Jac Motors Brasil
Agradecemos sua visista.
Assim como o carro é novidade no Brasil nosso forum também é!
Cadastre-se e seja um dos primeiros a participar e ter informações sobre está nova marca de veiculo no Brasil.
Compartilhe experiencias com outros proprietários de JAC.
Realizando seu cadastro você terá acesso a outras areas do fórum!
Curta JAC Club
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Últimos assuntos
» Piloto automatico
Ontem à(s) 9:13 am por Silvanez Aparecido da Gua

» [VENDO] Peças para J3 (Mecânica, chaparia, acabamento e afins)
Seg Jul 17, 2017 10:09 pm por rafaelcortes

» TROCA LAMPADA NEBLINA
Seg Jul 17, 2017 7:36 am por Isaias Gonçalves

» LAMPADA NEBLINA J6
Seg Jul 10, 2017 8:26 am por Isaias Gonçalves

» Alarme não funciona.
Sab Jul 08, 2017 1:05 am por pangadaywalker

» Peças para Jac J3
Qui Jul 06, 2017 6:33 pm por rafaelcortes

» Revisão 50.000 e 100.000 km grátis
Qua Jul 05, 2017 1:21 pm por pangadaywalker

» Desmontar painel para trocar o rádio
Seg Jun 26, 2017 11:39 pm por equake

» PANE ELETRICA J6
Sex Jun 23, 2017 8:10 am por pangadaywalker

Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Acessos no momento...

Ar condicionado atua, mesmo desligado.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ar condicionado atua, mesmo desligado.

Mensagem por Endil Melo em Ter Ago 20, 2013 8:39 am

Nas estradas da vida, notei certo dia de viagem, a cerca de 110kms por hora que uma pequena fonte de ar quente me invadia o habitáculo. Mas como; se o ar condicionado estava desligado...desligado MESMO. 

Notei que o botão de recirculação interna estava acionado, e que o botão de indicação Azul/Vermelho estava no vermelho, portanto o ar quente, mesmo NÃO tendo ligado o ar condicionado, ele estava aquecendo o ambiente. 

Para minha surpresa, virei o botão da posição vermelho para azul, e pasmem. Começou a passar uma brisa de ar geladinho; como se o ar condicionado estivesse ligado; coisa que NÃO ESTAVA. E não era o ar externo, pois quando eu desliguei a recirculação, aí sim entrou no carro um ar pouco mais quente, que acredito ser externo.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Re: Ar condicionado atua, mesmo desligado.

Mensagem por Monmartin em Ter Ago 20, 2013 1:41 pm

Amigo “JAC-Endil”,

Apesar de você ter postado aqui nesta seção referente ao J5, acredito que esteja se referindo ao ar-condicionado do seu J3 (o velho ou o novo?). Bem, deixa pra lá, e vamos ao que realmente interessa. Se for o caso, sugiro ao moderador que desloque este tópico para outra seção – do J3 ou J3 Turin.

O botão de direcionamento do ar no meu J3 Turim 2011/2012 (igual ao do J3 hatch de mesmo ano), como em qualquer automóvel, faz o ar ser soprado para os pés, para o vidro, ou para o motorista, conforme a posição. Há ainda algumas posições intermediárias com direcionamento misto.

O que ele tem de especial é que, se colocado na posição de soprar somente para o vidro, o ar-condicionado é ligado automaticamente. O projeto do J3 deve ter partido do pressuposto que, nesta situação, o motorista está querendo desembaçar o vidro então vai precisar de ar frio e seco. Acredito que algo semelhante ocorra com carros de outras marcas.

Observe que o efeito que o direcionamento total do fluxo de ar para o vidro tem sobre o ar-condicinado não tem nada a ver com a recirculação de ar. Ligar e desligar o botão da recirculação de ar apenas tem efeito sobre o ar que entra na cabine vindo de fora, bloqueando-o ou não - e isto é muito útil quando há um veículo fumacento à frente.

O botão da regulagem de temperatura, pelo que pude perceber até hoje, não está diretamente ligado a nenhum termostato que atue sobre o ar-condicionado ou aquecedor de ar. Este botão apenas atua como misturador de ar quente / ar frio. Ar quente é o ar, vindo da cabine ou de fora, aquecido ao passar por um trocador de calor no qual circula água quente do motor. Ar frio é o ar que não passou por este “circuito” de aquecimento, podendo inclusive ter sido refrigerado. Em qualquer caso, o botão da recirculação pode determinar o bloqueio do ar externo, fazendo circular apenas o ar da cabine.

