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Consumo JAC J3

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Qui Mar 01, 2012 8:43 am

Pessoal, como eu tinha computador de bordo antigamento no meu Siena e fiquei quase 7 anos com o carro aprendi a tirar o maximo de economia de um motor de não era lá essas coisas economico.

Mas a melhor forma foi a seguinte. Primeiro vamos falar na estrada, não sou de correr. Media de 90/100 km/h. Baixa rotacao.

Em descidas muito ingreme ou onde eu conseguia manter a 5 engrenada sem acelerar ou perder velocidade é melhor manter ENGRENADA por conta do Cut Off (quem nao souber o que eh da uma procurada no google). O CPU de bordo marca consumo infimo (no Siena era 50km/l mostrando que a injecao eletronica estava DESLIGADA).

Em pontos onde não era possível manter ENGRENADA, e a segurança não seria comprometida, soltava o carro na BANGUELA (ponto morto). Assim voce esta consumindo mas o minimo para manter o carro ligado (como se estivesse parado no sinaleiro).

Com isto eu fazia 12.5km/l num carro 1.8 na estrada com ALCOOL.

Já na cidade de Curitiba não temos muitas subidas e descidas como em SP por exemplo. Entao onde é possivel ando sim com o carro em BANGUELA economizando combustivel. Meu carro fazia 7 - 7.5km/l dentro da cidade (lembrando, 1.8 8v).

Então é questão de vc se adaptar ao carro. Mas não apenas pela segurança mas pela economia, manter o carro engrenado na serra economiza absurdamente pois acima de 1800RPM com a marcha ENGRENADA sem estar acelerando, a injecao simplesmente cessa 100% a injeção de combustivel passando a ficar super economico numa viagem.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Lipe em Qui Mar 01, 2012 8:55 am

Pangadaywalker, você quis dizer no final do teu post que manter o carro "desengrenado" (ponto morto) na serra economiza absurdamente, né?!

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Endil Melo em Sex Mar 02, 2012 2:08 pm

"BANGUELA " é um termo "técnico" que significa o momento em que seu carro não está engrenado. Na caixa de engrenagens do câmbio, quando seu carro está em ponto morto e vc está na estrada em velocidade, não há tração do motor para deslocar o veiculo e neste momento o carro gasta mais combustível. Se engrenado em quarta ou quinta marcha ele gasta menos combustível e pode também entrar em cut-off que é o momento em que o combustível é cortado e seu carro mantem a velocidade por inércia. Coisas da lei da física. Neste caso o consumo de combustível é ZERO. embora seu carro esteja sendo deslocado e em velocidade o consumo é zero mesmo. Abraços.
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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Convidado em Sex Mar 02, 2012 2:34 pm

Não acredito que até hj ainda tem gente que acha que o carro com injeção economiza mais com banguela, rsrsrs... dureza hein pessoal, vamos pesquisar um pouquinho! Isso é pensamento ainda da época dos carburadores e já foi exaustivamente discutido na internet e explicado em todo tipo de reportagens na tv.

Realmente ele vai consumir menos do que se acelerando, mas vai consumir mais do que se vc tivesse de quarta ou quinta marcha como foi comentado acima, pq o motor gira sozinho pela força das rodas e a injeção faz o cut-off que é o corte total (na prática não é 100%, mas é quase) de combustível... quem tem computador de bordo o menor consumo mostrado é descendo uma ladeira engatado do que desengatado.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Sex Mar 02, 2012 6:40 pm

@LIpe,

Nao Lipe, nao foi o que quis dizer. O que quis dizer é que onde posso andar com o carro engrenado sem perder velocidade ou embalo ando sempre engrenado (serra ou descidas ingremes) para economizar ao maximo combustivel.

Quando chego no fim da descida se não poderei continuar com o carro engrenado (trafeco) como o RAGM falou, desengreno e rodo mais um pouco com ele na banguela. Consome mais do que engrenado mas menos que acelerando e como a descida terminou começarei a perder muita velocidade.

Outras coisas que faço, é quando tem um reta muito longa sem subida, eu embalo o carro e solto na banguela. Assim roda as vezes 1 ou 2 km sem gastar tanto qto acelerando.

Espero que tenha me feito entender. Smile

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Convidado em Sab Mar 03, 2012 5:46 am

Eu tb costumo usar o carro desengrenado em algumas situações como essas, só tem um porém. Lendo algumas dicas várias vezes elas dizem para não soltar o carro nunca, mesmo quando vc está quase parando no sinal, nesses casos dizem para ir reduzindo até no final usar o freio pois isso economiza bem os discos e pastilhas. Eu não costumo fazer isso por preguiça mesmo. Vejam que no teste do J3 as pastilhas foram trocadas só com 50mil km, é uma boa marca, talvez pelo bom uso dos condutores, talvez pq ela seja resistente mesmo. Outra coisa legal é a embreagem que aos 50mil km ainda estava na metade, talvez tb por boas praticas de condução.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Monmartin em Sab Mar 03, 2012 8:14 am

Acho meio temerário esta coisa de andar na banguela. Além do que já foi falado sobre sacrificar os freios, você pode, devido a algum imprevisto, necessitar pisar no acelerador e o carro está solto, não vai responder.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Monmartin em Sab Mar 03, 2012 8:18 am

E complementando, mesmo que houvesse alguma economia significativa, não acho que seria justificável economizar abrindo mão da segurança.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Sab Mar 03, 2012 6:35 pm

Claro que não esponho minha familia ou a mim mesmo em risco. Quando ando em ponto morto é pq realmente a estrada permite. Pistas duplas e qdo viajo são sempre em periodos de baixa temporada (ate por que odeio muita gente na praia).

Mas adianta sim e o consumo fica realmente muito bom. Na cidade uno andar em ponto morto qdo sinal fecha e ainda evito de ficar freiando. Andando devagar com o J6 consigo arrancar praticamente em 3 muitas vezes mantendo um pequeno embalo do carro. Obviamente nao em subidas. Apenas retas ou leves decidas (ja que Curitiba é dificil ter decidoes).

O carro por enqto esta me agradando demais. Pretendo fazer algo em torno de 500 a 550km com um tanque (sem contar reserva). O que manteria o consumo do J6 muito proximo do meu Siena 1.8. E o aumento seria com certeza absoluta compensando pela qualidade, conforto e seguranca!!

Nao comprometo os freios, e a prova é meu antigo Siena. Freio e discos trocados com 30k km por mim, e vendi o carro com 80k e ainda tinha pelo menos 50% para ser utilizado. Tanto que o comprador estava feliz da vida. Embreagem com 80k nunca havia sido feita. Mesma coisa para amortecedor e suspensao. De resto tudo havia sido trocado de forma preventiva.

Portanto, reforço aqui no forum. Se meu J6 me der o nivel de manutenção do do meu J6 estarei mais do que feliz. Ainda mais por que vi que o valor de manutenção do J6 está bem abaixo do Siena!! O que já me deixou de boca aberta e mais do que feliz!!!! cyclops

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por matheustelles em Dom Mar 04, 2012 1:53 pm

Que tal voltar a falar no consumo que o carro faz, em NÚMEROS? Podem falar no que gasta mais ou menos, mas falem quanto seus carros estão fazendo.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Endil Melo em Dom Mar 04, 2012 5:42 pm

o meu está na média 12,6 cidade e 13,8 estrada, isso se manter a rotação do motor sempre entre 2500 a 3000 - na estrada tambem sempre na velocidade máxima de 100km por hora. onde é 80km vou a 80 tambem. Na Cidade sempre fico mais de olho na rotação do que na velocidade pois MOTOR DE 16 VV COM VVT QUE É O CASO DA JAC TEM DESEMPENHO MELHOR EM ALTA ROTAÇÃO E É TAMBEM MAIS ECONOMICO. Demorei um pouco mas aprendi dirigir um 16 valvulas Abraços.
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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Dom Mar 04, 2012 8:12 pm

Meu carro J6, algo em torno de 12 a 13 km/l. Rodando como o Endil falou!!

Nada de passar de 2500 rpm. Coisa de 90km/h. O carro é simplesmente COLADO no chão!!

Estou adorando o carro!!!

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por matheustelles em Dom Mar 04, 2012 8:29 pm

Ou eu tenho o pé pesado, ou meu carro não tah amaciado ou tah com problema.

O meu tah fazendo 9,5km na cidade, 70% com ar condicionado. Está com 1600km rodado.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Dom Mar 04, 2012 8:41 pm

Esqueci de comentar. Este 12 eu fiz rodado hoje 250km na estrada. E 150km na cidade. Pegando pouco transito pesado.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Seg Mar 05, 2012 1:39 pm

Matheus, eu acho que vc tem que ver a forma como esta dirigindo, onde esta dirigindo. Eu por exemplo, na cidade, tento me manter dentro de um regime abaixo dos 2500RPM.

Trocar nos 3000 ou acima faz com que realmente fique mais beberrao. Voce ainda que tem um motor VVT, tem que fazer ele trabalhar sempre em regime de 8v. Se abrir para 16v vai consumir mesmo....

Tente rever isto. Alem de ver por exemplo se voce fica mais tempo parado em trafego pesado. Eu por onde rodo com minha familia sempre estamos fora do centro de Curitiba. Claro que se vier para o centro e ficar neste anda e para de 1 marcha vai beber e cair para uns 6km/l.

E na estrada, como falei tenho minha propria forma de dirigir, sempre mantendo o carro em 2500RPM novamente. Peguei descida de serra usando 100% de cutoff, mas peguei subida depois. Sem forcar o motor, sem ficar querendo ser o primeiro a chegar no destino. Vim tranquilo e sempre cuidando da seguranca da minha familia. Cool

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Convidado em Seg Mar 05, 2012 4:01 pm

Meu carro está fazendo agora apenas 9,7km/l pq estou rodando somente em transito pesado aqui em bh e praticamente 100% do tempo com ar ligado, está muito calor.

