado.
ricardo groetaers
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Convidado em Qui Fev 06, 2014 3:48 pm

Dar problema de garantia por vc trocar uma borracha de 2cm ??? tem q se matar se acontecer algo assim, ou então matar alguém na assaltonária.

Convidado
Convidado

Mensagem por PedreirodoHawaii em Qui Fev 06, 2014 3:54 pm

Como eu disse:

Do jeito que o pessoal das CSS é ..... rsrsrrsrs
PedreirodoHawaii
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ADRIGUES em Qui Fev 20, 2014 7:10 pm

Varias borrachas como essa caíram no meu J3. Lastimável. Inclusive ja tive problemas com a luz do freio. Muito obrigado por compartilhar !
ADRIGUES
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por carlos henrique m robini em Sex Fev 21, 2014 6:29 am

Ragm, o que mais tenho em casa são caixas cheias de "porcarias" como essa borrachinhas e afins. Acho que vou montar uma css por aqui !!! Ótimo post, se meu J3 der esse problema de novo, poupo uma viagem até a Css Aricanduva.

carlos henrique m robini
Possui permissão para dirigir...
Possui permissão para dirigir...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Roberto Santos em Sex Maio 30, 2014 11:55 am

CARO COLEGA, o meu problema está descrito na mensagem abaixo e acho que é o mesmo que eu o teu, o carro demora para sentir que tirei o pé do acelerador, nas trocas de marcha e quando piso na embreagem dá aceleração e a luz EPC liga!!!

ME RESPONDA: eu perco a garantia se fizer essa substituição? Onde encontro essa borracha e como peço nas autopeças?

Tó até pensando em colocar essas borrachas e ai tiro elas só qdo o carro for para revisão e, nesta ocasião, peço para colocar a borracha origina, o que acham dessem a minha ideia?

Desde já agradeço a resposta tua e dos demais colegas do fórum.

segue, abaixo, minha mensagem inicial sobre a aceleração nas trocas de marchas.

Colega, peguei meu carro essa semana, J3-Turin (2011/2012), e quando vou passar as marchas tenho que tirar o pé completamente do acelerador e dar um tempo, de um ou dois segundos, para pisar na embreagem, pq se eu tirar o pé do acelerador e já passar a marcha, sem dar esse tempo, o carro dá um ronco de aceleração, como se eu tivesse pisado no acelerador, junto com a embreagem. A luz EPC fica ligada, depois de duas ou três marchas "aceleradas". Agora, se eu andar como um velhinho, de vagar, passando as marchas dando um tempo (ou seja, tirando o pé do acelerador e deixando 1 ou 2 segundos e ai piso na embreagem), usando esse método a luz EPC não aparece e o carro não fica acelerado, porém, a dirigibilidade fica muito ruim, parece que tenho que passar marcha em câmera lenta... É assim mesmo ou tem alguma coisa de errado? Por favor, me ajudem!!!!
Roberto Santos
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Ronaldo Brecha em Sex Maio 30, 2014 12:31 pm

Meu carro não tem problema de luz do EPC, mas eu acho que o acelerador eletrônico dele é muito lerdo e as vezes mantém o giro sem necessidade.. vou dar uma olhada pra ver se por acaso não é isso, porque já tive problema de barulho no pedal da embreagem..
Ronaldo Brecha
Completou 18 anos...
Completou 18 anos...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Roberto Santos em Sex Maio 30, 2014 1:49 pm

PESSOAL PROBLEMA RESOLVIDO, fiz conforme o tutorial o colega, fui lá ver os pedais e BINGO! Um deles estava sem a borracha e o outro com a borracha rachada. Meu problema era a aceleração no momento de passar as marchas, eu tinha que tirar o pé do acelerador, deixar a embreagem sentir que eu não estava mais acelerando e só ai pisar na embreagem e passar as marchas (e seu tirasse o pé do acelerador sem dar esse tempo para a embreagem, de 1 a 2 segundos,  e fosse logo pisando, sem o tempo de 1 a 2 segundos depois de parar de acelerar, o motor fazia um barulho de excesso de aceleração, era horrível). AGORA O CARRO ESTÁ SHOW!!! Estou dirigindo normalmente, piso no acelerador e, em seguida, já tiro o pé e piso direto na embreagem, o carro tá normal, igual aos nacionais. Já tava até pensando que eu não sabia dirigir e que meu carro antigo me viciou ou que o JAC-3 não prestava. 

A LUZ EPC PAROU DE ACENDER!!!!

Eu tirei foto das borrachinhas que o colega "ragm" postou mas não consegui encontrar na autopeças, então, comprei as borrachas do capô do corsa, ficaram muito boas, presas e bem fixadas, comprei umas seis já, coloquei duas no pedal e deixarei duas no porta luvas. 

Esse fórum é quase que obrigatório pra quem tem Jac!