No meu JAC, eu observo que, mesmo na faixa azul, quando o ar-condicionado está desligado, o vento que é soprado só sai 100% frio (temperatura ambiente externa) se o botão de regulagem de temperatura estiver totalmente no mínimo. Caso contrário, percebe-se nitidamente que sai um ar morno, tão mais morno quanto mais próximo da faixa vermelha o botão de regulagem estiver. Acredito ser esta a solução de projeto para refrigerar mais ou menos a cabine com o ar ligado, misturando o ar refrigerado a uma certa proporção de ar aquecido.

Você entende assim também, amigo “JAC-Endil”?

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Ter Ago 20, 2013 3:05 pm

Então. Ocorre mesmo tudo isso que eu observei no post acima. 

O que me deixa surpreso é que o fato se observa, com o botão de liga/desliga do ar condicionado, totalmente DESLIGADO. Entende. 

Em tese, não deveria ter esse sopro de ar quente e frio, pois o ar está desligado. Entendeu???
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Edson Cruz em Ter Ago 20, 2013 3:23 pm

Não estou de posse do manual.
Vocês já pesquisaram no manual para ver se é dito algo que elucide o assunto?

Edson Cruz
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Ter Ago 20, 2013 5:45 pm

Endil, o ar quente não depende do ar-condicionado estar ligado. Basta ir aumentando a temperatura utilizando o botão de regulagem da mesma, deslocando-o da faixa azul em direção à faixa vermelha.

As 2 posições do botão de direcionamento do fluxo de ar que envolvem o parabrisas (no final, girando no sentido dos ponteiros do relógio) fazem o ar-condicionado ligar mesmo sem ter apertado o botão A/C. Fiz este teste novamente agora há pouco.

Acredito que o que tenha ocorrido com você, Endil, é que você devia estar com o fluxo de ar direcionado total ou parcialmente para o vidro - posição em que o ar-condicionado liga automaticamente. Por isso é que esfriou ao mover o botão de controle da temperatura da faixa vermelha para a faixa azul, e você não deve ter percebido que luzinha do A/C tinha se acendido.

O que eu não testei ainda (não vi muito sentido nisto) é colocar o controle de temperatura na faixa vermelha (ar quente) com o ar-condicionado ligado, conforme imagino que tenha acontecido com você, embora de forma não proposital. Taí um teste interessante de se fazer. Eu ACHO que o ar quente terá temperatura suficiente para mascarar totalmente o ar refrigerado, mesmo com o ar-condicionado ligado.

O botão de circulação do ar, quando ligado, fecha a admissão de ar externo. Isto pode ser usado, além de para isolar os mau-cheiros do mundo exterior, também para aquecer ou resfriar o ambiente da cabine mais rápido. É recomendável, todavia, que ele não permaneça ligado por períodos muito longos, porque quando a gente respira vai "gastando" o oxigênio do ar da cabine. Isto será tão mais grave quanto mais gente estiver no carro. Se não houver renovação de ar, aí f...errou!

Edson, depois eu dou uma olhada no manual e conto para vocês. Não gosto muito deste manual que não explica bem as coisas.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Qua Ago 21, 2013 7:14 am

As informações que estão no manual são básicas e sem mais informações que cheguem a desvendar a estranha ocorrência. 

O fato que me chamou a atenção, foi que, de fato o ar estava SIM desligado; e mesmo com o ar desligado havia passagem de ar geladinho ou quente, conforme eu virava o botão de azul para vermelho; A luz que indica "ar condicionado ligado" NÃO se acende, a que fica aceso direto é o indicador de recirculação, aquela luz que tem o desenho de um carrinho com a letra "C" ao contrario.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Qua Ago 21, 2013 8:55 am

Endil, a recirculação de ar foi ligada por você e assim ficou, bloqueando a entrada de ar externo, correto?

Então não tinha como soprar ar fresco, ao sair o controle de temperatura do vermelho para o azul, já-que (sem trocadilho) você jura que o ar-condicionado estava desligado o tempo todo.

Só posso arriscar então algumas hipóteses adicionais para justificar o ocorrido:

1) Você tinha bebido todas, teve a sorte de não ser pego em uma blitz da lei seca e de não se envolver em nenhum acidente, mas ar de bêbado não tem dono...

2) Você estava dirigindo na estrada muito cansado, parou o carro em um lugar seguro para tirar um cochilo e sonhou isto tudo.

3) Como você é bahiano, alguma entidade resolveu fazer trolagem contigo e "possuiu" o seu ar.

4) Ocorreu algum problema com a luz indicadora do A/C que fez com que ela permanecesse apagada, embora o ar estivesse ligado.

Desculpe a brincadeira, caro amigo JAC-Endil, mas não resisti. Mas que esta sua história está estranha, ah isto está...

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Qua Ago 21, 2013 5:20 pm

Agora falando sério e acrescentando mais alguns detalhes que ficaram faltando comentar aqui.

Quando o fluxo de ar está direcionado para o parabrisas ou para os pés e parabrisas, o ar-condicionado se liga automaticamente e a circulação interna de ar é desligada, para possibilitar a entrada de ar fresco e acelerar o desembaçamento.

Observem que em qualquer situação, para o A/C funcionar é preciso também que a ventilação esteja ligada, pelo menos na 1ª velocidade. No JAC J3 ou Turin a ventilação NÃO é ligada de forma automática com o ar-condicionado, ao contrário do que acontece em alguns carros de outras marcas.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Qui Ago 22, 2013 12:33 pm

Monmartin - Vou tomara a LIBERDADE de lhe propor uma experiencia: 

1-Quando você pegar estrada, e estiver acima de 100kms/hora, feche todos os vidros do carro. 

2-Desligue o ar condicionado e deixe ligado apenas o botão que tem um carrinho com um "C" , o recirculador; aquele que pega o ar do próprio ambiente interno do carro. Entendeu? 

3-Posicione a saída do ar para a sua face. As janelinhas posicionadas para o motorista. Desenho de um motorista com a seta indicando a saída de ar.

4-Vire o botão AZUL/VERMELHO do misturador na posição VERMELHO. 

CERTIFIQUE-SE DE QUE O AR CONDICIONADO ESTEJA COMPLETAMENTE DESLIGADO, POSIÇÃO OFF. 

Sinta que o ar quente vai soprar na sua face. 

Vire apenas a chave de ar quente e frio (Azul/Verm) para posição Azul, sentira o ar geladinho vindo em sua direção. 

Faça isso e depois me diga , se tenho ou não tenho razão!!!!
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Qui Ago 22, 2013 4:31 pm

OK Endil, amanhã eu vou pegar estrada para a Região dos Lagos e faço o teste que você propôs.

Repetindo então as condições, para não restar nenhuma dúvida:

- Acima de 100km/h
- Botão de recirculação ligado, impedindo a entrada de ar externo
- Fluxo de ar totalmente direcionado para o motorista
- Saídas de ar apontando para a cara do motorista
- Ar-condicionado desligado (botão A/C em "off")
- CONTROLE DE VENTILAÇÃO LIGADO PELO MENOS NA 1ª VELOCIDADE (este item eu acrescentei)
- Colocar o controle de temperatura no máximo da faixa vermelha e deixar o ar quentão soprar um pouco
- Inverter o controle de temperatura, colocando no mínimo da faixa azul, e deliciar-me com o ventinho geladinho que saírá, porque nesta situação, segundo o que você diz, o ar-condicionado se ligará automaticamente mesmo com a luz A/C apagada e rapidamente refrescará o ar aquecido que ficou aprisionado na cabine, mas que estará recirculando.

Acho tudo isso muito estranho e ilógico, mas como este JAC tem tantas manhas chinesas... nunca se sabe, né? Cada hora a gente descobre uma novidade. Afinal, não me custa nada tentar reproduzir a surpresa que você sentiu. 

É ver pra crer. Quando voltar, posto aqui o resultado, seja ele qual for, prometo.

====================

Complementando, acabei de fazer um teste que eu ainda não havia feito.

