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Calibragem

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Calibragem

Mensagem por Daniel Tavares em Seg Jan 14, 2013 9:42 am

Comprei um J3 Turin e gostaria de saber se alguém roda com a calibragem menor do que a indicada, 32 libras, pois acho que o carro fica pipocando muito com esta calibragem. Será que o problema é o pneu Champiro? No meu antigo carro, um Palio ano 2000, usando pneus Goodyer, eu tinha a opção de calibragem para pouca carga e para muita carga. Isso é possível no J3?
Obrigado pela atenção.
Abraços,
Daniel

Daniel Tavares
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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Seg Jan 14, 2013 11:51 am

Sim, você pode calibrar os quatro com um valor menor, mas não exagere pois vai fatalmente gastar mais combustível e daí o que voce ganha de um lado, perde do outro. Se estiver com o carro -Só motorista- pode calibrar os quatro com 28 libras. Se estiver com passageiros deixe com 30 libras e verá que faz bem a diferença no caminhar. Eu sempre deixo em 30 e tenho o J3 a muito tempo, fui dos pioneiros e posso afirmar que ele vai bem. em viagens onde tenho muita carga aí calibro com 32. Abraços.
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Re: Calibragem

Mensagem por Daniel Tavares em Qua Jan 16, 2013 11:11 pm

Obrigado, vou testar.
Abraços

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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jan 17, 2013 5:49 am

A recomendação não é esta, mas cada um pode adaptar ao próprio gosto e bolso.

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qui Jan 17, 2013 6:40 am

De fato a recomendação do fabricante é 32 libras para todos os quatro pneus e 80 libras para o estepe - Manual do Proprietário - Mas a dica que dei acima é pra quem quer ter uma viagem mais confortável, sem comprometer a segurança. O GT-Radial Champiro 185/60 R15 admite calibragens diferentes, sem comprometer em nada e pode sim ser diferente, conforme o volume de carga e passageiros do carro. lembrando é claro que, quanto maior o contato dos pneus com o solo, maior será a carga necessária para o arraste e consequentemente, gastará mais combustível. Pra quem for muito Caxias, aplique os 32 que está no manual, e Ótima viagem.
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jan 17, 2013 7:18 am

Não precisa se irritar ou ficar nervoso, como disse anteriormente "a recomendação não é esta, mas cada um pode adaptar ao próprio gosto e bolso", assim como pode colocar outro pneu, trocar rodas, lâmpadas, rádio, suspensão, ...

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qui Jan 17, 2013 7:27 am

As vezes as palavras fazem um papel, meio que vilão da história. Não estou irritado não, pelo contrário, estou é muito zennnnnn !!!!! Acabei de voltar das minhas férias e mesmo tendo de deixar meu Jotinha para fazer uns reparos (15 dias) não estou indócil não !!! E passei uns dias aqui pelo fórum somente lendo os comentários dos Jac-amigos e cada dia mais me convenço de que nunca antes em todos os tempos o Brasil esteve tão bem de importados rodando pelas nossas ruas. Pena ainda não poder me dar uma BMW. rsrsrsrsr mas vou chegar lá, fé em Deus.
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jan 17, 2013 7:36 am

Sendo assim melhor.
Enquanto uns ficam zennnnn, outros ficam "sem": paciência; educação...
Bom retorno de férias, pena que as minhas também já acabaram, foram apenas 41 dias sem aparecer no "trampo".
Como diz o meu filho, o bom de trabalhar são as férias.

O que foi que aconteceu que o carro precisa de 15 dias para reparo?

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qui Jan 17, 2013 7:57 am

Um motoqueiro que invadiu a minha mão de direção e caiu de maduro quando percebeu a cagada que fez. Infelizmente a moto se empirulitou no ar e barruou no meu para-lama dianteiro que ficou riscadão. O motoqueiro não esbarrou em nada no meu carro, mas a moto dos infernos veio com tudo pra cima de meu Jotinha e riscou a lateral . Conclusão: Depois de muita conversa e os pais do muleque de 17 anos assumirem o erro, ficou para o martelinho de ouro resolver. Não gastei nada das minhas férias, a não ser os quinze dias de espera do carro ficar pintadinho e novo de novo. Fiquei com um carro reserva de meu seguro e graças a Deus , bens materiais , a gente trabalha e consegue de novo. saldo final , o muleque está por aí barruando outros premiados que passarem por ele. rsrsrsrsrsrsr Os pais parecem que passam as quatro mãos na cabeça do infeliz. fazer o que???
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jan 17, 2013 8:58 am

Eu amo(*) todos os motoqueiros!!!

Na verdade estes pais passam as oito patas.

(*) amo do verbo "quero bem longe de mim".

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qui Jan 17, 2013 12:31 pm

Dá pra viver na paz com os de duas rodas, bastava que esses camaradinhas respeitassem as leis de trânsito e fossem mais prudentes ao volante. O resto se tira de letra.
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qui Jan 17, 2013 1:53 pm

bastava que esses camaradinhas respeitassem as leis de trânsito

Você não tá querendo mais nada né???