PS: qdo for levar o carro para a revisão (e só neste momento) vou tirar as borrachas paralelas e mandar colocar as originais. 

Agradeço a todos os colegas, especialmente ao criador do fórum e ao colega RAGM  que pacientemente postou o passo-a-passo do reparo que é muito simples!
Roberto Santos
Não tem CNH...
Não tem CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por eduardo.moraes.566 em Dom Jul 06, 2014 11:59 am

Amigos, meu carro estava com este problema e resolvi sozinho graças a esta excelente e bem detalhada postagem. Problemas com a garantia??? Impossível, pois fui verificar como estava a mesma borracha no carro do meu pai, que também é um J3 e, advinhem??? A borracha que está no carro dele parece não ser a original e se alguém trocou foi a própria concessionária em uma das revisões.
eduardo.moraes.566
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Rached em Qui Out 09, 2014 11:03 am

Meu j3 está com esse problema faz tempo. Já levei uma vez na CSS eles resolveram.
Na segunda vez foi o defeito do epc junto com velocimetro que parou de funcionar. Levei lá e concertaram
Agora as vezes ele acende a luz epc, principalmente quando acelero muito carro, ou estico demais as marchas. Ai fica esse problema de pisar na embreagem e carro ficar acelerando.

Preciso levar em algum lugar para fazer a troca dessa borracha? ou eu mesmo consigo fazer? (não entendo muito de mecanica)

Rached
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por wesley2112 em Sex Dez 26, 2014 9:52 am

Agradeço muito por essa postagem. Se não fosse por ela, acabaria caindo no papo da concessionária e gastando muito dinheiro em coisa desnecessária.

wesley2112
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Parabéns

Mensagem por pauloh em Qua Dez 31, 2014 1:07 pm

Parabéns pela iniciativa! Faz uns 5 dias que também estou com esse problema de o acelerador demorar para "perceber" que tirei o pé e, consequentemente, se eu não fizer aquilo que o outro colega falou de dirigir feito um velhinho, inveitavelmente ao pisar na embreagem o motor dá um acelerão, dá até vergonha na rua porque parece até que não sei trocar de marcha... Antes de sentir o problema em si, eu reparei que tinha caído uma borrachinha dessa no tapete, e pouco tempo depois começou a dar esse problema da aceleração e de vez em quando a luz do EPC fica acessa.
Só não fiz esse procedimento ainda por falta da borrachinha. A rede de css aqui na zona sul de SP tá uma bosta, tudo que não quero é precisar da css. Vou procurar em alguma loja de autopeças uma borrachinha substituta como essa que o colega usou.
Ah, para constar, o meu carro é o J3 Hatch Brasil 2011/2012 e está com quase 37mil km (mas esse é só mais um dos vários problemas que já tive com ele...).

Abç a todos

pauloh
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por wagner.ads em Seg Jan 19, 2015 7:36 pm

Boa noite galera!
Ótica explicação, parabéns!!!
Acabei tendo esse problema hoje no meu J3, porém não tinha nenhuma borracha parecida, acabei achando algo que encaixa perfeitamente no lugar, os pinos da correia de chinelo Very Happy. Usei os dois da parte de trás e o resultado foi melhor do que o esperado, aparentemente são bem mais resistentes que a porcaria das borrachas originais.

Abraços...

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

wagner.ads
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por ismaelmecanica.almeida em Qua Jan 28, 2015 1:53 pm

Ola sou de Santa Cruz do sul RS , o J3 estava com essa falha,não tinha o calço do pedal fazendo que o sensor não acionar. obrigado pela dica e quem fez esse post vlw grande abraço
ismaelmecanica.almeida
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por luizpauloberaldi em Sab Jan 31, 2015 4:11 pm

no meu caso ainda não encontrei as borrachas, porem coloquei um pedaço de borracha escolar grudada no lugar da originais, CUIDADO apenas para não deixar o material muito espesso, pois pode acabar danificando o rele encima do pedal.
luizpauloberaldi
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Joãozinho30 em Qua Mar 18, 2015 6:22 am

vlw galera esse tópico ajudou a resolver o meu problema, mais dou uma dica . Essa borrachinha é facilmente encontrada onde vende mangueiras borrachas em geral. Ou você pode usar aquela borrachinha que usa em torneira muito conhecida como "courinho" ela é facilmente encontrada em supermercados na área de utilidades domésticas
Fica a Dica no caso eu adaptei com essa mesmo até ter tempo de comprar outra
Abraços !
Joãozinho30
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por DANILO SOUZA FERNANDES em Qui Ago 25, 2016 2:42 pm

Boa tarde srs, 

Tenho uma dúvida, mesmo substituindo as borrachinhas no pedal da embreagem, o meu J3 continua com o giro alto ao trocar de marchas.
Alguém teve o mesmo problema? alguém pode me ajudar?

abs

DANILO SOUZA FERNANDES
Só lendo...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: