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J6 em ladeira

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J6 em ladeira

Mensagem por Paulo xd em Dom Maio 12, 2013 9:53 am

Tenho visto muitos comentários sobre o j3 que não sobe em ladeira, até mesmo em blog automotivo.Eu gostaria de saber como o j6 vai em uma subida bem íngreme.

Paulo xd
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por pangadaywalker em Dom Maio 12, 2013 10:06 am

Ontem peguei uma muito ingreme mesmo, acho que acima dos 45 graus e sai sem problemas. Segura um pouco na embreagem ate o carro iniciar o movimento e dai vai embora. Sem morrer nem nada.

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Re: J6 em ladeira

Mensagem por ivad08 em Dom Maio 12, 2013 12:55 pm

Exige um certo controle para fazer o J3 e até um J5 arrancar em ladeira, mas o J6 é tranquilo, tem um motor 2.0 16v que parece muito um 8v normal... o comando de válvulas variável realmente funciona na J6.
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por pangadaywalker em Dom Maio 12, 2013 3:13 pm

J6 não tem controle de válvula variável e o motor é um 16v como qquer outro. Não existe diferença. Se você consegue arrancar com J6 arranca com qquer um. Ate pq o torque e o peso do J6 é baixa e pior que do J3.

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Re: J6 em ladeira

Mensagem por ivad08 em Dom Maio 12, 2013 5:04 pm

Ué? que eu saiba o motor do J6 é um 2.0 16v DOHC VVT, certo? E sim, no J6 eu arranco tranquilo em qualquer ladeira, diferente do J3 que eu ainda tenho dificuldades.
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por pangadaywalker em Dom Maio 12, 2013 5:13 pm

Na verdade motor é apenas dohc não tem vvt. Abs

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Re: J6 em ladeira

Mensagem por Giovanni Pires em Dom Maio 12, 2013 7:37 pm

Bom, como profundo pesquisador e antigo proprietário de alguns J3, antes mesmo de vir para esse pais eu já sabia de alguns detalhes, então:

O J6 tem coletor de admissão variável, e duplo comando de válvulas no cabeçote ( simulando um motor em V ) e outro fator, é que proporcionalmente o volante do motor do J3 é leve e do J6 é pesado, a inércia do giro do virabrequim do J3 é pequeno então precisa dar mais giro, só isso, sem grilo, não é o fim do mundo !!! Motor do J3 em alumínio "fodástico" e assim acaba o mistério !!!!

O motor do J3 é mais avançado que do J6, pois a tecnologia VVT é posterior e mais eficiente que a do Coletor Variável.

As propostas de ambos são diferentes, um é esperto, urbano e o outro família, carga, estrada.

Apenas abaixo de 2000 rpm o J6 é proporcionalmente mais forte.

Com o coletor variável você consegue melhorias em baixas e médias rotações, assim as 16 válvulas completam o serviço em altas rotações. Por isso o J6 se comporta como um 8v na baixa, mas é superior a um 8v em alta.

Com o VVT o J3, tem como principal característica a elasticidade de seu motor.
Não consegue sair da imobilidade com agilidade porque seu motor é leve, para sua curva de torque ser otimizada para médios e altos giros, onde ele obtem uma eficiência superior a 115%.

Assim como a última versão o do Escort 1.8 SW que se obtinha 110% de eficiência volumética.

A equipe MCLaren de F1 que auxiliou a AVL na produção desse propulsor, observou que em 99,999999999% dos casos, em todo o planeta se utiliza o J3 constantemente entre 2000 rpm ~ 6000 rpm.

Quando a eficiência e a pressão do ar dentro das câmaras fica menor, inicia-se por vácuo o processo de acumular os gazes em 8 das 16 válvulas, fazendo o carro se comportar como se tivesse cilindrada maior pois momentaneamente ele aspira mais ar que sua capacidade volumétrica e se mantem assim até sua rotação máxima.

Para amenizar sua falta de força de 1000 rpm ~ 2000 rpm, a Delphi, fabricante da injeção eletrônica, praticamente " chipou " os carros dando a eles + 1 kgfm de torque na baixa e 9 cvs na alta, transformando o modelo brasileiro no 1.3 aspirado original mais veloz do mundo. ( observar relação peso potência para seus 1060 kg ~ 1100 kg )

Facilmente se vê proprietários chegando a 180 km/h, 190 km/h em vários vídeos que circulam na rede. Eu já cheguei a mais que isso. !!!!

Abraços a todos.
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por ivad08 em Dom Maio 12, 2013 8:40 pm

Valeu pangadaywalker, bom saber abraços. E Giovanni Pires muito obrigado pelas informações, melhorou meu conhecimento até no meu próprio carro(J3). rsrs

OBS.: Foi a JAC que colocou no site que o J6 tinha motor 2.0 VVT, ai eu achei que era igual ao dos 1."4" e os 1.5... abraços!
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por nelionsg em Seg Maio 13, 2013 8:59 am

Subi uma ladeira ontem com 7 passageiros e o carro não fez feio.
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Maio 13, 2013 6:34 pm

ivad08

Apesar de ser uma prática comum no mercado mundial divulgar um valor acima do real em termos de marketing, ( várias montadoras fazem isso ) os J3 são na verdade 1.33 ou melhor dizendo 1.3 pois o correto seria arredondar para o valor de referência mais próximo .

E sim, você tem razão, a Jac declarou inicialmente que o motor do J6 era VVT, mas depois, parece que corrigiu o erro.

Abraços.
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por ivad08 em Seg Maio 13, 2013 9:35 pm

Arrancada de 1.0, aceleração de 1.6 num motor 1.3. Está meio a meio... Brincadeira. rsrs Eu até que to começando a gostar dessa parada de dirigir no "modo esportivo".
E no J6, no site a foto mostra um motor DOHC 2.0 16v e na legenda diz VVT, vou mandar um e-mail pra eles arrumarem.
Abraços!
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Re: J6 em ladeira

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Maio 13, 2013 10:48 pm

Experimente utilizar mais o início do acelerador eletrônico do J3 ( usando apenas 1 dedo de aceleração ) para poder sentir mais o VVT em ação. Quando a borboleta da injeção está semi aberta vc percebe melhor o desempenho pois o carro varia a fase e parece que está acelerando mais do que você solicitou. Ai então, depois de perceber que o motor está forte, você começa a pisar de verdade acima dos 3000 rpm. é uma sensação muito agradável.

Falando em vvt, é perigoso a Jac dar informação errada no SAC.

kkk Abraços.
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