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Inspeção de Emissões de Poluentes em via Pública

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Mensagem por ricardo groetaers em Seg Jun 24, 2013 6:50 pm

Passou despercebida a Resolução 427 de 5/12/2012 do CONTRAN que regulamenta a inspeção em referência. Ela entraria em vigor agora em junho de 2013 mas esse prazo foi alterado pela Resolução 440 de 28/05/2013 que estabelece sua entrada em vigor em 1° de setembro de 2013.

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Agora como se não bastasse a inspeção anual necessária para o licenciamento estaremos sujeitos a inspeção inopinada no "meio da rua".

O problema é :

1- Se o veículo foi aprovado na inspeção anual e for reprovado na inspeção na rua. "Créu" multa.

2- No DETRAN-RJ a reprovação na inspeção de gases não impede o licenciamento mas registra o fato no campo "observações" e informa ao "RENAVAN". E se o veiculo for aprovado na inspeção no meio da rua? Se o veículo foi reprovado na inspeção anual do DETRAN-RJ porque foi licenciado? Para ser multado no meio da rua? Aí tem!

3- Os veiculos novos zero KM são dispensados da vistoria no ano do 1° licenciamento e no ano seguinte. E se forem reprovados na inspeção na rua? A multa será aplicada ao proprietário ou ao fabricante? E se a reprovação (no DETRAN ou na rua) acontecer no 3° ano? A garantia até lá ja acabou. E se o veiculo já saiu de fábrica sem nunca atingir os índices estabelecidos pelo CONAMA e o mico preto fica na mão do consumidor? AÍ tem!

4- A lei 8723 de 28/10/1993 em seu art. 7 diz:
Art. 7° Os órgãos responsáveis pela política energética, especificação, produção, distribuição e controle de qualidade de combustíveis, são obrigados a fornecer combustíveis comerciais, a partir da data de implantação dos limites fixados por esta lei, e de referência para testes de homologação, certificação e desenvolvimento, com antecedência mínima de trinta e seis meses do início de sua comercialização.


Será que a qualidade dos combustiveis é mesmo fiscalizada? Quando da analise das emissões do veículo, será recolhida tambem uma amostra do combustivel do tanque do veículo para análise?  Aí tem!


Isso vai dar pano para muita manga.
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Mensagem por ricardo groetaers em Qui Jun 27, 2013 1:10 am

Parece que ninguem gostou do tópico, até agora nenhum comentario.

Talvez fosse melhor o título " Depois da lei seca, a lei gasosa"........
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Mensagem por pangadaywalker em Qui Jun 27, 2013 6:52 am

Como não sou do Rio a lei não chega ate aqui.  Mas pq dessa inspeção e o que vai ser inspecionado? Pneus e lataria?

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Mensagem por ricardo groetaers em Dom Jun 30, 2013 3:18 pm

Será inspecionado, numa "blits" a emissão de poluentes.
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Mensagem por Edson Cruz em Dom Jun 30, 2013 6:10 pm

Eu gostaria muito que fossem feitas inspeções de rua e que estas retirassem de circulação veículos em mau estado de conservação.
Isto iria retirar muitos veículos (carros, motos e caminhões) que além de por em risco a segurança de todos também poluem o ar de forma nítida.
Que estas blitz não sejam apenas para aumentar os ganhos de corrupção.
Já que este país está mudando, vamos acreditar que esta lei pegue pra valer.

 2- No DETRAN-RJ a reprovação na inspeção de gases não impede o licenciamento 
Muito estranho, se foi reprovado teria que impedir o licenciamento até regularização.

3- Os veiculos novos zero KM são dispensados da vistoria no ano do 1° licenciamento e no ano seguinte. E se forem reprovados na inspeção na rua? A multa será aplicada ao proprietário ou ao fabricante? 
Toda e qualquer multa desta natureza é aplicada ao veículo e a pontuação correspondente vai para o prontuário do proprietário ou condutor indicado por este.

E se o veiculo já saiu de fábrica sem nunca atingir os índices estabelecidos pelo CONAMA
Por prevenção exija da CSS a apresentação de documento emitido por órgão competente. O difícil é alguma fornecer.

Parece que ninguem gostou do tópico, até agora nenhum comentario.
Magoa não, tem vários tópicos sem resposta.
kkkkkkk

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Mensagem por ricardo groetaers em Dom Jun 30, 2013 10:12 pm

Comentando:

Veículos em mau estado de conservação teoricamente não seriam aprovados na vistoria anual (obrigatória no RJ) e consequentemente não seriam licenciados. 



 2- Talvez o resultado mostrado na inspeção anual (de gases) no RJ (e acredito em outros Estados tambem) não seja confiável e estatisticamente o n° de reprovações seja absurdo. A prudência recomenda que o Estado não vá com muita sede ao pote.

3- Eu  e os demais usuários não fabricamos veículos. Se todas as revisões foram feitas e documentadas a responsabilidade é do fabricante/ concessionária. Está aí a razão de eu ser contra a dispensa da inspeção no 1° e 2° licenciamentos. Na maioria dos casos, no 3° licenciamento a garantia já acabou (o Jac é uma exceção).