Obs.: somente uma correção, não existe essa de desligar válvulas, o VVT controla apenas o ângulo de abertura de válvulas, sempre serão usadas as 16 válvulas (8 de escape e 8 de admissão), mas no caso do motor do J3 as válvulas de admissão sofrem alteração no ângulo de abertura abaixo de 3000rpm mais ou menos.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Seg Mar 05, 2012 6:44 pm

RAGM, por favor. Explica melhor isso do VVT. Eu achei que ele trabalho em 8V quando em baixa rotacao e em 16V em altas.

Outra coisa, o vendedor aqui de Curitiba e um de outro estado que estou falando por email comentaram que o J6 tambem usa o motor VVT. Agora achei estranho que nem no site nem no flyer fala nada do VVT no J6!!

Pedi para o vendedor perguntar para pessoal da fabrica (ou os que mandam o carro para ca, ou quem manje um pouco mais).

Estou achando o carro bem economico para o tamanho e peso do carro. Fora que é uma delicia de dirigir. Fico procurando coisas para fazer para sair com o carro!! hahahhhahahah Razz

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por GroFernandes em Seg Mar 05, 2012 7:30 pm

@pangadaywalker, para não poluir o post, abri um novo sobre o assunto, vai esclarecer sua dúvida sobre VVT
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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Seg Mar 05, 2012 7:53 pm

Vlw!! Vi os dois videos e sao show de bola!! Deu para ter uma ideia mas como nao sou da area nao deu para entender assim muito bem. Depois vejo com mais calma!!

Obrigado pelo topico!!

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Convidado em Seg Mar 05, 2012 8:12 pm

Bom, o carro 16 válvulas tem 8 válvulas de admissão e 8 de escape. Existem sistemas que atuam somente em um estágio (admissão ou escape) e outros que atuam nos dois (chamados de Dual-VVT ou nomes parecidos). O do J3 (e acredito que o do J6 tb seja a mesma tecnologia) atua apenas nas válvulas de admissão.

Seu funcionamento razoavelmente simples, o comando de válvulas possui ranhuras que mudam o ângulo de abertura das válvulas dependendo da rotação. No caso deste motor (J3), pelo que andei pesquisando elas mudam o ângulo de abertura a partir dos 2800~3000rpm para ficarem mais abertas, permitindo assim a maior entrada da mistura ar/combustível e ganhando mais torque/potência a partir desta rotação.

Pela explicação acima dá pra perceber pq não poderiam ser "desligadas" as válvulas. Primeiro pq elas são mecanicamente acopladas ao comando de válvulas, segundo pq se trabalha com 8 de admissão e 8 de escape, se o VVT simples trabalha apenas com a admissão ou escape e ele "desligasse" 8, ficaria somente com o outro estágio funcionando, o que não faria sentido.

Tendo a explicação acima dá para perceber pq o J3 é mais "dificil" em baixas rotações: o câmbio. Se o motor só tem seu torque máximo a 4500rpm então o câmbio deveria ser mais reduzido compensar a menor abertura de válvulas em baixas rotações e a curva de torque.

Posso estar enganado em alguma informação acima pois não sou especialista nisso, isso daí veio de pesquisas que fiz sobre o assunto e sobre o motor do J3.


Agora aproveitando a explicação acima para o tópico, se quiser economizar o máximo de combustível a melhor forma é manter a rotação entre 2500~2800rpm, que é onde o torque está razoavelmente entregue (pelo que vi cerca de 60%) e as válvulas de admissão ainda não estão totalmente abertas.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por GroFernandes em Seg Mar 05, 2012 8:18 pm

Excelente dica e comentários ragm.
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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Seg Mar 05, 2012 8:32 pm

Otima explicacao velho!! Agora sim deu para entender.

No caso do J6 eu acho que ele nao é VVT. Não sei por que nao foi aplicado esta tecnologia, mas o vendedor vai entrar em contato com a fabrica para confirmar essa informacao.

Agora eu viajei e fiquei esta faixa de 2500RPM. O carro se mostrou muito economico. Como falei nao sei se o meu é VVT, mas que ajudou na economia isso sim ajudou!!

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por Convidado em Seg Mar 05, 2012 8:59 pm

A economia do J6 pode estar ligada ao grande torque que tem o motor 2.0, ou seja, em situações normais vc precisa acelerar pouco consumindo assim pouco combustível, tendo comando variável ou não. Mas ser 16v ajuda bastante nisso. Isso é muito visto em carros com motores menores que consomem mais do que os mesmos carros com motores maiores, um bom exemplo é o Punto 1.4. Ele consome mais que os outros, principalmente o 1.6 16v, pois o carro é pesado para este motor e vc tem q pisar mais para ter o mesmo resultado que teria com motor maior pisando bem menos.

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por pangadaywalker em Seg Mar 05, 2012 9:04 pm

Pode ser isto mesmo. Como nosso amigo GRO mostrou e eu ja tinha visto, no proprio site nao diz nada sobre o VVT.

Mas mesmo assim, nao abro mao do carro!! Um conforto indiscritivel!! Smile

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Re: Consumo JAC J3

Mensagem por GroFernandes em Seg Mar 05, 2012 9:17 pm

É isso ai @pangadaywalker, o importante é a felicidade que temos com nosso carros.
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Re: Consumo JAC J3

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