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O motor do J6 é o mesmo do:

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O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Sab Fev 02, 2013 8:27 pm

Na primeira revisão do meu carro, acabei por ter uma louca surpresa.

O Motor do J6 é o mesmo 2.0 16v do TUCSON GL MECÂNICO ( AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH NNNNNNNAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!!)

A diferença na ficha técnica, se deu por otimização de alimentação, mudança no diâmetro dos cilindros e curso dos pistões dando ao motor 22 cilindradas à mais para a Jac, porém perdeu 6 cavalinhos para o outro !!!!!!!!!!!!!!!

Informação passada por uma pessoa que estudou e deu manutenção especificamente nesse motor dentro da Hyundai e hoje está dando manutenção na Jac, Sr Ênio.

EU NÃO CURTO HYUNDAI AAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

COF COF COF, vou superar, vou superar, SNIF , SNIF.

Fica mais uma dica:

Utilizar mais embalo e menos giro no motor pois o mesmo foi maximizado para torque.

Abraços.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Sab Fev 02, 2013 10:33 pm

O que voce quer dizer com usar mais embalo e menos giro?

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Dom Fev 03, 2013 10:42 am

Quero dizer que devemos procurar andar de boa mesmo só relando o pé, mantendo uma constância de velocidade e usar sempre que possível marchas mais altas como 4° e 5° evitando aceleradas fortes pois o bicho tem um consumo alto e teve a curva do torque otimizada para médios giros, apesar de ser 16 válvulas.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Dom Fev 03, 2013 1:45 pm

Mas isso eu já falo no meu blog desde o inicio... Smile

E o CPU de bordo mostra certinho. Só relar o pé no acelerador.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Fev 04, 2013 2:19 pm

Beleza pura Panga

é isso ai, estou indo visitar seu blog, deve ser muito legal, abraços.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Fev 04, 2013 2:27 pm

Panga, seu blog está D+ !!!

Parabéns, muito útil as informações e links que vc disponibilizou.
Abraços.


Última edição por Giovanni Pires em Seg Fev 04, 2013 2:36 pm, editado 2 vez(es)
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Seg Fev 04, 2013 2:34 pm

Vlw Giovanni... obrigado pela visita!! Smile

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Fev 04, 2013 2:36 pm

Panga,

será que vc poderia ( se tiver como através do CPU de bordo ) mostrar um gráfico com a curva de torque para a gente?
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Endil Melo em Ter Fev 05, 2013 7:50 am

Se puder, mostre aqui no fórum essa tal curva de torque. Abraços.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Ter Fev 05, 2013 8:22 am

No caso da curva de torque somente se eu colocasse o carro no dinamometro para conseguir pegar a curva de torque.

Mas da para perceber quando voce dirige que o carro é assim. Diferente de outros carros que conforme a rotacao vai subindo o carro desenvolve melhor, o J6 tem sua forca no inicio. Se voce ja dirigiu caminhonete a diesel (turbo especialmente) voce vai entender o que quero dizer. Voce vai bem no inicio mas conforme o rotacao do carro sobe ele começa a perder rendimento. Se voce mudar a marcha para uma mais alta, o carro fica mais esperto e volta a desenvolver melhor do que ficar esticando a marcha anterior.

O CPU de bordo nao mostra a curva de torque, eu comentei apenas o que voce falou dele ser mais economico se voce somente relar o pe no acelerador. No caso, o cpu de bordo mostra que se eu levantar alguns milimetros do acelerador, o carro passa de 7,5km/l para 9km/l apenas com 1 ou 2mm que eu alivio o pe. Coisa minima mesmo. E qquer pisada no J6 o consumo desce para 2km/l por exemplo. Por isso digo que nao vale a pena ficar esticando as marchas e dando ferro, se quando voce sobe de 3 para 4 ainda tem forca para andar com o carro e o consumo cai dramaticamente.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por ivad08 em Ter Fev 05, 2013 9:04 am

Ou seja, diferente do J3 que a gente tem que "esgoelar" para ter um bom desempenho aumentando o consumo, o motor do J6 16v funciona parecido com um 8v comum, muito bom em médias rotações e sem necessidade de esticar marchas diminuindo o consumo. Certo?
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Ter Fev 05, 2013 9:22 am

É isso que sinto quando estou dirigindo ele. Ele vai bem ate uns 4500 acima disso voce esgoela mas ele nao ganha velocidade. Se voce passa a marcha para cima sente que o carro volta a ganhar forca.

Quem nem bicicleta quando voce alcanca a velocidade numa certa marcha e ficar pedalando ali nao vai aumentar a velocidade.

Pelo menos é o que sinto. Outro momento que vi que o carro ia bem foi quando dei carona para meu sogro e sogra para uma festa. Achei que o carro ia ficar pesado, ruim de desenvolver com 4 adultos. Mas para minha surpresa parecia que eles não estavam la. Senti diferença nas frenagens pois o carro ficou muito pesado, mas na aceleracao foi normal.

Meu siena 1.8 na epoca sentia muito mais. Quando tinha 4 adultos o carro pesava, nao ia de jeito nenhum.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Ter Fev 05, 2013 9:46 am

É verdade, parece que o motor não sente o peso dos ocupantes e nem da bagagem, mas percebi que o freio sente um pouco o peso.

Não sei se tem haver com a forma de amaciar o motor, (se é que isso existe) pois o meu J6 vai bem entre 1000 e 3000 rpm, depois ele melhora e vira um foguete até 5500 rpm então começa a perder força nítida e drasticamente até cortar giro a 6000 rpm como o do Fabrício que fez um top speed. Também percebi que se andarmos relando o pé o carro tem uma qualidade x consumo melhor e bem acima do esperado.