Eu acho que a inspeção de emissões deveria ser feita tambem na 1ª licença. Já imaginou se a maioria dos veículos fossem reprovados? Iria virar noticia de telejornal e o bicho iria pegar feio.

4- Os documentos em referência são:

- O CAT (Certificado de Adequação a Legislação de Trânsito). Trata-se de um documento que deve ser obtido pelo fabricante / importador / encarroçador etc. junto ao Orgão Máximo Executivo de Trânsito da União (DENATRAN) junto com a obtenção do Código de Marca Modelo e Versão. Sem isso nenhum veículo pode ser registrado e por consequencia licenciado por não ter pré cadastro no RENAVAM / BIN.

- a LCVM (Licença de Configuração Veículo Motor). Documento de natureza ambiental que certifica que aquele modelo de veículo está de acordo com as exigências de emissões de poluentes e ruidos.
Sua otenção é responsabilidade do fabricante /importador.

Sem isso nenhum modelo de veículo pode ser homologado e consequentemente comercializado para trafegar em via pública.


Deve-se observar que os índices de emissões de poluentes e ruidos máximos que o veiculo pode emitir constam no manual do proprietário e presume-se que estejam dentro das normas de emissões vigentes no momento de sua fabricação / importação.


Última edição por ricardo groetaers em Dom Jun 30, 2013 10:38 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Edson Cruz em Dom Jun 30, 2013 10:35 pm

2- Talvez o resultado mostrado na inspeção anual no RJ (e acredito em outros Estados tambem) não seja confiável e estatisticamente o n° de reprovações seja absurdo. A prudência recomenda que o Estado não vá com muita sede ao pote.
Se o objetivo é encher o cofre com o pote deve ir com calma, mas se o objetivo é melhorar o meio ambiente, não deve ficar preocupado com nº de reprovações, pelo contrário, se o nº de reprovações for alto é sinal que com as correções a melhora da qualidade do meio ambiente vai ser alta também.

Eu acho que a inspeção de emissões deveria ser feita também na 1ª licença. Já imaginou se a maioria dos veículos fossem reprovados?
É possível que ocorresse alguma reprovação, mas é bem possível que tal avaliação seja feita por amostragem antes da EMISSÃO CAT e LCVM do modelo e deve ser isto que justifique a não emissão para cada unidade antes do 1º licenciamento.

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Mensagem por ricardo groetaers em Dom Jun 30, 2013 11:11 pm

O amigo não entendeu e acho que eu tambem não fui claro.

O CAT e LCVM não é obtido por unidade fabricada e sim por marca/ modelo de veículo

Os J2, J3, J3 turim e todas as marcas/modelo de veículos, tem o seu respectivo Código de marca/modelo/versão e sua respectiva LCVM.


São os resultados estatísticos das inspeções e medições realizadas (entre outros motivos) que fizeram o CONAMA alterar os índices estabelecidos em suas Resoluções. Em outras palavras, os dados mostram que os índices estabelecidos não são atingidos. Papel aceita qualquer coisa.

Deve-se ter em mente que a lei estabelece que os programas implantados devem produzir resultados, isto é, melhoria da qualidade do ar. E isso, em tese, deve fazer parte das estatísticas. Se não houver resultado o programa será revisto.

 
Para maiores informações sobre as normas de emissão de poluentes e ruidos o amigo pode consultar:

- Lei Federal 8723 de 1993 com as alterações introduzidas pela Lei 10.203 de 2001.

- Resoluções CONAMA N° 418/2009, 426/2010, 435/2011 e 451/2012.

Infelizmente não é possivel anexar arquivos no Forum, senão isso já estaria "na mão" dos Jac Amigos para consulta.
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Mensagem por Edson Cruz em Seg Jul 01, 2013 8:27 am

 O amigo não entendeu e acho que eu tambem não fui claro.

O CAT e LCVM não é obtido por unidade fabricada e sim por marca/ modelo de veículo.

Claro que entendi e você também foi claro.
Considerando que trata de linha de produção é aceito o resultado de um exemplar e fica válido para todos os demais, semelhante a controle de qualidade.

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Mensagem por Giovanni Pires em Qua Jul 03, 2013 1:09 pm

Viva o meio ambiente, apesar que o que mais polui não é a emissão de gases dos escapamentos, e sim o consumo de carne no planeta.

Eu, como churrasqueiro, tenho consciência do fato e acredito que isso que fazem nas inspeções, seja mesmo para arrancar dinheiro do povo.

Abraços.
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Mensagem por Edson Cruz em Qua Jul 03, 2013 2:40 pm

Fica falando assim e vão criar inspeção de churrasqueiras.

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Inspeção de Emissões de Poluentes em via Pública Empty Re: Inspeção de Emissões de Poluentes em via Pública

Mensagem por Endil Melo em Qui Jul 04, 2013 8:42 am

Sem querer polemizar e longe disto, a interferência do homem no meio ambiente voltada para o ar que respiramos é a mesma de um formigueiro no meio de uma chácara gramada de 1000 metros quadrados. Quase coisa nenhuma, pois o próprio sistema de troca dos gases, oxigênio e gás carbônico, que ocorre sem interrupção, trata de equilibrar tudo e por ordem na casa. O resto é PURA interferência axologista dos cientistas que fazem parte da teoria da conspiração.
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