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Re: Calibragem

Mensagem por ivad08 em Ter Jul 23, 2013 10:55 am

Gente calibro sempre com 32. Fiz uma viagem com lotação máxima e andei muito na terra, pedras e buracos, o carro é bem alto e se saiu muito bem. Antes de voltar verifiquei e estavam quase todos com 30, menos o traseiro direito que ficou com 26. Na volta enchi novamente com 32 e peguei somente rodovias. No dia seguinte verifiquei e todos estavam com 29. Apenas tirando a dúvida, é normal isso?
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Re: Calibragem

Mensagem por pangadaywalker em Ter Jul 23, 2013 11:30 am

Nao você esta com vazamento nestes pneus eu calibro e as vezes fico bastante tempo parado e 2 semanas depois tenho 1 libra apenas de diferença.

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Ter Jul 23, 2013 12:52 pm

Eu calibro uma vez por semana e sempre dá uma pequena diferença de 1 ou 2 libras no máximo. 

O que me preocupo bastante é com o estepe que tem de ser calibrado com 60 libras. 

O que pode ter acontecido com o seu carro é uma pequena batida no aro e por onde deve ter escapado um pouco mais de ar, ou pode ser também a válvula que as vezes, ao passar em pisos irregulares, pedras e buracos, pode realmente descalibrar e ter deixado com 26 libras. 

Convém acompanhar nas semanas seguintes e se continuar vazando, fazer o reparo no borracheiro.
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Re: Calibragem

Mensagem por pangadaywalker em Ter Jul 23, 2013 1:07 pm

Uma vez aconteceu comigo de o pneu estar vazando. Fui num borracheiro, ele mergulhou o pneu na banheira e o vazamento foi detectado entre o bico e o pneu. Era sujeira, pedras ou poeira mas o suficiente para tirar a vedacao do bico e fazer vazar mais que o normal.

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Re: Calibragem

Mensagem por ivad08 em Ter Jul 23, 2013 6:54 pm

Normalmente o meu é assim também, deixo 2, 3 semanas sem calibrar e a perda é entre 1 a 2 libras. Lavei o carro e calibrei hoje, vou acompanhar pra ver se foi só na viagem mesmo ou se realmente deu problema...
Valeu gente!

Quem quiser ver o bichinho, tá aí o link:
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Re: Calibragem

Mensagem por ricardo groetaers em Ter Jul 23, 2013 11:37 pm

Obs: Edil: 80 ou 60 lbs/pol² para o estepe do J3/J3 Turim tá estranho, no meu manual consta 32, solicito verificar.

Calibragem em geral:

- Muito dificil calibrador de posto marcar direito ou um igual ao outro. Esses aparelhos dificilmente recebem manutenção ou aferição e todo mundo põe a mão.

- Importante calibrar com o pneu frio, sem rodar muito com o carro antes da operação. Fazê-lo nas primeiras horas da manhã ou a noite, não no sol de meio dia e preferencialmente sem passageiros e/ou carga.
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Re: Calibragem

Mensagem por acesso.inf em Qua Jul 24, 2013 12:52 am

Eu calibro com 37 libras e todo mês verifico e tudo ok.
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qua Jul 24, 2013 6:53 am

Ricardo,

32 é para os pneus titulares.
Como o estepe tem outras medidas, sendo mais estreito, a calibragem é diferente e no caso são recomendados 60, mas nada impede de colocar um pouco mais, considerando que havendo algum pequeno vazamento, quando for utilizar ainda poderá estar com pressão adequada para uso.

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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qua Jul 24, 2013 7:08 am

O estepe é para calibrar com 60 libras, e rodar com ele a no máximo 80kms/hora, pois ele é para REPARO, assim como a maioria dos carros Europeus. Quem já viajou, sabe como é por lá. 

acesso.inf - Não deixe seus pneus com 37 libras não!!! Alem de ficarem muito duros, vão se desgastar de forma irregular, pegando a região central da banda de rodagem, desgastando prematuramente seus pneus. 

Correto mesmo é 32 libras, como o Jac-amigo recomendou acima. Pneus titulares. Abraços.
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Re: Calibragem

Mensagem por ricardo groetaers em Qua Jul 24, 2013 11:32 am

No manual consta 32 lbs/pol² tambem para o estepe. Não estou com o carro agora, mas vou dar uma olhada nas inscrições constantes no pneu para ver a pressão máxima de inflação. Acho (digo acho) 60 ou 80 lbs/pol² para um pneu de automovel um tanto alta.
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Re: Calibragem

Mensagem por Edson Cruz em Qua Jul 24, 2013 12:32 pm

Segue matéria esclarecedora sobre o assunto.

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Re: Calibragem

Mensagem por ivad08 em Qua Jul 31, 2013 11:45 am

Só atualizando, aquele pneu traseiro direito que sempre ficava 1, 2 libras abaixo dos outros estava com problema mesmo. Tinha um parafuso sem ponta gigante nele! Engraçado é que andei 200 km na estrada voltando de viagem e já rodei bastante desde que voltei e só consertei hoje. O pneu não esvaziava, só notei mesmo pela calibragem...
Valeu!
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Re: Calibragem

Mensagem por Endil Melo em Qui Ago 01, 2013 7:03 am

As vezes a pressão interno faz com que o objeto estranho(parafuso)na face do pneu, não esvazie totalmente, apenas deixa ele meia bomba!! pode acontecer. 

Ricardo - no manual do proprietário tem sim a calibragem correta do estepe do carro, que é 60 libras. 

Todos os outros quatro de rodagem, independente da carga, é 32 libras.
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Re: Calibragem

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