Eu faço o exercício de tirar o pé do acelerador de vez em quando para ver se consigo manter a velocidade com menos aceleração e sempre dá certo.

Logo que compro um carro, costumo colocar na estrada para testar e acabo por esgoelar e muito o motor. Geralmente quando faço isso parece que o carro fica mais esperto.

Descobri isso através do priimeiro j3 que comprei e que ficava cheio de frescura para não forçar o motor e ele andava menos e bebia mais que segundo e terceiros j3 que utilizei sem paciência e com pé embaixo.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Ter Fev 05, 2013 12:00 pm

Eu dou umas esticadas de tempos em tempos. Estico ate uns 5500rpm cada marcha e realmente agora o carro está mais gostoso de dirigir. Se ele estaria assim de uma forma ou de outra eu nao sei mas que é gostoso fazer estas esticadas é. O carro fica mais ligadão.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por OM em Ter Mar 05, 2013 9:02 pm

Deve ser por isso que o carro bebe, o Tucson tem essa fama.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por bonicenha em Qua Mar 06, 2013 5:27 am

O tucson beber muito, acho até relativamente normal, por se tratar de um carro pesado, pior é o i30 que nem é tão pesadão e também é goela larga. Parece que o consumo não é o forte dos carros da Hyundai.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Qua Mar 06, 2013 5:49 am

O i30 especialmente o automático por ser 4 marchas vira beberrão mesmo.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Giovanni Pires em Seg Abr 29, 2013 1:54 pm

Bom não acho que beba tanto assim, agora que está amaciando !!! 9500 KM

7,79 KML Urbano
11,31 KMLRodoviário
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por mizoton em Seg Maio 06, 2013 2:17 pm

Boa tarde, pessoal.
Acabei de adquirir um "Jotão" seminovo, com 18000km. Sem dúvida, o maior e mais completo/confortável carro q já tive.
Tenho lido muita coisa aqui no forum (aliás, obrigado à todos por todas as informações) e uma das coisas q vi foi q o J6 da maioria faz entre 7,5 e 8 km/l na cidade e entre 9 e 11 km/l na estrada.
Minha triste surpresa foi que nessa minha 1a semana com o carro ele fez apenas 6 km/l na cidade (ainda não usei na estrada).
Na verdade, existe um detalhe importante: o carro está apresentando um problema (já agendada revisão amanhã na JAC) q faz com q ele morra a cada parada em sinal, por exemplo. Com ou sem ar ligado. Parece q a rotação vai lá pra baixo (abaixo das 900rpm) e não consegue manter o motor ligado.
Será q isso tem a ver com esse consumo tão alto? O carro pode estar desregulado d forma q, enquanto funcionando, o motor gaste muito mais?
Ou será q tem alguém no forum q também tem esse problema de consumo tão alto?
Abraço a todos!

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por welerson em Ter Maio 07, 2013 2:47 pm

Fiquei desconfiado logo no inicio quando adiquiri o J6 zero, toda vez que eu precisava parar a rotação caia para 800 isso eu sabia pq instalei o aparelho para funcionar como computador de bordo. Ae fui na CSS saber o motivo, passaram um aparelho que faz a leitura do veiculo e consultaram um camarada la que falou que é normal esta rotação, blz, então tá né, é por isso que você não consegue fazer uma boa arrancada com o ar ligado, com o ar desligado ele voa. Agora depois de degolado com 10.000km a rotação esta mantendo em 900.

Agora se esta morrendo toda vez, pode ser algum sensor ou a injeção, leva la que eles vão dar uma checada bacana.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por mizoton em Ter Maio 14, 2013 12:38 pm

Welerson, levei o carro na CSS e fui informado q pelo fato do problema não ter acontecido lá, durante os testes, eles não tem idéia do q seja, então fizeram apenas um reset do módulo do carro.
No dia seguinte q saí da CSS o problema apareceu, portanto, não foi resolvido.
Vou levá-lo novamente...
Abraço e obrigado!

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por welerson em Ter Maio 14, 2013 1:15 pm

Marca em cima deles. Incrivel os caras nao saberem o motivo, se a CSS for proxima de onde vc mora, vai la constantemente, o carro ainda esta na garantia. Ja tentou abastecer em outro posto ou usar gasolina aditivada?
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por nelionsg em Qui Maio 16, 2013 7:53 am

Essa semana comecei a dar umas esticadas no J6, o problema é só no aumento do consumo de combustivel... mas até agora ela anda muito bem.
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por Endil Melo em Qui Maio 16, 2013 8:07 am

A J6 é uma perua que tem seu charme e seu requinte de conforto. Não chega a ser beberrão como outras de sua categoria. Meu cunhado tem uma e sempre que possível a gente viaja com toda a família. Eu sempre que posso, vou de piloto. Na estrada tem feito uma média de 8,6 kms e em algumas vezes até mais. Para o tamanho e motor que tem, acho que está bem reguladinha. Meu cunhado sempre leva na Gastão Vidigal. Está bem acertadinha e muito confortável. E tem até cinema na bichinha para os passageiros rsrsrsrsrsrsr
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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

Mensagem por pangadaywalker em Qui Maio 16, 2013 8:15 am

8,5 na estrada e pouco. Vcs devem pisar bem nela. Eu faço com a família 10,5 e na verdade nunca consegui fazer mais que isso. Indo na manha a 100-110.

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Re: O motor do J6 é o mesmo do:

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