- Controle de ventilação na 1ª velocidade (posição que geralmente eu uso)
- Ar-condicionado ligado (botão A/C em "on" com a luzinha acendendo)
- Recirculação de ar desligada (luzinha apagada), captando ar externo.
- Controle de temperatura no mínimo da faixa azul para começar logo a gelar o ambiente.
- Direcionamento de fluxo de ar e saídas de ar apontando para o motorista
- Com o ambiente já refrescado e mantendo o ar-condicionado ligado, variar o controle de temperatura para o máximo do vermelho - resultado: esquenta o ar soprado rapidinho, mesmo com o A/C ligado - é interessante notar que, neste caso, o ar-condicionado não se desligou automaticamente, continuando a luz A/C acesa e o compressor a fazer barulho
- Nas mesmas condições, variar o controle de temperatura de volta ao mínimo do azul - resultado: volta a gelar o ar soprado
- Neste teste, também experimentei ligar e desligar a recirculação, mas não observei nada significativo além do efeito normal deste controle

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por nbranco em Qui Ago 22, 2013 6:20 pm

Endil Melo

Acredito que esse efeito fantasma de ar entrando enquanto o ar condicionado está desligado é normal. Trata-se do vento que entra no sistema com o carro em movimento. Quando o motor está quente, esse ar tende a entrar na cabine aquecido, conforme aumenta a velocidade ele entra mais frio...Pelo menos é o que sempre percebi em meus carros....Esse efeito só some se a gente fechar as "janelinhas" de ventilação, caso contrário, mesmo com toda a ventilação "desligada" o ar vai entrar no carro. Como disse o amigo Monmartin os JACs acionam o ar condicionado automaticamente quando forçamos a ventilação para os vidros. Mas eles tem uma vantagem: podemos desligar se quisermos e deixar apenas o ar ambiente direcionado ao parabrisas. No meu Civic isso já não é possível: e´só direcionar para o parabrisa que o ar condicionado entrava em ação e não tinha como desligar....Cada carro com suas maluquices...rsrsrs

nbranco
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Sex Ago 23, 2013 7:19 am

Fico no aguardo de suas considerações finais, assim que retorne de viagem. 

E bom final de semana a todos. Abraços.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Monmartin em Dom Ago 25, 2013 8:46 pm

Endil,

Conforme prometido realizei hoje à tarde, na VIA LAGOS, o teste proposto por você, 

Observando religiosamente o combinado:

Condições para o teste:

- Velocidade acima de 100km/h;
- Botão de recirculação ligado, impedindo a entrada de ar externo (utilizando apenas o ar aprisionado na cabine);
- Fluxo de ar totalmente direcionado para o motorista;
- Saídas de ar apontando para a cara do motorista;
- Ar-condicionado desligado (botão A/C em "off");
- Controle de ventilação ligado pelo menos na 1ª velocidade;
- Com o controle de temperatura no máximo da faixa vermelha, deixar o ar quente soprar um pouco;
- Inverter o controle de temperatura, colocando no mínimo da faixa azul, e observar a temperatura do ar, se está geladinha (conforme suposto).

Hipótese:

-Nesta situação, hipoteticamente, o ar-condicionado se ligaria automaticamente, mesmo com a luz A/C apagada, e o vento soprado deixaria de ser quente, passando a sair gelado.

RESULTADO DO TESTE:

1) Mesmo aguardando uns 2 minutos, mantendo as condições do teste, não observei nenhuma evidência de que o ar tivesse ligado automaticamente;
2) A temperatura do vento soprado mudou de quente para a temperatura ambiente da cabine, alguns poucos graus acima do que estava antes do teste (bem fresquinha, com o ar-condicionado ligado e captando ar-externo).

Logo após o teste, retornei às condições originais, com o ar-condicionado ligado e captando o ar externo para renovação, pois minha mulher reclamou que estava sentindo calor.

Endil, agora sou eu que proponho que você repita o teste, em companhia, se possível, de algum ajudante, para cronometrar tempos, medir temperaturas, etc., caso deseje dissipar qualquer dúvida remanescente.

Monmartin
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Endil Melo em Seg Ago 26, 2013 12:08 pm

Sem dúvidas mais sobre o caso, e notando que havia um probleminha na chave seletora do meu ar condicionado; e que foi feito o ajuste na css. Os meus problemas acabaram, com relação a essa anomalia, que achei um tanto estranha. 

O fato é que o ar condicionado do jotinha no primeiro ponto, é um pouco silencioso e não tinha me dado conta de que poderia ser um defeito da chave. 

Mas agora, depois do ajuste, voltou a normalidade. 

Abraços e desculpe a nossa falha.
Endil Melo
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por josuejrc em Seg Ago 26, 2013 1:10 pm

Que bom, que este problema foi solucionado.
josuejrc
Possui CNH...
Possui CNH...

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: